Unidade Curricular:Código:
Nutrição e Saúde Pública845NSPU
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Nesta UC pretende-se fomentar, de forma contínua e sustentada, o alcance dos seguintes objetivos:
- Desenvolver nos alunos o conhecimento e a capacidade de utilizar instrumentos em Saúde, a nível populacional, permitindo a identificação e interpretação de índices e indicadores em Saúde Pública.
- Fornecer aos alunos conhecimentos sobre os problemas contemporâneos de Saúde Pública a nível nacional e internacional e de estratégias/programas na área da Nutrição que estão a ser desenvolvidos para os combater.
- Desenvolver nos alunos competências para o desenvolvimento de estratégias de intervenção comunitária no âmbito da Nutrição.
Conteúdos Programáticos:
- História, conceitos e princípios em Saúde e Saúde Pública.
- Planeamento de uma investigação em Saúde.
- Índices e Indicadores em Saúde Pública
- Problemas contemporâneos em Saúde Pública
- Educação alimentar e promoção da saúde
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Com o intuito de alcançar os objectivos de aprendizagem enunciados, dos quais de destaca a capacidade para desenvolver e implementar um programa comunitário de Nutrição, os conteúdos programáticos focam as fases-chave dos programas de intervenção comunitária, permitindo aos alunos realizar em grupo vários exercícios neste âmbito e ir para o terreno implementar o programa. Serão também identificados os vários indicadores de Saúde Pública disponíveis, bem como os principais problemas contemporâneos de Saúde Pública, o que permitirá aos alunos identificar e interpretar dados a este nível, essenciais para uma atuação concertada em Saúde Pública.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As sessões são teóricas baseadas no método expositivo oral (recurso a datashow), com inclusão de exemplos práticos e realização de trabalhos de grupo em aula, sempre que aplicável, e de um trabalho de campo.
Os conhecimentos serão avaliados de forma contínua e periódica, através das seguintes modalidades:
• Três momentos de avaliação, com as seguintes ponderações:
- 1 frequência (30% nota final=6 valores)
- 1 frequência (30% nota final=6 valores)
- 1 trabalho de campo (30% nota final=6 valores: 20% trabalho escrito e 10% apresentação oral)
• Parâmetros como a assiduidade, participação, interesse e atitude nas aulas, com a seguinte ponderação:
- Assiduidade, participação, interesse e atitude (10%=2 valores)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia de ensino conjuga o método expositivo oral, essencial para a aquisição de conhecimentos base estruturantes sobre as fases-chave dos programas de intervenção comunitária e os atuais problemas de Saúde Pública, e os trabalhos práticos de grupo, em aula e no terreno (de campo), essenciais para colocar em prática estes conhecimentos e desenvolver as diferentes fases dos programas de intervenção comunitária, sob uma perspectiva prática.
Bibliografia:
- Lluís Serra Majem, Javier Aranceta Bartrina. Nutrición Y Salud Pública. Métodos, bases científicas y aplicaciones. Elsevier Masson; 2006.
- M. J. Gibney, B. M. Margetts, J. M. Kearney and L. Arab (editors). Public Health Nutrition. Oxford: Blackwell Science 2004.
- Willett WC editors. Nutritional Epidemiology. New York: Oxford University Press; 1998.
Docente (* Responsável):
Andreia Oliveira (acmo@ufp.edu.pt)