Unidade Curricular:Código:
Projecto de Pós-Graduação/Dissertação248PPGD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas10 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês130
Objectivos de Aprendizagem:
Prover o estudante de destreza na estruturação da sua dissertação. O estudante será orientado na pesquisa bibliográfica atendendo a diversos fatores, como índices de impacto das revistas e número de citações das fontes. Será realçada a importância da exposição oral e da apresentação em forma de painel dos trabalhos científicos. Adicionalmente, o estudante familiarizar-se-á com ferramentas digitais essenciais na escrita da dissertação, tal como o Endnote e o SPSS (“Statistical Package for the Social Sciences”), que permitem respetivamente a adição automática das fontes bibliográficas no texto e no tratamento estatístico de dados.
No final da UC, o estudante deverá ser capaz de:
- Conhecer o modo de funcionamento das ferramentas digitais essenciais na escrita da dissertação;
- Conhecer e procurar as fontes de informações necessárias para a elaboração da dissertação;
- Elaborar e defender publicamente a dissertação de mestrado.
Conteúdos Programáticos:
Unidade letiva I: Sessões teórico-práticas
1. Preparação de um manuscrito/artigo científico
Ética na preparação escrita; estrutura; preparação; submissão; índice de impacto
2. Pesquisa bibliográfica
Diferentes estilos bibliográficos; Fontes de pesquisa na Internet: potencialidades e utilidades
3. Endnote como ferramenta essencial na preparação da dissertação
4. Preparação de comunicações
Poster; Comunicação oral.
5. Exploração do software Métodos Quantitativos de tratamento de dados. Noções básicas de estatística; Aplicação do software SPSS.
6. Programa de deteção de plágios
Unidade letiva II: Sessões Práticas
1. Pesquisa bibliográfica on-line utilizando motores de busca fidedignos
2. Procura de índices de impacto de revistas e nº de citações de um artigo utilizando o software da ISI web of knowledge
3. Utilização da ferramenta estatística SPSS
Unidade letiva III
Elaboração e defesa pública da dissertação de mestrado sob orientação.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Prover os estudantes de conhecimentos e competências básicos e específicos que lhes permitam adquirir destreza para a estruturação, organização e defesa pública da dissertação. Para tal, serão demonstrados várias estratégias para a pesquisa bibliográfica, os motores de busca mais significativos, a utilização de software essenciais na escrita e análise de dados, as estratégias de escrita e comunicação oral dos resultados de investigação. Adicionalmente, será apresentado o manual de elaboração de trabalhos científicos da Universidade Fernando Pessoa.
Os alunos serão incentivados a explorar situações hipotéticas e reais da pesquisa bibliográfica sobre o tema da sua dissertação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Serão apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos que estão na base do programa. Quando solicitada, a docente esclarecerá as dúvidas existentes e orientará o estudo.
A avaliação será dividida em:
- Componente teórico-prática: classificação nos termos, “Apto” ou “Não apto”, determinando a possibilidade de poder ou não desenvolver a dissertação. Para ser considerado "APTO", o estudante deverá executar a estrutura organizativa da informação da sua dissertação. A pesquisa bibliográfica será iniciada em sala de aula, e depende essencialmente do trabalho autónomo do estudante. Durante as aulas práticas, os estudantes deverão demonstrar os conhecimentos adquiridos através da execução de exercícios.
- Elaboração e defesa pública da dissertação, avaliado de acordo com os critérios definidos no Manual de Elaboração de Trabalhos Científicos. A classificação obtida na elaboração, apreciação e defesa pública da dissertação será a classificação final da UC.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No sentido de adquirir as competências e as aptidões necessárias, o estudante será incentivado a aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas e a procurar a sua aplicação prática. A avaliação do trabalho da componente teórico-prática e a defesa pública da sua dissertação permitem verificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos estudantes. A todas as atividades com natureza avaliativa serão atribuídos créditos (ECTS) devidamente proporcionais ao número de créditos totais. Os ECTS previstos para o trabalho e estudo pessoal do estudante só lhe serão integralmente atribuídos, ou não, em função do desempenho demonstrado pelo estudante, nomeadamente no que respeita à aquisição de conhecimentos e competências previstas.
Bibliografia:
Bibliografia principal
Universidade Fernando Pessoa. Manual de Estilo de Elaboração de Trabalhos Científicos http://www.ufp.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=568&Itemid=481
  Brenner, Eliana de Moares, Manual de Planejamento e Apresentação de Trabalhos Acadêmicos : projeto de pesquisa, monografia e artigo / Eliana de Moraes Brenner, Dalena Maria Nascimento de Jesus. São Paulo: Atlas, 2007.
 
Bibliografia acessória:
Day, RA & Gastel, B (2006) How to Write and Publish a Scientific Paper. 6ª edição. Cambridge. Cambridge University Press
Blackwell J., MArtin J. (2011) A Scientific Approach to Scientific Writing. Springer.
Docente (* Responsável):
Carla Martins Lopes (cmlopes@ufp.edu.pt)