Unidade Curricular:Código:
Nutrição e Dietética844NDIE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
De acordo com os descritores de Dublin pretende-se que o aluno seja capaz de:
- identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais e suas funções;
- compreender e comentar a importância da alimentação/nutrição como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença e;
- reconhecer as diferentes necessidades e restrições nutricionais/alimentares em função da fase no ciclo de vida e na doença.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos gerais de alimentação e nutrição. Alimentos, seus constituintes e funções. Principais erros e recomendações alimentares para os portugueses. Doenças gastrointestinais e de glândulas anexas – cuidados nutricionais. Obesidade. Hipertensão arterial. Cancro. Doenças osteo-articulares. Apetite e sono. Alimentação e Saúde e ao longo do ciclo de vida.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Nutrição é fundamental para o atingir e manutenção da Saúde, tornando-se, por isso, numa das bases em que a prestação de cuidados de saúde assenta. A dietética, uma área específica da nutrição/alimentação, intervém não só a nível curativo, em patologia susceptíveis de melhoria através de aconselhamento alimentar, mas também a nível preventivo, no sentido de se intervir o mais precocemente possível nos factores de risco alimentares (mais facilmente modificáveis), de forma a evitar o surgimento de determinadas patologias na população.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente a uma aula teórica (T) e uma aula teórico-prática (TP).
No que respeita ao desenvolvimento das matérias, e de forma transversal às unidades lectivas:
- nas aulas T serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, que serão retomados posteriormente na aula TP;
- as aulas TP terão essencialmente características de seminário, onde serão retomados, analisados e discutidos com os alunos, os aspectos que foram objecto de informação na aula T. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo, eventuais visitas de estudo e outras formas de aprendizagem participada, que a docente considerar conveniente no momento.
A avaliação será composta por 2 momentos de avaliação escrita em cada componente: teórica (33% + 33%) e teórico-prática (17%+17%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Nas aulas teóricas serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos gerais da Nutrição e Dietoterapia na Saúde e na Doença. As aulas teórico-práticas terão essencialmente características de seminário, onde serão analisados e discutidos com os alunos, os conteúdos programáticos gerais de avaliação da composição corporal e do consumo alimentar e ainda, a Nutrição e Dietoterapia ao longo do ciclo de vida.
Bibliografia:
- Insel P., Turner R.E., Ross D. 2007. Nutrition. 3th edition. Jones and Bartlett Publishers.
- Silva MR. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal. 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto.
- Silva MR. 2015. Alimentação na ginástica: de Pais para Filhos. Federação de Ginástica de Portugal/Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Lisboa.
- Silva MR, Paiva T. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Federação de Ginástica de Portugal/Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Lisboa.
- Silva, Maria-Raquel G; Bellotto, Maria Luisa. 2015. Nutritional Requirements for Maternal and Newborn Health. Current Women’s Health Reviews: 11: 41-50. DOI:10.2174/157340481101150914201357.