Unidade Curricular: | Código: | ||
Fitoterapia | 248FITO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam i) validar produtos de saúde como medicamentos à base de plantas medicinais à luz da Legislação actual, ii) reconhecer aspectos gerais das principais espécies vegetais usadas em Fitoterapia, agrupando-as de acordo com os seus constituintes activos principais e/ou a sua aplicação terapêutica, iii) aconselhar o doente na utilização de medicamentos ou produtos à base de plantas medicinais, iv) avaliar a sua qualidade, eficácia e segurança e v) elaborar e/ou reconhecer a aplicação clínica de preparações contendo plantas medicinais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Aulas teóricas: Aquisição de conhecimentos gerais sobre Fitoterapia. Estudo das características das principais espécies vegetais usadas em Fitoterapia, agrupando-as de acordo com os seus constituintes activos principais e/ou a sua aplicação na terapia de diferentes situações clínicas. Aconselhamento farmacêutico. Aulas prático-laboratoriais: Planeamento e execução de experiências científicas na área da Fitoterapia. Avaliação da qualidade, eficácia e segurança de plantas medicinais ou de preparações contendo plantas medicinais. Elaboração e/ou reconhecimento da aplicação clínica de preparações contendo plantas medicinais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica das aulas teóricas: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de alguns conceitos, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre questões actuais e pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Forma de execução pedagógica das aulas prático-laboratoriais: preparação, execução e discussão dos protocolos prático-laboratoriais previstos que reforçam a aprendizagem teórica. Avaliação contínua. A avaliação da unidade curricular seguirá o determinado na Normativa Académica do Funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da Universidade Fernando Pessoa. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com o objetivo da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. | |||
Bibliografia: | |||
[1] Cunha, A.P., Silva, A.P. & Roque, O.R., 2003. Plantas e produtos vegetais em Fitoterapia. Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN – 972-31-1010-5. [2] Cunha, A.P., Teixeira, F., Silva, A. & Roque, O.R., 2003. Plantas na terapêutica: farmacologia e ensaios clínicos. Fundação Calouste Gulbenkian. ISBN – 972-31-1010-5. [3] European Scientific Cooperative on Phytotherapy (ESCOP). ESCOP Monographs. The Scientific Foundation for Herbal Medicinal Products. Published online at http://www.escop.com/ [4] World Health Organization (WHO). WHO monographs on selected medicinal plants- Volumes 1-4. World Health Organization (WHO). ISBN numbers: 92 4 154517 8, 978 92 4 154702 4, 978 92 4 154705 5. Published online at http://www.who.int/ |