Unidade Curricular:Código:
Biofarmácia e Farmacocinética297BFAR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
5Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Português52
Objectivos de Aprendizagem:
O objectivo da disciplina é fornecer os conhecimentos essenciais no âmbito da Biofarmácia e da Farmacocinética referentes às questões relacionadas com a administração de medicamentos, o estabelecimento de regimes posológicos e o desenvolvimento de novos medicamentos, quer do ponto de vista teórico quer do ponto de vista prático.
Conteúdos Programáticos:
Introdução. Biodisponibilidade. Biofarmacotécnica. Farmacocinética.
Factores fisiológicos influentes. Medicamentos para aplicação na pele e nas mucosas. Medicamentos para uso oral e parenteral.
Factores físico-químicos. Natureza da forma em que se encontra o fármaco. Estado físico do fármaco.
Factores farmacotécnicos. Importância dos excipientes ou veículos, dos adjuvantes. Importância da qualidade da embalagem. Importância da forma farmacêutica.
Libertação, Absorção, Distribuição, Metabolização, Excreção. Modelos Farmacocinéticos. Administração de Fármacos. Regimes Posológicos.
Tempo de Semi-vida, Volume de Distribuição, Velocidade Específica de Absorção, de Biotransformação de Eliminação, Clearance plasmática, Área sob a Curva, Concentração máxima de fármaco, Tempo de concentração máxima de fármaco.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular de Biofarmácia e Farmacocinética tem como principais objectivos o conhecimento das questões relacionadas com a administração, biodisponibilidade dos medicamentos e estabelecimento de regimes posológicos. Os conhecimentos ministrados nesta unidade curricular permitem conhecer as vias de administração, requisitos dos medicamentos para cada via de administração e a farmacocinética dos fármacos de forma a modular os regimes posológicos.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Nas aulas teóricas serão apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos, teorias e mecanismos que estão na base dos conteúdos programáticos destas unidades lectivas. Esta exposição será sempre que possível acompanhada com material audiovisual adequado. No sentido de adquirir as competências necessárias, o aluno será incentivado a aprofundar os seus conhecimentos. Quando solicitada, o docente esclarecerá as dúvidas existentes e orientará o estudo do aluno; Nas teórico-praticas serão aplicados os conhecimentos adquiridos em exercícios práticos. Durante a aula o aluno deverá executar o trabalho laboratorial com base na sua pesquisa esclarecendo as dúvidas com a docente A componente teórica e teórico-prática será avaliada através de 2 testes escritos.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação teórica através de 2 testes escritos permite avaliar os conhecimentos adquiridos pelos alunos ao longo do semestre.
Bibliografia:
(1) DOMENECH – Biofarmácia y Farmacocinética; Ed. Síntesis, Vol I e II
(2) PRISTA L.N., CORREIA ALVES A., MORGADO R., Tecnologia Farmacêutica; 5ª edição; vol. I, II e III; Fundação Calouste Gulbenkian; Lisboa; 1995
(3)SHARGEL L., YU A.B.C. “Applied Biopharmaceutics and Pharmacokinetics”, 3rd edition, Prentice Hall International Editions, 1994