Unidade Curricular: | Código: | ||
Imuno-Hemoterapia | 146IHEM | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 91 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da ImunoHemoterapia. Fornecer saberes para um bom desempenho no laboratório, contributo imprescindível para uma Medicina Transfusional de qualidade. As "aulas práticas", Serão a aplicação prática dos conceitos teoricamente expostos. Pretende-se assim dotar os discentes de capacidade teórica-prática aplicável à sua futura situação de profissionais de Análises Clínicas e Saúde Pública a exercerem a sua actividade num serviço de Medicina Transfusional independentemente da dimensão destes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Revisão dos conceitos básicos de Hematologia, Genética e Imunologia aplicados à Medicina Transfusional, Reacções antigénio anticorpo nos eritrócitos sua detecção. Os sistemas sanguíneos, particular relevo aos Sistemas ABO e Rh. O percurso da dádiva benévola de sangue da colheita, triagem, fraccionamento até à sua aplicação ao doente. A compatibilidade transfusional. A terapêutica transfusional. Detecção e identificação de anticorpos. A Doença hemolítica do Recém-nascido.As reacções tranfusionais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da Imuno-Hemoterapia. Fornecer saberes para um bom desempenho no laboratório, contributo imprescindível para uma Medicina Transfusional de qualidade. Revisão de conceitos básicos da Hematologia Conceitos básicos da Genética aplicados à Medicina Transfusional. Conceitos básicos da Imunologia aplicados à Medicina Transfusional. Reacções antigénio anticorpo nos eritrócitos sua detecção. Serologia dos grupos sanguíneos. O Sistema ABO, sistema Rh. Outros sistemas sanguíneos. Dádiva, preparação e armazenamento. Preparação de componentes Testes pré-transfusionais e de compatibilidade. Detecção e identificação de anticorpos. A doença hemolítica do recém-nascido. A terapêutica transfusional. Reacções transfusionais. Segurança, Controlo de qualidade e armazenamento de dados. Legislação | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Apresentação em sala de aula de trabalhos elaborados pelos alunos sobre a temática em estudo. Testes teóricos e práticos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da ImunoHemoterapia. Fornecer saberes para um bom desempenho no laboratório, contributo imprescindível para uma Medicina Transfusional de qualidade. As "aulas práticas", Serão a aplicação prática dos conceitos teoricamente expostos. Pretende-se assim dotar os discentes de capacidade teórico-prática aplicável à sua futura situação de profissionais de laboratório a exercerem a sua atividade num serviço de Medicina Transfusional independentemente da dimensão destes. | |||
Bibliografia: | |||
1.Sebenta a fornecer pela docente para organização dos temas teóricos e de todas as técnicas de carácter prático. 2.Flynn, John, Essentials of Imunohematology, Saunders,1998. 3.Ortho Diagnostics. Blood Group antigens and antibodies as applied to haemolytic disease of the newborn. Raritan,NJ: Ortho Diagnostics.1968. 4.Rudmann, Sally, Textbook of blood banking and transfusion medicine, Saunders,1995. 5.Vengelen-Tyler (ed) Technical Manual, 12 th ed. Bethesda, Md: American Association of Blood Banks, 1996. LEGISLAÇÃO aplicada à dadiva, manuseamento e gestão das unidades de sangue: |