Unidade Curricular:Código:
Nutrição e Desporto845NDES
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaCiências da Nutrição5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
De acordo com os descritores de Dublin e as competências A a H do perfil de competências do nutricionista (Ordem dos Nutricionistas, 2016), pretende-se que o aluno seja capaz de:
- compreender a base biológica e nutricional do desporto;
- avaliar as necessidades nutricionais específicas de cada atleta e de acordo com as exigências competitivas;
- compreender a importância da hidratação e para o uso adequado de suplementos ergogénicos.
- elaborar um planeamento alimentar, de acordo com o calendário competitivo dos atletas, em função de modalidades individuais e colectivas.
Conteúdos Programáticos:
1. Particularidades biológicas e nutricionais dos atletas
1.1. Fisiologia e bioquímica do exercício físico
1.2. Necessidades nutricionais durante a prática desportiva
1.3. Situação actual e perspectivas futuras
1.4. Nova concepção da alimentação adaptada aos diferentes desportos
2. Cuidados alimentares/nutricionais nos diferentes tipos de desporto durante:
2.1. o período de treino
2.2. a época competitiva e pré-competitiva
2.3. o período de recuperação
2.4. Hidratação
2.5. Uso de suplementos no desporto
3. Alimentação em desportistas com problemas patológicos
3.1. Desempenho desportivo e o efeito das viagens no ritmo circadiano do atleta
3.2. O sono e o exercício físico
3.3. Tríade da mulher atleta (incluindo desordens alimentares, irregularidades menstruais e osteoporose precoce)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos propostos vão de encontro com as actuais necessidades de formação curricular dos alunos deste Ciclo, nomeadamente no que concerne à aprendizagem dos conceitos mais recentes de Nutrição no Desporto, quer nos desportos individuais, quer nos desportos colectivos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Testes escritos + Qualitativa/Quantitativa
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na unidade “Particularidades biológicas e nutricionais dos atletas” , o aluno deverá ser capaz de identificar as necessidades individuais dos atletas, de acordo com o desporto que praticam e com o seu sexo, colocando em prática conceitos aprofundados de fisiologia e bioquímica dos alimentos. E deverá ser ainda capaz de analisar e interpretar casos práticos tratados na aula. Na unidade “Cuidados alimentares/nutricionais, nos diferentes tipos de desporto”, o aluno deverá ser capaz de distinguir as exigências da alimentação pré, intra e pós-competitiva; ser capaz de identificar claramente as vantagens da hidratação nos atletas e o uso de suplementos em atletas. E ainda argumentar oralmente, os cuidados nutricionais a ter com o calendário competitivo dos atletas. Na unidade “Alimentação em desportistas com problemas patológicos”, o aluno deverá ser capaz de integrar os conceitos aplicados nas unidades lectivas anteriores e relacioná-los com eventuais quadros patológicos típicos da prática desportiva, considerando o efeito das viagens no ritmo circadiano do atleta, o papel do sono no exercício físico e ainda, a tríade da mulher atleta (incluindo desordens alimentares, irregularidades menstruais e osteoporose precoce) no desempenho desportivo. Deverá ainda discutir sobre situações práticas, mostrando conhecimento aprofundado sobre os conteúdos da unidade e interligá-los com soluções práticas.
Bibliografia:
- Silva, Maria-Raquel G. 2015. Alimentação na Ginástica: de Pais para Filhos. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal/ Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P. ISBN: 978-989-8650-53-5.
- Silva, Maria-Raquel G.; Paiva, Teresa. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Lisboa: Federação de Ginástica de Portugal/ Instituto Português do Desporto e da Juventude I.P. ISBN: 978-989-8650-54-2.
- Silva M-RG, Paiva T. 2015. Low energy availability and low body fat of female gymnasts before an international competition, European Journal of Sport Science;15: 591-9. DOI:10.1080/17461391.2014.969323.
- Silva M-RG, Paiva T. 2015. Poor precompetitive sleep habits, nutrients' deficiencies, inappropriate body composition and athletic performance in elite gymna
Docente (* Responsável):
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)