Unidade Curricular:Código:
Ecologia e Ecotoxicologia248EECO
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
Reconhecer a inter-relação entre os compartimentos ambientais, a poluição e seus riscos. Ao final do curso, o aluno deverá compreender os conceitos fundamentais da ecotoxicologia, assim como a influência das acções antrópicas nas comunidades. Além disso, o aluno deverá conhecer os métodos de análise toxicológicas rotineiras empregados com vistas não só ao diagnóstico da qualidade ambiental como também à previsão de impactos ambientais.
Conteúdos Programáticos:
Introdução ao curso. Ecossistemas e seu funcionamento. Ecotoxicologia. Impacto global da poluição. Desreguladores endócrinos. Ecotoxicocinética. Efeitos dos poluentes nos diversos níveis de organização biológica. Avaliação do risco. Programa REACH.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos foram definidos em função dos objetivos e competências a serem adquiridos pelos estudantes sendo de natureza informativa e de convite à reflexão crítica sobre as virtudes, contextos e riscos associados à ação antropogénica, o que está alinhado com os objetivos de conhecimentos apresentados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Expositivo e ativo (aprendizagem ativa) incluindo exposição participativa nomeadamente à discussão de temas da actualidade. Recurso a documentários, filmes e notícias da actualidade. A avaliação constará de um teste de avaliação teórico e de um teste de avaliação prático, ambos individuais.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A metodologia adoptada pretende proporcionar a aquisição de conhecimentos sob a forma de uma aprendizagem activa e dinâmica na qual as competências serão consolidadas através da aplicação dos conhecimentos adquiridos em sessões práticas e teórico-práticas e da análise crítica de temas relevantes no âmbito da disciplina, num sistema de discussão em grupo.
Bibliografia:
Ramade, F. (2003). Elements d'Écologie. Écologie Fondamentale, 3ª ed. Paris, Dunod.
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