Unidade Curricular:Código:
Dermofarmácia e Cosmética844DERC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Conhecer as principais vias de administração dos produtos: pele e seus anexos cutâneos, e cabelo.
- Identificar os excipientes mais utilizados na preparação de formas farmacêuticas semissólidas e líquidas;
- Identificar as principais afeções dermatológicas e conhecer as substâncias ativas usadas no seu tratamento;
- Analisar formulações de preparações dermofarmacêuticas e de produtos cosméticos: identificar todos os componentes e conhecer a sua função, indicações, modo de preparação laboratorial e industrial e respetivo controlo de qualidade;
- Formular preparações dermofarmacêuticas e cosméticos simples com vista a uma determinada ação e via de administração;
- Conhecer a legislação que regulamenta os cosméticos e produtos de higiene corporal
Conteúdos Programáticos:
Teórica:
A pele humana: funções da pele; diferenciação funcional dos elementos cutâneos; evolução do tecido cutâneo.
Disfunções e dermatoses: tipos de pele e estados da pele; respostas cutâneas ao meio interno e ao meio externo; medicação tópica; prescrições clínicas e tratamento complementar; intervenção farmacêutica.
Produtos cosméticos e de higiene corporal: definição e categorias oficiais; linhas de cosmética; excipientes; caracterização dos produtos segundo a aplicação; boas práticas de fabrico; normas de rotulagem.
Qualidade, segurança, eficácia e aceitabilidade dos produtos cosméticos e de higiene corporal: ensaios físicos, químicos, microbiológicos e biológicos; ensaios comparativos por biometria cutânea.
Laboratorial: Preparação laboratorial de produtos cosméticos e dermofarmacêuticos; aplicação da legislação dos produtos cosméticos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular de Dermofarmácia e Cosmética tem como principais objetivos o estudo de preparações dermofarmacêuticas e cosméticas para aplicação na pele e mucosas elaborados pelo farmacêutico segundo as Boas Práticas de Fabrico. Para tal são necessários conceitos sobre matérias-primas e substâncias medicamentosas, suas incompatibilidades, ações farmacológicas e biodisponibilidade, formulação, produção ao nível magistral e industrial, conservação e acondicionamento e controlo de qualidade.
A Unidade Curricular deve ainda dotar os alunos de competências para a formulação, preparação e controlo de qualidade de produtos cosméticos e de higiene corporal ao nível laboratorial e industrial permitindo a análise, preparação e controlo das formulações do receituário clínico, no que respeita aos produtos dermofarmacêuticos e cosméticos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nas aulas teóricas serão apresentados os conceitos, teorias e mecanismos que estão na base dos conteúdos programáticos. Esta exposição será acompanhada com material audiovisual adequado. O aluno será incentivado a aprofundar os seus conhecimentos e a procurar a sua aplicação na análise de novas formulações. Quando solicitada, a docente esclarecerá as dúvidas existentes e orientará o estudo do aluno. A componente teórica será avaliada através de 2 teste escritos; Nas aulas laboratoriais serão transmitidos conhecimentos sobre o equipamento e as técnicas de preparação das várias formulações fornecidas. O aluno será incentivado a pesquisar sobre os componentes da formulação e conhecer a sua função, indicações, modo de preparação laboratorial e respetivo controlo de qualidade. Durante a aula o aluno deverá executar o trabalho laboratorial com base na sua pesquisa. A componente laboratorial será avaliada através do trabalho realizado no laboratório e de um teste prático.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As aulas teóricas dotarão os alunos de conhecimentos sobre excipientes, substâncias medicamentosas, suas incompatibilidades, ações farmacológicas e biodisponibilidade, formulação, produção ao nível magistral e industrial, estabilidade e controlo de qualidadedos produtos cosméticos e dermofarmacêuticos. Pretende-se com as aulas prático-laboratoriais que os alunos adquiram competências de manipulação galénica familiarizando-se com os equipamentos e técnicas de preparação de cosméticos. A verificação da aquisição de conhecimentos e competências será conseguida através da avaliação do trabalho autónomo. Contudo, as metodologias de avaliação previstas incluem testes escritos, por se considerar que só desta forma é feita a avaliação integral das capacidades, competências científicas e a sistematização dos conhecimentos que o aluno deve adquirir na unidade curricular.
Bibliografia:
(1) MAIBACH, H., BAREL, A., Handbook of cosmetic science and technology, Informa Healthcare, 2009.
(2) L. PONS GIMIER, J. L. PARRA LUEZ, Ciência Cosmética: bases fisiológicas y criterios prácticos, Consejo General de Colegios Oficiales Farmaceuticos, Madrid, 2005.
(3) BARATA, E.; Cosméticos; LIDEL; Lisboa; 2002.
(4) BUXTON, P.; ABC of Dermatology; 4th Edition; BMJ Books, London; 2003.
(5) PROENÇA DA CUNHA, SILVA, A., ROQUE, O., CUNHA, E.; Plantas e Produtos Vegetais em Cosmética e Dermatologia; Fundação Calouste Gulbenkian; Lisboa; 2004
Docente (* Responsável):
Rita Oliveira (ritao@ufp.edu.pt)