Unidade Curricular:Código:
Química Analítica II843QAN2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A Química Analítica é uma ciência aplicada, dirigida essencialmente à análise química quantitativa, cuja prática exige um sólido conhecimento de um conjunto de princípios teóricos. Há inúmeros exemplos de técnicas analíticas em química clínica, na indústria farmacêutica, no controlo da qualidade alimentar, no controlo da poluição do ar, solo e água, na saúde e segurança ocupacional.
Considerando as competências adquiridas em Química Analítica I, em Química Analítica II serão abordados os principais métodos clássicos de análise quantitativa, a análise volumétrica.
Conteúdos Programáticos:
1. Considerações gerais sobre análise quantitativa
2. Considerações gerais sobre análise volumétrica
3. Volumetrias de ácido base
4. Volumetrias de precipitação
5. Volumetrias de complexação
6. Volumetrias de oxidação-redução
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Hoje em dia, a quantificação dos constituintes de uma amostra pode ser efectuada por técnicas tradicionais ou recorrendo a métodos instrumentais de análise. No início da unidade curricular consideram-se os princípios teóricos e de aplicação das análises volumétricas que se aplicam em inúmeras análises de rotina por serem rápidos, exactos e de baixo custo. Muitos princípios práticos subjacentes a estes técnicas são depois essenciais para o entendimento e correcta execução das mais recentes metodologias instrumentais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos e orientação do estudo autónomo. Os princípios inerentes às volumetrias são estudados e debatidos, recorrendo a esquemas, gráficos e imagens. A matéria constante em cada capítulo é alvo de estudo detalhado através de um conjunto de problemas numéricos, organizados de acordo com objectivos pré-estabelecidos, propostos aos alunos para resolução sob orientação tutorial. A validação de conhecimentos teóricos será efectuada através da realização de duas provas escritas (com um coeficiente de ponderação de 80% na nota final).
A avaliação à componente prática é baseada no desempenho dos alunos, na qualidade das fichas de tratamento de resultados entregues e na execução de dois testes escritos de índole prática. A classificação final só será atribuída, quando ambas as componentes estiverem aprovadas.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No final desta unidade curricular, os alunos deverão ter a capacidade de reconhecer e descrever os vários tipos de análises volumétricas e saber quais os parâmetros experimentais que devem controlar para obter resultados com adequada precisão e exactidão. O tratamento dos dados experimentais obtidos deverá ser plenamente compreendido para que seja possível efectuar um adequado processamento dos mesmos. Neste sentido, a unidade curricular de Química Analítica II encontra-se dividida em duas componentes essenciais que estão interligadas e se complementam. Nas aulas teóricas os princípios inerentes à quantificação por análise volumétrica são alvo de estudo detalhado. A componente de orientação tutorial consolida estes fundamentos pela execução de exercícios de aplicação. A componente prática permite que o aluno comprove todos esses princípios teóricos executando trabalhos laboratoriais escolhidos para esse efeito.
Bibliografia:
Christian, G. D., Dasgupta, P. K. e Schug, K.A. (2014). Analytical Chemistry. 7ª ed., John Wiley & Sons.
Harris, D. C. (2010). Quantitative Chemical Analysis. 8ª ed., W. H. Freeman and Company.
Souto, R. Pimenta, A. e Catarino, R. (2018) Manual Prático de Análise Química. 1ª ed. Lusodidacta.
Skoog, D. A., West, D.M., Holler, F.J., Crouch, S.R. (2014). Fundamentals of Analytical Chemistry. 9ª ed, Thomson-Brooks/Cole.
Skoog, D. A., West, D. M., Holler, F. J. e Crouch, S. R. (2015). Fundamentos de Química Analítica, Cengage Learning.
Docente (* Responsável):
Carla Sousa e Silva (sousasil@ufp.edu.pt)
Renata Souto (rsouto@ufp.edu.pt)