Unidade Curricular:Código:
Organização e Gestão de Serviços de Saúde845OGSS
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaCiências da Nutrição1 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês13
Objectivos de Aprendizagem:
Conferir aos alunos a capacidade de:
- identificar problemas económicos,
- perceber a forma de tomar decisões em Economia,
- distinguir entre problemas no âmbito da Macroeconomia e da Microeconomia,
- distinguir entre a análise positiva e a análise normativa,
- perceber a utilidade da utilização do modelo da procura e da oferta de mercado,
- aferir da utilidade/aplicabilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde, - ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde,
- compreender os modelos alternativos de reforma de saúde,
- analisar criticamente a gestão das organizações de saúde.
Conteúdos Programáticos:
CP1. O Estudo da Economia: Objeto e análise das decisões a tomar
CP2. A Economia como Ciência
CP3. Procura, Oferta e Equilíbrio de mercado
CP4. Aplicabilidade e utilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde
CP5. O Estado de Welfare e a generalização do direito à saúde: o Serviço Nacional de Saúde
CP6. O modelo gestionário e as suas implicações para as políticas e sistemas de saúde
CP7. Modelos de análise estratégica e Estratégia Organizacional em Organizações de Saúde
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
CP1. e CP2. >>>
- identificar problemas económicos,
- perceber a forma de tomar decisões em Economia,
- distinguir entre problemas no âmbito da Macroeconomia e da Microeconomia,
- distinguir entre a análise positiva e a análise normativa,
CP3. >>> perceber a utilidade da utilização do modelo da procura e da oferta de mercado.
CP4. >>> perceber a utilidade/aplicabilidade dos conceitos e modelos da Economia na Saúde.
CP5. >>> Ser capaz de fazer análise comparada dos sistemas de saúde.
CP6. >>> Compreender os modelos alternativos de reforma de saúde.
CP7. >>> Analisar criticamente a gestão das organizações de saúde.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A exposição dos conteúdos teóricos é feita com recurso a exemplos de forma a melhor perceber as aplicações práticas dos conceitos.
A avaliação é contínua com a realização de 2 testes. O 1º teste incide na avaliação dos CP1., CP2., CP3 e CP4. (com um peso de 50%) e o 2º teste é relativo à avaliação dos CP5., CP6. e CP7. (com um peso de 50%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A combinação de uma metodologia expositiva com recurso a pequenos exemplos de aplicação resultam numa melhor compreensão dos conceitos e ajudam os alunos a alcançarem os objetivos propostos para a Unidade Curricular (UC).
Bibliografia:
Mankiw, N.G. (2014). Introdução à Economia. Tradução da 6ª edição Norte-americana. Cengage Learning.
Mata, J..Economia da Empresa. 9ª Edição. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa.
Samuelson, P. A. e Nordhaus, W. A. (2011). Economia. 19ª Edição. Mcgraw Hill/Bookman.
Morais, L. (2012). Liderança e estratégia – Casos de inovação nas organizações de saúde. Lisboa: Escolar Editora.
Mintzberg, H. et al. (2006). O processo da estratégia: conceitos, contextos e casos selecionados, 4ª ed., Porto Alegre: Bookman.
Porter, M. e Lee, T. (2013). The Big Idea: The Strategy That Will Fix Health Care, Harvard Business Review.
Shortell, S. e Kaluzny, A. (2000). Health care management: organization design and behaviour, 4th. Columbia: Delmar.
Cordeiro, Silvério. (2010). Estruturas Organizacionais Emergentes de Parcerias Público-Privadas. Lisboa: Universidade Lusíada Editora.
Barros, P. (2013). Economia da Saúde: Conceitos e Comportamentos. 3ª Edição. Coimbra: Edições Almedina.
Docente (* Responsável):
Sandra Bernardo (sbern@ufp.edu.pt)
Silvério Cordeiro (scordeiro@ufp.edu.pt)