Unidade Curricular: | Código: | ||
Ecologia e Ecotoxicologia | 248EECO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Reconhecer a inter-relação entre os compartimentos ambientais, a poluição e seus riscos. Ao final do curso, o aluno deverá compreender os conceitos fundamentais da ecotoxicologia, assim como a influência das acções antrópicas nas comunidades. Além disso, o aluno deverá conhecer os métodos de análise toxicológicas rotineiras empregados com vistas não só ao diagnóstico da qualidade ambiental como também à previsão de impactos ambientais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução ao curso. Ecossistemas e seu funcionamento. Ecotoxicologia. Impacto global da poluição. Desreguladores endócrinos. Ecotoxicocinética. Efeitos dos poluentes nos diversos níveis de organização biológica. Avaliação do risco. Programa REACH. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes sendo de natureza informativa e de convite à reflexão crítica sobre as virtudes, contextos e riscos associados à ação antropogénica, o que está alinhado com os objetivos de conhecimentos apresentados. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Expositivo e ativo (aprendizagem ativa) incluindo exposição participativa nomeadamente à discussão de temas da actualidade. Recurso a documentários, filmes e notícias da actualidade. A avaliação constará de um teste de avaliação teórico e de um teste de avaliação prático, ambos individuais. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A metodologia adoptada pretende proporcionar a aquisição de conhecimentos sob a forma de uma aprendizagem activa e dinâmica na qual as competências serão consolidadas através da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sessões práticas e teórico-práticas e da análise crítica de temas relevantes no âmbito da disciplina, num sistema de discussão em grupo. | |||
Bibliografia: | |||
Ramade, F. (2003). Elements d'Écologie. Écologie Fondamentale, 3ª ed. Paris, Dunod. Magalhães, D.P. & Filho, A. S. F. 2008. Oecol. Bras., 12(3), 355. Colburn, T. (1998). O nosso futuro roubado. Dinalivro. Persistent organic pollutants (POPs). 2008. WHO. Newman MC & Unger MA (2003) Fundamentals of Ecotoxicology, 2ª ed. Lewis Publ., Inc., Boca Raton. Walker, Hopkins, Silby and Peakall (2003). Principles of Ecotoxicology, 2ª ed. Taylos & Francis Inc. Rodrigues, APC et al. 2011.Avaliação de risco ecológico. CETEM/MCT. Ensayos toxicológicos y métodos de evaluación de calidad de aguas. Castillo Morales, Gabriela (ed.) Van Gestel and Van Brummelen. 1996. Ecotoxicology, 5, 217-225. Nunes B., Carvalho F., Guilhermino, L. 2005. Journal of Enzyme Inhibition and Medicinal Chemistry, 20, (4), 369 - 376. Frasco, M. F.; Fournier, D.; Carvalho, F.; Guilhermino, L. 2005. Biomarkers, 10 (5), 360 - 375. |