Unidade Curricular:Código:
Nutrição e Dietética843NDIE
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
De acordo com os descritores de Dublin pretende-se que o aluno seja capaz de:
- identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais e suas funções;
- compreender e comentar a importância da alimentação/nutrição como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença e;
- reconhecer as diferentes necessidades e restrições nutricionais/alimentares em função da fase no ciclo de vida e na doença.
Conteúdos Programáticos:
Conceitos gerais de alimentação e nutrição. Alimentos, seus constituintes e funções. Principais erros e recomendações alimentares para os portugueses. Doenças gastrointestinais e de glândulas anexas – cuidados nutricionais. Obesidade. Hipertensão arterial. Cancro. Doenças osteo-articulares. Apetite e sono. Alimentação e Saúde e ao longo do ciclo de vida.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Nutrição é fundamental para o atingir e manutenção da Saúde, tornando-se, por isso, numa das bases em que a prestação de cuidados de saúde assenta. A dietética, uma área específica da nutrição/alimentação, intervém não só a nível curativo, em patologia susceptíveis de melhoria através de aconselhamento alimentar, mas também a nível preventivo, no sentido de se intervir o mais precocemente possível nos factores de risco alimentares (mais facilmente modificáveis), de forma a evitar o surgimento de determinadas patologias na população.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente a uma aula teórica (T) de 90 minutos e uma aula teórico-prática (TP) de 45 minutos.
No que respeita ao desenvolvimento das matérias, e de forma transversal às unidades lectivas:
- nas aulas T serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, que serão retomados posteriormente na aula TP;
- as aulas TP terão essencialmente características de seminário, onde serão retomados, analisados e discutidos com os alunos, os aspectos que foram objecto de informação na aula T. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo, eventuais visitas de estudo e outras formas de aprendizagem participada, que a docente considerar conveniente no momento.
A avaliação será composta por 2 momentos de avaliação escrita em cada componente: teórica (33% + 33%) e teórico-prática (17%+17%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Na unidade “Conceitos gerais de alimentação e nutrição. Alimentos, seus constituintes e funções. Principais erros e recomendações alimentares para os portugueses”, o aluno deverá ser capaz de identificar os vários constituintes dos alimentos e suas funções, assim como, as regras de uma alimentação saudável e os principais erros alimentares da população portuguesa. Nas unidades “Doenças gastrointestinais e de glândulas anexas – cuidados nutricionais”, “Controlo ponderal e transtornos do consumo de alimentos – Obesidade”, “Doenças cardiovasculares”, “Cancro”, “Doenças osteo-articulares” e “HIV/SIDA”, o aluno deve ser capaz de distinguir causas e sintomas deste tipo de doenças e relacioná-los com os principais cuidados nutricionais para o seu tratamento ou para a melhoria da qualidade de vida do doente. Deve ainda conseguir analisar documentos científicos, normalmente na língua inglesa, abordados pela docente na aula e reflectir sobre os resultados desses conceitos. Deverá ainda conseguir transmitir a interpretação de um conhecimento aprofundado desses resultados na aula. Na unidade “Métodos de suporte nutricional”, o aluno deve ser capaz de integrar e relacionar os conceitos anteriores, aplicados nas unidades lectivas anteriores e discuti-los na aula, mostrando conhecimento sobre os conteúdos da unidade. Na unidade “Alimentação e Saúde” pretende-se que os alunos compreendam a relação entre a alimentação e a saúde, bem como a sua influencia na prevenção da doença. Serão analisados diversos artigos científicos que relacionam a alimentação com a saúde e a prevenção da doença. Na unidade “Padrão Alimentar Saudável Vs Composição corporal”, o aluno deve conhecer o padrão alimentar saudável e identifica-la com a composição corporal, através da avaliação de algumas medidas antropométricas e por bioimpedância eléctrica. O aluno deve ainda compreender o metabolismo energético e o balanço energético e a relação entre a energia consumida e a energia gasta e a composição corporal. Os alunos irão apreender o conceito de metabolismo energético e quais os factores influenciadores no metabolismo. Serão fornecidos diversos exemplos de alimentos e a sua relação com o gasto de energia. Na unidade “Alimentação ao longo do ciclo de vida”, o aluno deve compreender as necessidades nutricionais e energéticas ao longo da vida, bem como, o conceito de padrão alimentar saudável adequado ao estádio da vida. Pretende-se que o aluno compreenda a relação do conhecimento com a actividade de farmacêutico. Serão abordados os diversos temas ao longo do estádio da vida, quais as recomendações nutricionais e energéticas, bem como, as recomendações alimentares: Nas unidades “O papel do farmacêutico no tratamento da Diabetes e da Diabetes”, o aluno deve apreender os conceitos teóricos e compreender a sua importância na actividade do farmacêutico e ser capaz de analisar artigos e outros documentos que relacionam a alimentação com a prevenção da doença e o seu tratamento.
Bibliografia:
- Insel P., Turner R.E., Ross D. 2007. Nutrition. 3th edition. Jones and Bartlett Publishers.
- Silva MR. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal. 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto.
- Silva MR. 2015. Alimentação na ginástica: de Pais para Filhos. Federação de Ginástica de Portugal/Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Lisboa.
- Silva MR, Paiva T. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Federação de Ginástica de Portugal/Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Lisboa.
- Silva, Maria-Raquel G; Bellotto, Maria Luisa. 2015. Nutritional Requirements for Maternal and Newborn Health. Current Women’s Health Reviews: 11: 41-50. DOI:10.2174/157340481101150914201357.
Docente (* Responsável):
Raquel Silva (raquel@ufp.edu.pt)