Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmácia Clínica e Hospitalar | 248FCH | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo da Unidade Curricular de Farmácia Clínica e Hospitalar é fornecer conhecimentos básicos e específicos sobre o funcionamento e a organização dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares. Serão abordados aspetos da intervenção do farmacêutico hospitalar e a importância da comunicação com outros profissionais de saúde para a utilização racional dos medicamentos em ambiente hospitalar. Desenvolver capacidades do exercício da profissão no âmbito dos cuidados farmacêuticos hospitalares, na farmácia clínica, na informação e seleção dos medicamentos hospitalares, na monitorização terapêutica, na farmacocinética clínica, no delineamento e preparação da nutrição artificial, na investigação e ensaios clínicos, na preparação de produtos citostáticos e de radiofarmácia, na seleção e dispensa de dispositivos médicos e material de penso. Desta forma, os alunos estarão capacitados para conhecer as especificações necessárias e desenvolver as várias atividades do Farmacêutico Hospitalar. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos hospitalares 2. Organização e gestão do serviço farmacêutico hospitalar Competências e organização; Áreas funcionais 3. Informação de medicamentos 4. Seleção dos medicamentos e guias farmacoterapêuticos 5. Cuidados farmacêuticos hospitalares Monitorização do tratamento farmacológico; Protocolos terapêuticos 6. Farmacocinética clínica Serviço de Farmacocinética Clínica 7. Nutrição artificial Nutrição entérica; Nutrição parentérica; Farmacoterapia na nutrição artificial 8. Investigação e ensaios clínicos Legislação; Fases dos ensaios clínicos; Participação do farmacêutico hospitalar 9. Preparações radiofarmacêuticas Radionuclídeos e radiofármacos para diagnóstico e terapia; Métodos de obtenção de imagem; Manipulação de radiofármacos 10. Preparações citostáticas em ambiente hospitalar 11. Dispositivos médicos e material de penso: Legislação; Classificação dos dispositivos médicos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A aprendizagem sobre a organização e gestão dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares é essencial para adquirir as competências necessárias à atividade farmacêutica nas diversas áreas funcionais (e.g. seleção, aquisição, armazenamento, manipulação, distribuição dos medicamentos, dispositivos médicos e preparações farmacêuticas a nível hospitalar; nas atividades de farmácia clínica). Os alunos aprenderam a selecionar a informação para responder a questões relacionadas com os medicamentos e a comunicar com outros profissionais de saúde para o uso racional dos medicamentos. Será abordado o seu papel na participação de ensaios clínicos e na preparação de controlo de formulações, nomeadamente no módulo da nutrição artificial, citotóxicos e radiofármacos. Os alunos serão incentivados a resolver hipotéticas situações que possam ocorrer nos Serviços Farmacêuticos, demonstrando as várias atividades suscetíveis de intervenção farmacêutica. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Serão apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos, teorias e mecanismos que estão na base dos conteúdos programáticos. Esta exposição será sempre que possível acompanhada com material audiovisual adequado. No sentido de adquirir as competências necessárias, o aluno será incentivado a aprofundar os seus conhecimentos e a procurar a sua aplicação na resolução de casos práticos. Quando solicitada, a docente esclarecerá as dúvidas existentes e orientará o estudo do aluno. O regime de avaliação será contínuo. A avaliação da componente teórica contemplará avaliação dos alunos na resolução dos casos práticos e duas avaliações escritas. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
No sentido de adquirir as competências e as aptidões necessárias, o aluno será incentivado a aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas e a procurar a sua aplicação prática. A avaliação contínua e a avaliação por escrito permitem verificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos. A todas as atividades com natureza avaliativa serão atribuídos créditos (ECTS) devidamente proporcionais ao número de créditos totais. Os ECTS previstos para o trabalho e estudo pessoal do aluno só lhe serão integralmente atribuídos, ou não, em função do desempenho demonstrado pelo aluno, nomeadamente no que respeita à aquisição de conhecimentos e competências previstas. | |||
Bibliografia: | |||
(1) STEPHENS, M. Hospital Pharmacy. Pharmaceutical Press, 2009. (2) CARRANZA, J.H.; Manual de Farmacia Clínica y Atención Farmacéutica; Elsevier; Madrid; 2003. (3) GOMES, M.J.; REIS, A.M.; Ciências Farmacêuticas: Uma Abordagem em Farmácia Hospitalar; Atheneu; 2001. (4) Ministério da Saúde, Manual de Farmácia Hospitalar. (5) BERROZPE, J.D.; LANAO, J.M.; DELFINA, J.M.P.; Biofarmacia y Farmacocinética; Vol. I e II; Editorial Sintesis; Madrid, 2013. (6) GOTTSCHLICH, M.; The Science and Practice of Nutrition Support; ASPEN; 2001. |