Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmacoeconomia | 297FECO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Providenciar formação no domínio da Economia da Saúde. Fundamentação teórica de avaliação de políticas de saúde. Avaliação Económica de Fármacos e Metodologias. Compreensão do papel do farmacêutico como elemento integrador do Sistema de Saúde. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Economia da Saúde. Farmacoeconomia. O processo de avaliação económica de fármacos. Leis e regulamentos em vigor. Custos em Saúde - Custos directos, indirectos e intangiveis Análises de Custos. Análise de Minimização de Custos. Conceito e determinação de eficácia e efectividade. Análise Custo-Eficácia. Análise Custo-Efectividade. Conceito de utilidade e qualidade de vida em saúde. Análise- Custo Utilidade. Análise Custo Beneficio. Análise Avaliação Económica de Fármacos. Modelação em Farmacoeconomia - Modelos de Markov. Estudo de casos práticos de avaliação económica de medicamentos e dispositivos médicos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conhecimentos adquiridos na Unidade curricular fornecem ao discente ferramentas para que possa entender as diferentes metodologias de decisão em saúde, compreender o papel do farmacêutico no Sistema de saúde e as diferentes escolhas tomadas no sistema de saúde vigente. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Nas aulas teóricas serão apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos, teorias e mecanismos que estão na base dos conteúdos programáticos destas unidades lectivas. Esta exposição será sempre que possível acompanhada com material audiovisual adequado. No sentido de adquirir as competências necessárias, o aluno será incentivado a aprofundar os seus conhecimentos e a procurar a sua aplicação na análise de novas situaçõess, para além das referidas nas aulas teóricas. Quando solicitada, a docente esclarecerá as dúvidas existentes e orientará o estudo do aluno. Nas aulas teórico-práticas serão resolvidos exercicios de aplicação sobre a matéria leccionada. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A avaliação teórica através de 2 testes escritos permite avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do semestre; | |||
Bibliografia: | |||
1 - Essentials of Economic Evaluation in Healthcare, Elliot R and Payne K, Ed. Pharmaceutical Press, London, 2005 2 - Pharmacoeconomics, Tom Willey et al, Ed. Churchill Livingstone, 2003 3 - Orientações Metodológicos para estudos de avaliação económica de medicamentos , 1998. |