Unidade Curricular:Código:
Patologia Clínica146PCLI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaAnálises Clínicas e Saúde Pública6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português78
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos desta unidade curricular (i) proporcionar conhecimentos em Patologia, (ii) fornecer as bases para interpretar os diversos distúrbios orgânico-funcionais, (iii) aplicação o conhecimento adquirido e (iv) desenvolver competências críticas.
Conteúdos Programáticos:
Com o objectivo de os alunos conhecerem e saberem interpretar um vasto espectro de perfis analíticos patológicos, serão versadas as patologias hematológicas, cardiovasculares, hepáticas, pancreáticas, genito-urinárias, respiratórias, neurológicas, infecciosas, metabólicas, tóxicas e monitorização terapêutica, abordando-se a sua respectiva definição, classificação, etiologia, quadros clínicos, diagnóstico clínico e laboratorial. Além da exposição teórica da docente, todos os alunos irão apresentar um caso clínico sobre o tema versado com debate interactivo. A avaliação será contínua, integrando a apresentação de casos, assiduidade e participação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Patologia Clínica objectiva dar conhecimento de mecanismos básicos das doenças; estudo morfológico macro/microscópico de processos patológicos gerais, com atenção às causas e desenvolvimento de situações anormais A organização pedagógico/científica das aulas desta uc serão seleccionados temas abrangentes e ligantes que suscitem justificadamente a adesão e participação do aluno e, motivem a curiosidade crítica/científica Relacionamento das alterações patológicas com manifestações clínicas da doença Assim, o aluno será orientado no sentido de interpretar a semiologia, ser capaz de integra-la nos processos fisiopatológicos subjacentes e a apurar a capacidade interpretativa de quadros clínicos Procura-se essencialmente estimular no aluno a capacidade de compreensão das alterações dos mecanismos das funções corporais, da recolha e interpretação de dados clínicos, como dos meios auxiliares de diagnóstico Relacionar os processos clínicos da doença com os resultados analíticos
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Do aluno espera-se uma participação activa, sempre que solicitado Sugestões/ideias construtivas q visem melhorarem as aulas, na clareza e vertente pedagógica serão apreciadas Acentua o privilégio de compreender melhor uc, se o aluno dedicar tempo letivo não presencial, ao conteúdo programático das aulas Cada item programático explanado, o aluno encontrará no "e-learning” questões pertinentes do conteúdo explícito ou não da aula Pretende-se que o aluno tente responder, de forma directa ou pesquisa orientada/dirigida, a fim de se auto-avaliar Avaliação teórica (70%) 2 testes escritos que serão elaborados de modo a abranger uma amostra representativa de temas explorados nas aulas Avaliação teórico-prática (30%) realização/apresentação oral de 3 trabalhos com auxílio de power-point, temas relacionados com prática laboratorial Apreciação do desempenho e capacidade interpretativa/crítica de parâmetros analíticos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A proximidade docente-aluno é uma mais-valia no ensino-aprendizagem. Promoção da discussão com alunos e entre alunos de conceitos, temas e casos da atualidade na prática clínica e laboratorial. Incentivo ao papel activo do aluno na procura de conhecimento/informação que permitirá aos discentes não só a consolidação dos conceitos apreendidos, como a aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos por diversas fontes e consequentemente desenvolverem competências crítico-científicas previstas para a unidade curricular.
Bibliografia:
- RUBIN, E.; GORSTEIN, F.; RUBIN, R.; SCHWARTING, R.; and STRAYER, D. "Rubim - Patologia: Bases Clinicopatológicas da Medicina”. (2006), 4ª Ed., Guanabara Koogan S.A.
- STEVENS, A & LOWE, J. “Patologia”. (2002), 2ª Ed., Manole Ltda.
- THOMAS C. KING. “Patologia – Série Elsevier de Formação Básica Integrada”. (2007), Elsevier Editora Ltda.
Guyton, A. C, Hall, J. E. Guyton & Hall Textbook of Medical Physiology,(2011). 12th edition, Philadelphia, W. B. Saunders Company.
Braunwald, E. et al. Harrison?s Principles of Internal Medicine, (2011). 18th edition, New York, MacGraw-Hill Companies.