Unidade Curricular:Código:
Farmacologia I844FAR1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos da unidade curricular de Farmacologia I a aquisição de conhecimentos de farmacologia e a adaptação destes conhecimentos à prática farmacêutica, em particular:
O1- Compreender as bases farmacológicas e distinguir um fármaco de um medicamento;
O2- Conhecer o ciclo do medicamento e as etapas para a colocação do fármaco no mercado;
O3- Compreender a farmacocinética básica e clínica;
O4- Compreender os mecanismos gerais de acção dos fármacos;
O5- Perceber os mecanismos pelos quais ocorrem interacções medicamentosos entre fármacos, ou entre fármacos e plantas ou alimentos;
O6- Saber identificar os fármacos que actuam em cada sistema e o seu grupo farmacoterapêutico;
O7- Identificar as reacções adversas e compreender o papel do farmacêutico na farmacovigilância;
O8- Adquirir competências para analisar experiências de laboratório em farmacologia;
O9- Ter capacidade de trabalho autónomo com pesquisa de informação usando fontes de informação de farmacologia.
Conteúdos Programáticos:
Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento.
Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica.
Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos.
Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antidepressivos e psicoestimulantes e drogas de abuso.
Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, AINEs e paracetamol.
Fármacos com acção no sistema nervoso autónomo ou vegetativo.
Experimentação animal e regra dos 3Rs. Visualização de vídeos representativos de experiências farmacológicas.
Utilização de software informático simulador de experimentação laboratorial em modelos animais: Virtual Organ Bath Simulation®.
Investigação pré-clinica e ensaios clínicos.
Reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância.
Fontes de informação sobre fármacos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Farmacologia I proporcionam aos estudantes de Ciências Farmacêuticas a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções do Farmacêutico na área da Farmacologia.
Os conteúdos de farmacologia geral e ainda o estudo dos diversos grupos farmacoterapêuticos permitem atingir os abjectivos O1, O2, O3, O4, O5, O6 e O7. A simulação de experiências de farmacologia com software simulador e a visualização de vídeos com experiências básicas de farmacologia, permitem ao aluno atingir os objectivos O8 e O9, despertando o aluno para o espírito crítico para a experimentação laboratorial de farmacologia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos; (iii) simulação de experiências em animais usando programas informáticos e visualização de vídeos sobre experiencias de farmacologia, e (iv) discussão de casos clínicos relevantes.
Avaliação contínua que consiste na realização de dois testes escritos e desempenho do aluno na componente teórico-prática.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A simulação de experiências em animais usando programas informáticos e visualização de vídeos sobre experiencias de farmacologia, a resolução de exercícios e exposição de casos clínicos permite consolidar competências para a utilização da Farmacologia no dia-a-dia do Farmacêutico. A avaliação realizada em contexto teórico e teórico-prático da unidade curricular, permite confirmar a competência científica, observação e sistematização dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia:
1. Rang and Dale's pharmacology, H. P. Rang, J. M. Ritter, R. J. Flower, and G. Henderson (Eds), 8th edition, Churchill Livingstone Elsevier, 2015.
2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014.
3. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung and E Trevor (Eds), 13th edition, McGraw-Hill, 2015.
4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, BA Chabner, BC Knollmann (Eds), 12th edition, McGraw-Hill, 2011.
Docente (* Responsável):
Adriana Pimenta (apimenta@ufp.edu.pt)