Unidade Curricular: | Código: | ||
Virologia | 843VIRO | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Revisão e discussão atual do conhecimento em Virologia, com particular ênfase na sua importância para o desenvolvimento das competências dos profissionais de Saúde, versando diferentes áreas de atuação, como o diagnóstico clínico e laboratorial, tratamento, prevenção e controlo, e pesquisa bibliográfica corretamente fundamentada. Os alunos deverão ser capazes de reconhecer os sinais e sintomas das doenças, a sua forma de disseminação e a epidemiologia dado terem de ser capazes também de intervir a nível da Saúde Pública e no sentido incluindo a educação para a saúde, e no diagnóstico laboratorial das infeções virais. No caso especifico das Ciências Farmacêuticas será dado um particular enfase à fundamentação biológica das estratégias preventivas e de tratamento de infeções virais como são o caso dos antivirais e das vacinas. O caso da pandemia por coronavirus tera particular destaque. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Caracterização dos virus e sua intervenção como potenciais agentes causadores de doença. Mecanismos biológicos, patologias associadas, estrategias de prevençao e tratamento. Casos clínicos reais serão apresentados como exemplo na sedimentação dos conhecimentos nos modelos apresentados. Componente laboratorial: Manipulação de produtos biológicos e Identificação de infecções virais. 1. Introdução à Virologia. 2. Vírus causadores de hepatite 3. Infeções virais características da infância. 4. Infeção congénita por vírus e malformações fetais. 5. Infeções sexualmente transmissíveis 6. Infeções gastrentéricas virais 7. Infeção respiratória viral. Os casos do influenza e do coronavirus 8. Retrovírus. Infeção VIH/SIDA. Infeções virias em imunodeprimidos. 9. Arbovírus e vírus causadores de doença hemorrágica. 10. Picornavírus. 11. Vacinação. Bioterrorismo. 12. Vírus causadores de carcinomas. 13. Outros vírus com importância clínica. 14. Diagnóstico das infeções virais | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Dada a necessidade de consolidação de conhecimentos básicos e de uma constante atualização na área da Virologia, dada a sua constante evolução, quer a nível de doenças emergentes, que ao nível da utilização de novas metodologias e conceitos, os conteúdos programáticos incluem, não só os conhecimentos básicos, mas fazem referência a todas as temáticas mais atuais na área da virologia. Os conteúdos programáticos serão abordados numa perspetiva clínica, aproximando a exposição dos conteúdos às necessidades de resposta que se impõem ao profissional de saúde, pensando em termos de patologias. Nesse sentido o estudo das diferentes viroses com relevância clínica para o Homem, como focado nos conteúdos programáticos, prepara o aluno para este desafio profissional. Além disso, saber recolher as amostras corretamente, de acordo com a suspeita clínica, e interpretar os resultados são conhecimentos técnicos e científicos com enfase na parte prática da disciplina. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aula magistral, discussão de casos clínicos e “problem based learning”. A avaliação da disciplina compreenderá a realização de duas frequências escritas (cujo coeficiente de ponderação é de 80% na nota final), discussão de casos clínicos, pesquisa e resolução de casos reais e avaliação contínua ponderada (20%). Forma de execução pedagógica: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Brainstorming sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta em sala de aula. Relativamente à componente laboratorial a aprendizagem resulta da execução laboratorial dos trabalhos que reforçam a aprendizagem teórica. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As aulas envolvem a revisão e discussão atual do conhecimento em virologia com particular ênfase na sua importância para o desenvolvimento das competências dos profissionais de Saúde. Dada a evolução constante da Virologia, pretende-se uma atualização de conhecimentos mas, principalmente, que o aluno adquira competências que lhes permitam fazer frente aos problemas que, como profissionais de saúde que já são, se lhes apresentam diariamente. Assim, a resolução de casos clínicos e situações reais, com recurso à bibliografia e orientação para utilizar o conhecimento científico atual às suas reais necessidades práticas, é um dos principais objetivos da disciplina. Assim, a discussão de conceitos, a discussão de casos clínicos e a aprendizagem baseada no problema, “problem based learning”, assumem-se como as metodologias mais apropriadas para atingir os objetivos. As aulas teóricas são de natureza essencialmente expositiva, com apresentação e discussão de casos clínicos e situações reais. Será sempre fomentado o espírito crítico e o estudo autónomo. Para as aulas teóricas usar-se-á a apresentação de diapositivos, sendo fornecida ao aluno a bibliografia nuclear para suporte ao estudo. Nas aulas práticas o aluno aprenderá a metodologia e técnicas mais atuais para diagnóstico laboratorial das infeções, nomeadamente a cultura de células, a biologia molecular e as técnicas imunológicas. Será realizado o diagnóstico a partir de amostras clínicas, e a interpretação de resultados e a forma correta de os reportar. | |||
Bibliografia: | |||
Barroso et al., Microbiologia Médica Volume 1, 2014, LIDEL Barroso et al., Microbiologia Médica Volume 2, 2014, LIDEL Ferreira e Sousa, Microbiologia, 2009, LIDEL Infection prevention and control - guidance to action tools. Copenhagen: WHO Regional Office for Europe; 2021. European Centre for Disease Prevention and Control/WHO Regional Office for Europe. HIV/AIDS surveillance in Europe 2021 – 2020 data. Stockholm: ECDC; 2021 Artigos cientificos em: www.highwire.org www.sciencedirect.com www.cdc.gov/eid |