Unidade Curricular:Código:
Química Geral e Inorgânica843QGEI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O principal objetivo desta unidade curricular é fornecer os conceitos fundamentais da química e por esta via os conhecimentos básicos indispensáveis à compreensão de disciplinas mais avançadas do campo da química e das ciências farmacêuticas. As competências a atingir com a frequência da unidade curricular são:
1- Conhecimento das regras básicas de segurança laboratorial.
2- Conhecimento do material de laboratório e sua utilização. Utilização correta do material para preparação de uma solução, uma diluição ou uma volumetria.
3- Conhecimento dos conceitos teóricos e práticos que envolvem a execução de um protocolo científico.
4- Utilização e manipulação correta de algarismos científicos, notação científica e conversão de unidades.
5- Nomenclatura de compostos inorgânicos (ser capaz de escrever o nome científico de um composto a partir da sua fórmula química e vice-versa).
6- Saber acertar equações.
7- Cálculos de concentração envolvendo estequiometria de reações.
Conteúdos Programáticos:
Segurança: regras gerais. Operações correntes em laboratório: preparação e armazenagem de soluções. Utilização e lavagem de material de vidro. Medições e diluições.
Átomos, iões e moléculas. Nomenclatura de compostos inorgânicos. Reacções químicas e Equações químicas. Reacções de precipitação. Reacções de ácido-base ou de neutralização. Reacções de oxidação redução. Concentração de soluções (Molaridade, fracção molar, percentagem em volume, percentagem em massa, molalidade, normalidade.) Volumetrias. Erros e algarismos significativos.Ligação química: conceitos básicos. Complexos e elementos activos: iões metálicos e agentes quelantes na medicina. Ligandos activos: compostos inorgânicos com interesse farmacêutico. Radiofármacos
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular são adequados ao desenvolvimento das competências objetivadas, pois são fornecidos os conteúdos teóricos para que sejam capazes de atingir os objetivos enunciados anteriormente.
Procura-se, igualmente, proporcionar um balanço sólido entre os princípios teóricos e a aplicação prática das competências na área da química, focando a resolução e discussão de problemas, de forma a permitir que os alunos desenvolvam uma visão mais clara e crítica. Pretende-se ainda capacitar os alunos para o correto manuseamento de material de uso corrente em laboratório e para a execução conveniente de operações básicas.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo e a aplicação de conceitos na resolução de problemas. A avaliação da unidade curricular integra, além de uma avaliação contínua, o desempenho do aluno no laboratório.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Os objetivos da unidade curricular são alcançados pela utilização da metodologia referida uma vez que a componente expositiva confere uma orientação na sistematização do estudo e a exercitação prática promove a aplicação prática dos conceitos e das teorias estudadas no âmbito da unidade curricular.
Bibliografia:
Chang, R. - Chemistry - 11ª Ed., McGraw-Hill, 2012.
Kaim, W.; Scwederski, B. - Bioinorganic Chemistry: Inorganic Elements in the Chemistry of life, An Introduction and Guide - John Wiley & Sons, 2011.
Guimarães, S.; Moura, D.; Silva, P.S. - Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas - Porto Editora, 6ª Ed., 2014.
Docente (* Responsável):
Carla Moutinho (carlamo@ufp.edu.pt)