Unidade Curricular:Código:
Biologia Molecular e Celular843BMC
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
Esta unidade curricular é fundamental para qualquer curso de graduação em ciências da saúde uma vez que serve como ponte entre currículos que visem explorar a base molecular da vida ou a complexidade das interações celulares. Ao nível dos conhecimentos visa proporcionar uma melhor compreensão sobre a complexidade molecular, estrutural e funcional da célula, o seu funcionamento articulado em organismos multicelulares, e a importância de mecanismos de protecção endogénos para a manutenção da homeostasia celular e organismal. Ao nível das competências visa proporcionar capacidade para: compreender e reconhecer a importância relativa da célula na saúde e na doença. Ao nível das aptidões visa proporcionar competências práticas na área da análise e validação de informação técnico-científica no domínio da biologia molecular e celular, e desenvolvimento contínuo dos conhecimentos.
Conteúdos Programáticos:
Part I. Teórica: Perspectiva histórica; Diferentes tipos de células; Modelo estrutural dos sistemas biológicos: célula e água; Estrutura e função das biomoléculas; Biomembranas; Organelos celulares: ultra-estrutura, fisiologia e patologia; Ciclo celular: mitose e meiose; Replicação e transcrição; Síntese proteica. Morte celular.
Parte II. Prática e Prático-Laboratorial: Caracterização de aminoácidos e proteínas; Isolamento de proteínas; Análise experimental da relação estrutura-função (enzimas); Testes qualitativos para identificação de hidratos de carbono; Elaboração e observação de preparações extemporâneas de tecidos vegetais e de tecidos animais; Estudo morfológico e estrutural de células procarióticas; Isolamento de organelos celulares e estudo da permeabilidade de biomembranas. Preparação e observação das diferentes fases da mitose.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
As células são estruturas altamente dinâmicas e exibem movimentos coordenados de componentes celulares como proteínas, ácidos nucléicos, e organelos. Disciplinas como a genética, biologia celular, biologia molecular e bioquímica, abordam este tema a partir de ângulos distintos mas complementares, sendo todos eles importantes para ajudar o estudante a ter uma visão holística da célula. A parte teórica está dividida em quatro secções: (i) base química da vida; (ii) estrutura e função de organelos/compartimentos e a sua importância para a fisiologia e patologia celulares; (iii) comunicação intracelular; e (iv) papel da biossinalização na homeostasia celular e de organismos multicelulares. A parte prática incide explora a utilização da microscopia óptica na diferenciação de organismos e estruturas sub-celulares. Deste modo, a unidade curricular visa proporcionar ao aluno a capacidade para: (i) compreender de forma mais aprofundada como funcionam os seres vivos ao nível celular; (ii) manipu
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Parte I: Exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes aos conteúdos programáticos estabelecidos no programa teórico da disciplina, e de forma articulada com a bibliografia adotada. A aprovação será certificada através da realização de dois testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação de 75% da nota final da unidade curricular). A não aprovação remete o aluno para a realização de exame no final do semestre.
Parte II: Nas aulas práticas serão utilizadas metodologias de natureza experimental. A aprovação à componente prática será certificada através da realização de 2 teste teórico-práticos (90%) e avaliação contínua (10%). A aprovação à componente prática implica a obtenção de, pelo menos, 10/20 valores (ponderação de 25% na nota fina da unidade curricular).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Parte I: Visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos. Parte II: Visam melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial.
Bibliografia:
1.QUINTAS A., FREIRE A.P., HALPERN M.J. – Bioquímica: Organização molecular da vida/Lidel, 2008
2. SUNKEL CE, AZEVEDO C. - Biologia Molecular e Celular, Lidel eds. Técnicas, 5ª Edição, 2012 ISBN: 9789727576920
3. RIBEIRO MG - Manual de exercícios de apoio à componente teórica da UC, 2014.
4. LODISH et al., Molecular Cell Biology, 7th Edition, Freeman, c. 2013.
5. ALBERTS et al - Molecular Biology of the Cell 6th Ed, Garland Science, 2015
Docente (* Responsável):
Anabela Castro (acastro@ufp.edu.pt)
Rita Castro (ritac@ufp.edu.pt)