Unidade Curricular:Código:
Bromatologia e Análises Bromatológicas844BABR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
O principal objetivo da Bromatologia é o estudo dos alimentos. Pretende-se que o aluno, como futuro farmacêutico, adquira conhecimentos e competências que lhe permitam solucionar problemas essencialmente a nível do controlo da qualidade e da segurança dos produtos alimentares, numa perspectiva terapêutica e relacionada com a promoção da saúde, na área das ciências da saúde.
Conteúdos Programáticos:
COMPONENTE TEÓRICA
Introdução à Bromatologia, Alimentação racional, saudável e equilibrada. Composição global dos alimentos (constituintes desejáveis – água, prótidos, hidratos de carbono, lípidos, sais minerais, vitaminas, aditivos alimentares, corantes naturais e compostos responsáveis pelo aroma/sabor; constituintes indesejáveis). Classificação dos alimentos. Leite e seus derivados proteicos. Carne, peixe e ovos. Óleos e Gorduras. Cereais e seus derivados e leguminosas. Legumes e frutos. Alimentos açucarados. Bebidas (alcoólicas e não alcoólicas).
COMPONENTE LABORATORIAL
Análise global de uma refeição (teor de humidade; teor de cinzas; teor de matéria gorda por extração em Soxhlet; teor em azoto total pelo método de Kjeldahl). Ensaios de controlo analítico de diversos produtos alimentares: Ensaios de controlo analítico do leite. Ensaios de controlo analítico do azeite. Ensaios de controlo analítico do vinho.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Bromatologia a Análises Bromatológicas visa aumentar os conhecimentos gerais de um aluno que frequente uma licenciatura na área das Ciências da Saúde, permitindo que o mesmo desenvolva competências mais amplas na sua carreira profissional. A componente teórica e prática desta disciplina reúne conceitos teóricos e técnicas analíticas usadas de modo transversal em diferentes áreas do conhecimento. Esta unidade curricular permite dar a conhecer os macro e micronutrientes presentes no alimento; Alterações químicas e nutricionais que ocorrem durante o processamento alimentar e métodos de conservação; Procedimentos analíticos usados na avaliação da qualidade do alimento; Fraudes; Rotulagem; Aditivos alimentares. Estes conhecimentos teóricos adquiridos possibilitarão o prosseguimento dos estudos no contexto laboratorial. O programa da unidade curricular procura assim fornecer uma formação teórica básica, sempre numa perspetiva de aplicação prática dos conceitos lecionados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
As aulas teóricas serão dadas em slides (fornecidos pelo docente), seguindo a ordem do programa curricular pré-definido, sustentadas com referências bibliográficas de elevada credibilidade científica. As aulas práticas serão de carácter laboratorial, apoiadas por um livro de protocolos (fornecidos pela docente) e cuja aplicação abrange diferentes técnicas analíticas no âmbito do controlo de qualidade em alimentos.
Avaliação:
Componente teórica (80%): dois testes escritos (50% cada); Componente laboratorial (20%): um teste escrito (20%).
O aluno só se considera "Aprovado" quando a nota final de ambas as componentes (teórica e prática) for igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
No final desta unidade curricular, os alunos deverão conhecer os nutrientes fundamentais presentes nos alimentos; saber reconhecer a sua importância para a promoção da saúde; adquiri conhecimentos técnicos e fundamentais para a avaliação da qualidade do alimento e no controlo de qualidade do mesmo (falsificação; deterioração; valor nutricional e interpretação do rótulo). Terão conhecimentos sobre alimentos transformados e específicos, permitindo distinguir cada género alimentício, numa perspetiva mais abrangente. As duas componentes (teórica e prática) desta unidade curricular estão interligadas e complementam-se: nas aulas teóricas serão lecionados os fundamentos teóricos dos conteúdos programáticos, consolidados pela realização de aulas práticas laboratoriais escolhidas para esse efeito. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criados propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas e as atividades de avaliação de conhecimentos, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. No fim da lecionação da unidade curricular, os alunos deverão conseguir aplicar os conhecimentos adquiridos em situações novas, quer seja em contexto de trabalho ou no prosseguimento de estudos.
Bibliografia:
1. Picó, Y.; Chemical Analysis of Food: Techniques and Applications; Academic Press, Elsevier; San Diego, USA. 2012. ISBN 978-0-12-384862-8
2. Salinas, R.D. Alimentos e Nutrição: Introdução à bromatologia. 3ª Edição. Artmed Ed. São Paulo, Brasil. 2002. ISBN 85-7307-991-6
3. Srinivasan Damodaran, Kirk L. Parkin, Owen R. Fennema's food chemistry. 4rd Edition. 2008. ISBN 0-849392-72-1.
4. Koblitz, M.G.B. Bioquímica de Alimentos. Teoria e aplicações práticas. 1ª Edição. LAB Ed., Rio de Janeiro, Brasil. 2008. ISBN 978-85-277-1384-9
5. Koblitz, M.G.B. Matérias-primas Alimentícias. Composição e Controlo de Qualidade. 1ª Edição. Guanabara Koogan Eds. Rio de Janeiro, Brasil. 2011 ISBN 9788527718158.
Docente (* Responsável):
Ana Cristina Vinha (acvinha@ufp.edu.pt)