Unidade Curricular: | Código: | ||
Controlo da Qualidade em Análises Clínicas | 146CQAC | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Licenciatura | Análises Clínicas e Saúde Pública | 6 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 78 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da Qualidade na Saúde. Fornecendo-lhes um conjunto de conhecimentos aprofundados, teóricos e práticos sobre a gestão da Qualidade nos serviços de saúde. Dando a conhecer experiências e realidades no que respeita à implementação de projectos da Qualidade através do contributo de profissionais da área, Fornecer aos alunos a capacidade de virem a integrar e incentivar projectos, programas ou sistemas da Qualidade nas organizações prestadoras de cuidados de saúde, públicas ou privadas. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Dominar conceitos teóricos e práticos sobre controlo de qualidade na saúde, um controlo virado para a Qualidade. Conhecer realidades e necessidades na área, a implementação de um Controlo de Qualidade. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Dotar os discentes de conhecimentos teóricos e práticos na área da Qualidade na Saúde. Fornecendo-lhes um conjunto de conhecimentos aprofundados, teóricos e práticos sobre a gestão da Qualidade nos serviços de saúde. Dando a conhecer experiências e realidades no que respeita à implementação de projetos da Qualidade através do contributo de profissionais da área, Fornecer aos alunos a capacidade de virem a integrar e incentivar projetos, programas ou sistemas da Qualidade nas organizações prestadoras de cuidados de saúde, públicas ou privadas. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teórica e Prática | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Saber. Saber porque faz. Ser capaz de fazer. São as 'linhas mestras' desta cadeira. Ao discente pede-se que conheça todas as práticas laboratoriais no âmbito do Controlo de Qualidade. E seja capaz de contribuir para a implementação de um Sistema de Qualidade no âmbito de processos de certificação e acreditação, por exemplo pela Norma 9001: 2008. | |||
Bibliografia: | |||
1.Documentação fornecida pela docente. Norma Portuguesa ISO 9001:2008. 2.Fundamentals of Quality Control and Improvement 2nd ed.Amitava Mitra. Prentice Hall 3.Quality Planing and AnalysisJ.M. Juran,F.Gryna 4.Juran´s Quality Control Handbook.J.M. Juran. 5. Bio-Rad Laboratories. QC education workbook, 2008. 5.Statistical quality Control, 7th ed.,1996. E.L.Grant.R.S. Leavenworth 6.Introduction to Statistical Quality Control, 3rd ed.,1996.D.C. Montgomery |