Unidade Curricular:Código:
Ética e Deontologia Profissional843EDPR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular pretende fornecer aos alunos instrumentos e métodos de reflexão ética sobre questões emergentes e persistentes que se colocam no exercício das diferentes profissões na área das Ciências da Saúde. Os instrumentos e métodos de reflexão ética serão aplicados aos conhecimentos adquiridos sobre as várias temáticas assinaladas nos conteúdos. Pretende-se que os alunos se familiarizem com o método deliberativo e com a reflexão (bio)ética a partir de textos literários narrativos, filmes e documentários, textos jornalísticos, informação válida veiculada por meios digitais.
Conteúdos Programáticos:
Definições Gerais de Ética e de Deontologia; Bioética: princípios e fundamentos; Aprendizagem através de casos; Metodologia deliberativa.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos privilegiam a reflexão sobre as questões éticas e deontológicas na área dos Cuidados de Saúde, com enfoque nas Ciências Farmacêuticas. Esta reflexão pretende que o futuro exercício profissional seja pautado por valores éticos, contribuindo para a Humanização, Integridade e Responsabilidade do mesmo.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A metodologia de ensino incluirá exposição teórica, pesquisa, promoção das actividades de leitura de textos académicos, e de deliberação ética. A avaliação será contínua, baseando-se na realização de duas provas escritas de avaliação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Unidade 1- Definições Gerais de Ética e de Deontologia. Exposição teórica das definições de ética, moral e deontologia; diferentes abordagens éticas, orientadas para as normas, para o processo e para as consequências da ação. Compreensão do conceito de valor ético, princípios e normas. Distinção entre código deontológico e código ético. Sublinha-se a necessidade dos alunos compreenderem estes conceitos básicos, para que a reflexão ética seja fundamentada. Unidade 2 - 2. Bioética: princípios e fundamentos Compreensão das causas do aparecimento da Bioética, das diferentes preocupações éticas ao longo da História e das questões éticas emergentes e persistentes na área da saúde atualmente. Unidade 3 – 3. Reflexão ética sobre casos práticos na área das Ciências Farmacêuticas Após a compreensão dos conceitos teóricos, das diferentes abordagens éticas e do processo deliberativo, os alunos são chamados a deliberar sobre casos práticos.
Bibliografia:
Guerreiro, M.; Fernandes, A. A. (2013). Deontologia e Legislação Farmacêutica. Lisboa: Lidel.
[1] Archer, L., Biscaia, J. e Osswald, W. (1996). Bioética. Lisboa: Verbo.
[2] Neves, C. (2001). Bioética: Temas elementares. [Lisboa]: Fim de Século.
[3] Serrão, D. e Nunes, R (1998). Ética em Cuidados de Saúde. Porto: Porto Editora.
[4] Archer, L., Biscaia, J. e Osswald, W. (1996). Bioética. Lisboa: Verbo.
[5] Beauchamp, T; Childress, J. (2009). Principles of Biomedical Ethics. (Sixth Edition). O.U.P.
[6] Sgreccia, E. (2007). Manual de Bioética: fundamentos e ética biomédica. Cascais: Princípia.
[7] Durand, G. (1999). Introdução Geral à Bioética. São Paulo: Edições Loyola.
[8] Guerreiro, M.; Fernandes, A. A. (2013). Deontologia e Legislação Farmacêutica. Lisboa: Lidel.
MAGALHÃES, S.; A
Docente (* Responsável):
Susana Teixeira (susanat@ufp.edu.pt)