Unidade Curricular:Código:
Medicamentos e Aditivos para Uso Veterinário844MAUV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
Com esta unidade curricular pretende-se prover o estudante de conhecimentos, aptidões e competências que lhe permitam interpretar a vasta legislação aplicada aos medicamentos e aos aditivos de uso veterinário; identificação dos principais problemas associados ao uso de aditivos na produção animal e os mecanismos e metodologias de controlo do uso de aditivos; identificação de alternativas modernas para promover o crescimento nos animais de produção; o reconhecimento dos principais fármacos, formas farmacêuticas e produtos específicas usados na terapia veterinária, bem como as suas características e modo de ação; reconhecer os fatores suscetíveis de modificar a resposta farmacológica nas diferentes espécies animais; identificação e intervenção farmacêutica nas principais zoonoses. Desta forma, os alunos estarão capacitados para aconselhar e dispensar os principais tipos de medicamentos e produtos para uso veterinário.
Conteúdos Programáticos:
Teórica
1. Enquadramento legislativo dos medicamentos, alimentos e aditivos de uso veterinário
2. Resíduos de fármacos em tecido procedentes de animais de exploração destinados ao consumo humano
3. Particularidades anátomo-fisiológicas dos animais com repercussão na farmacocinética e/ou farmacodinâmica. Farmacocinética comparada
4. Fatores modificadores da resposta farmacológica
5. Grupos terapêuticos em veterinária. Medicamentos e produtos de uso específico em veterinária. Formas farmacêuticas e dispositivos para a sua aplicação em Medicina Veterinária. Manipulação veterinária
6. Promotores de crescimento. Alternativas modernas
7. Tranquilizantes usados na produção de carne
8. Noções sobre zoonoses de maior relevância
Prático-laboratorial
1. Seleção e análise de produtos específicos usados em Medicina Veterinária.
2. Determinação de aditivos num alimento composto para animais de acordo com métodos oficiais.
3. Preparação de vários manipulados para uso veterinário.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Conhecer e interpretar a legislação sobre medicamentos, aditivos e alimentação para uso veterinário são aspetos essenciais para cumprir os requisitos legais e evitar problemas associados com o uso destes produtos, particularmente, nos animais de produção. Focando este tipo de animais, é essencial conhecer os principais grupos de substâncias que são legalmente usados como promotores de crescimento. O estudante será incentivado a pesquisar alternativas eficazes para substituir os resultados obtidos com os promotores usados ilegalmente.
Os estudantes deverão adquirir conhecimentos sobre os fatores suscetíveis de modificar a resposta farmacológica nos animais, identificando as particularidades específicas de cada espécie animal.
Adicionalmente, os estudantes serão incentivados a analisar os produtos e as formulações de uso veterinário, identificando os principais componentes e a sua função, precauções especiais de utilização, e a manipular algumas das preparações de uso veterinário.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas: apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos e teorias que estão na base programa, estimulando a participação ativa sempre que possível. Esta exposição será acompanhada com material audiovisual adequado. Para adquirir as competências, o aluno será incentivado a aprofundar os conhecimentos e procurar a sua aplicação prática através de: debates dos conceitos teóricos relevantes e discussão e reflexão sobre questões pertinentes. Em sessões de orientação tutorial, a docente esclarecerá as dúvidas e orientará o estudo do estudante. Avaliação: 2 testes escritos.
Prático-laboratoriais: método demonstrativo e a execução de trabalhos experimentais, relacionados com os temas abordados na componente teórica. Durante a aula, o aluno executará o trabalho com base na sua pesquisa, esclarecendo as dúvidas com a docente. Avaliação: contínua da execução autónoma dos trabalhos laboratoriais e apresentação e simulação de venda de um produto veterinário.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação teórica por escrito permite validar as competências científicas e a sistematização dos conhecimentos adquiridos pelos estudantes. A avaliação laboratorial contínua permite avaliar as competências adquiridas ao nível das aptidões práticas e destreza laboratorial. No sentido de adquirir as competências e as aptidões necessárias, o estudante será incentivado a aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas e a procurar a sua aplicação prática. A todas as atividades com natureza avaliativa serão atribuídos créditos (ECTS) devidamente proporcionais ao número de créditos totais. Os ECTS previstos para o trabalho e estudo pessoal do estudante só lhe serão integralmente atribuídos, ou não, em função do desempenho demonstrado, nomeadamente no que respeita à aquisição de conhecimentos e competências previstas. Além das avaliações referidas, serão dadas oportunidades de demonstrar que atingiram os objetivos propostos através de momentos de avaliação caso a docente o entenda ou o estudante o solicite. Estes elementos informativos poderão ser considerados se se verificar benefício para o estudante.
Bibliografia:
1) Consejo General de Colegios Oficiales de Farmacéuticos (2003). Medicamentos de uso animal. Spain. Módulo 1 e 2.
2) Kümmerer, Klaus (2008). Pharmaceuticals in the Environment: Sources, Fate, Effects and Risks, Springer Science & Business Media B.V (b-on).
3) Homepage Direção Geral de Alimentação e Veterinária - http://www.dgv.min-agricultura.pt/portal/page/portal/DGV.
4) The Veterinary Formulary 5ª edição Y. Bishop, edt. London, Pharmaceutical Press, 2001.
Docente (* Responsável):
Carla Martins Lopes (cmlopes@ufp.edu.pt)