Unidade Curricular:Código:
Biologia Vegetal e Animal844BIVA
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão ser capazes de identificar e descrever os diferentes constituintes das células animais e vegetais. Conseguir perceber a influência de certos factores externos, bem como da influência das diferentes hormonas vegetais no desenvolvimento da planta.
Conteúdos Programáticos:
Teórica
1. Classificação dos seres vivos
2. Tipos de células eucarióticas:
2.1. Células animais vs células vegetais
2.2. Organelos celulares
2.3. Parede celular
3. Tecidos vegetais
4. Morfologia e anatomia dos órgãos vegetais
5. Respiração e fotossíntese
6. Regulação do crescimento e desenvolvimento das plantas: hormonas vegetais
7. Factores externos e crescimento das plantas
PRATICA
1. Taxonomia
2. Fotossíntese e respiração celular
3. Pigmentos fossintéticos
4. Vasos de condução/transporte nas plantas
5. Morfologia dos órgãos vegetais
6. Fungos
7. Métodos de extração de ADN
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Componente teórica: Visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos.
Componente prática: Visam melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Componente teórica: Exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes aos conteúdos programáticos estabelecidos no programa da disciplina, e de forma articulada com a bibliografia adotada. A aprovação será certificada através da realização de dois testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação de 75% da nota final da unidade curricular).
Componente prática: Execução e interpretação de protocolos laboratoriais. Observação de preparações permanentes seguida de desenho dos diversos componentes e discussão sobre a sua localização constituição e função. A aprovação à componente prática será certificada através da realização de 2 testes escritos e relatórios referentes às atividades práticas, correspondendo a 90%+10%, respectivamente (com uma classificação média de, pelo menos 10/20 valores) a componente prática tem uma ponderação de 25% na nota final da unidade curricular.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Componente teórica: Visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos. Componente prática: Visam melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial.
Bibliografia:
Alberts B, Johnson A, Lewis J, et al. (2002) Molecular Biology of the Cell 4th EDGarland Science; 2002
Azevedo C., Sunkel C.E. (2012) Biologia Celular e Molecular. 5ª Ed. Lidel
Lidon FJC, Gomes HP, Abrantes ACS. (2001) Anatomia e Morfologia Externa das Plantas Superiores. Lidel.
Lincoln T. (2002) Plant physiology. 3ª Ed Sunderland. Sinauer Associates.
Meyer B, Anderson D, Bohning R, Fratianne D (1973) Introdução à Fisiologia Vegetal. Fundação Calouste Gulbenkian.
Raven P.; Evert RF, Eichorn SR. (1999) Biology of plants. 6ªh Ed Freeman and Company
Taiz L, Zeiger E (2002) Plant Physiology. Sinauer Associates, Lda
Docente (* Responsável):
Rita Castro (ritac@ufp.edu.pt)