Unidade Curricular:Código:
Toxicologia e Análises Toxicológicas II844TAT2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo desta disciplina é o estudo dos efeitos e mecanismos de toxicidade de fármacos e outros agentes tóxicos. Pretende-se que o aluno seja capaz de apreender a utilidade das análises laboratoriais em Toxicologia e de integrar e aplicar, na sua futura actividade profissional, os conhecimentos adquiridos nesta disciplina. Os alunos irão conhecer a resposta tóxica a nível subcelular, celular, tecidular e do órgão, os efeitos da toxicidade que se observa em órgãos e sistemas específicos, e os fenómenos tóxicos associados a grupos específicos de agentes químicos.
Conteúdos Programáticos:
I.Solventes e vapores: benzeno, diclorometano, clorofórmio, tetracloreto de carbono, metanol, etanol, monóxido de carbono, cianetos. II.Pesticidas: Insecticidas: organoclorados, anticolinesterásicos, piretróides. Herbicidas, fungicidas e fumigantes. III.Metais: mercúrio, chumbo, arsénio, alumínio, cobre, ferro. IV.Fármacos: benzodiazepinas, barbitúricos, antidepressivos tricíclicos, opiáceos, anfetaminas, salicilatos, paracetamol. Monitorização de fármacos em Toxicologia clínica (TDM). Toxicologia Forense. Teratogénese. Toxicidade genética. Carcinogénese química. Avaliação da toxicidade dos compostos: ensaios de toxicidade. Normas da OCDE e da CEE na execução dos ensaios segundo as Boas Práticas de Laboratório. Toxicidade aguda. Toxicidade sub-aguda e crónica. Ensaios de mutagenicidade. Ensaios de fertilidade e de reprodução, teratogenicidade e carcinogenicidade.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A coerência entre os conteúdos programáticos e os objetivos da unidade curricular traduz-se pela aquisição segmentada e orientada dos diversos conceitos em toxicologia fomentando o desenvolvimento do espírito crítico e a capacidade de aplicação dos conhecimentos adquiridos na resolução de questões no âmbito da Toxicologia. A constante solicitação de atividades de cariz prático ajuda ao cumprimento dos objetivos estabelecidos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada; (iii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula e (iv) apresentação e discussão de estudos de caso que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação contínua que consiste na realização de dois testes escritos e de um seminário facultativo na componente teórica e de dois testes escritos individuais e desempenho do aluno no laboratório na componente laboratorial.
Nota final = 60% Nota componente teórica + 40% Nota componente prática-laboratorial
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são concordantes com os objetivos da unidade curricular na medida em que procuram dotar os alunos de conhecimentos fundamentais em Toxicologia no que respeita ao seu âmbito, objetivos e metodologias adequadas à análise de potenciais tóxicos. Com a resolução de casos práticos pretende-se que o aluno desenvolva o espírito crítico e reflexivo e adquira competências que permitam a atualização e o progresso no domínio científico e sua aplicação prática. Além da bibliografia essencial em anexo, cada tópico será acompanhado por leituras específicas que serão debatidas nas aulas de modo a estimular a compreensão da problemática e formação de um espírito crítico.
Bibliografia:
1. Klaassen, C.D. (Ed.), Casarett & Doull´s Toxicology – The Basic Science of Poisons. Sixth Edition. McGraw-Hill, N.Y., 2001.
2. Timbrell, J., Principles of Biochemical Toxicology. Third Edition. Taylor & Francis, London, 2000.
3. Williams, P.L. (et al.) Principles of Toxicology: environmental and industrial applications. Second Edition. John Wiley & Sons, inc.,2000.
4. Hayes, A.W. (Ed.), Principles and Methods of Toxicology. Fourth Edition, Taylor & Francis, 2001.
5. Flomenbaum N.E. (et al.) Goldfrank´s Toxicologic Emergencies. Eighth Edition. McGraw-Hill, USA, 2006.
6. Artigos científicos (trabalhos originais e artigos de revisão) seleccionados sobre os temas tratados.
7. Timbrell, J., Introduction to Toxicology. Taylor & Francis, London, 2002.
8. Dart, R. (Ed.), Medical Toxicology. Lippincott Williams & Wilkins, Philadelphia, USA, 2004.
9. Moffat, A.C.(Ed.), Clarke´s Isolation and Identification of Drugs. The Pharmaceutical Press, 1986.
10. Basic Analytical Toxicology. WHO.
Docente (* Responsável):
Márcia Carvalho (mcarv@ufp.edu.pt)