Unidade Curricular:Código:
Trabalho de Projeto845TPDS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaCiências da Nutrição6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
- Capacitar os alunos na escolha de tipos de trabalhos científicos;
- Transmitir conhecimentos relativos à pesquisa bibliográfica, referenciação bibliográfica e estruturação de trabalhos científicos;
- Dotar os alunos de competências para a realização do trabalho final de curso.
- Dotar os alunos de competências para a publicação do trabalho final de curso em revista científica.
Conteúdos Programáticos:
- Apresentação de temáticas das ciências da nutrição;
- Acompanhamento dos alunos na escolha e definição dos seus trabalhos;
- Abordagem aos conceitos básicos de investigação;
- Planificação do processo de investigação: escolha do tipo de trabalho científico (investigação original ou revisão), selecção da informação e sua recolha (que inclui a definição dos métodos necessários);
- Formas de apresentação dos resultados: informatização, organização de bases de dados e procedimentos de tratamento estatístico.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Estando esta unidade curricular centrada na elaboração do trabalho final de curso, os objectivos e os respectivos conteúdos visam dotar os estudantes das ferramentas necessárias à aquisição dos diferentes conceitos implícitos à investigação científica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Atividades “hands-on” e intenso trabalho de pesquisa, escrita, análise estatística e discussão. Os conteúdos programáticos serão alvo de avaliação final (trabalho final apresentado como tese de licenciatura).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas são de cariz de seminário com duração de 90 minutos. Alternadamente com a forma de seminário, serão trabalhadas situações práticas de forma individual.
Bibliografia:
http://www.icmje.org/icmje-recommendations.pdf