Unidade Curricular:Código:
Tecnologia Farmacêutica IV843TFA4
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os estudantes adquirem conhecimentos básicos e específicos, competências e aptidões para formular, preparar, controlar as formulações receituário clínico, permitindo-lhes assumir responsabilidade industrial no que respeita à preparação e controlo de qualidade de preparações oftálmicas, nasais, auriculares, pulmonares e injetáveis.
Competências:
- Conhecer o modo de funcionamento das vias de administração das preparações oftálmicas, nasais, auriculares, parenterais e pulmonares;
- Identificar as matérias-primas mais utilizadas na preparação de formas farmacêuticas para aplicação oftálmica, nasal, auricular, parenteral e pulmonar;
- Analisar formulações de preparações para administração oftálmica, nasal, auricular, parenteral e pulmonar: identificar os componentes e conhecer a sua função, indicações, modo de preparação laboratorial e industrial e respetivo controlo de qualidade;
- Formular preparações simples com vista a uma determinada ação e via de administração.
Conteúdos Programáticos:
Teórica
1. Preparação de produtos estéreis: Manipulação com técnica asséptica
2. Preparações oftálmicas
Anatomofisiologia do olho; Absorção; Monografia; Excipientes, Preparação; Controlo; Acondicionamento
3. Preparações nasais
Anatomofisiologia da mucosa nasal; Fatores que afetam a integridade do epitélio nasal; Monografia; Excipientes; Preparação; Controlo; Acondicionamento
4. Preparações auriculares
Anatomofisiologia do canal auditivo; Monografia; Excipientes; Preparação; Controlo; Acondicionamento
5. Preparações parentéricas
Vias de administração; Monografia; Excipientes; Preparações definitivas e extemporâneas; Controlo; Acondicionamento
6. Formas farmacêuticas para administração pulmonar
Anatomofisiologia do sistema respiratório; Monografia; Administração pulmonar; Preparações pressurizadas e dispositivos de inalação; Excipientes; Controlo
Prático-laboratorial
Manipulação de preparações para aplicação oftálmica, nasal, auricular e parenteral.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A Unidade Curricular de Tecnologia Farmacêutica IV tem como principal objetivo o estudo das preparações farmacêuticas oftálmicas, nasais, auriculares, pulmonares e parentéricas. Para tal serão abordados conceitos sobre excipientes e substâncias medicamentosas, suas incompatibilidades, ações farmacológicas e biodisponibilidade, formulação, produção ao nível magistral e industrial, conservação e acondicionamento e controlo de qualidade.
Adicionalmente, serão desenvolvidas as competências de manipulação laboratorial das referidas formas farmacêuticas, permitindo a análise, preparação e controlo das formulações do receituário clínico. Muitas destas formulações apresentam o requisito da esterilidade, pelo que serão transmitidos as metodologias da técnica asséptica.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórica (70%): apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos, teorias que estão na base do programa. Esta exposição será sempre que possível acompanhada com material audiovisual. No sentido de adquirir as competências, o aluno será incentivado a aprofundar os conhecimentos e a procurar a aplicação na análise de formulações, para além das referidas nas aulas. Nas tutoriais, a docente esclarecerá as dúvidas existentes e orientará o estudo. Avaliação: 2 momentos de avaliação escritos.
Prático-laboratoriais (30%): transmitidos conhecimentos sobre o equipamento e técnicas de preparação das formulações fornecidas. O aluno pesquisará sobre os componentes, indicações, modo de preparação laboratorial e controlo de qualidade das formulações. Durante a aula, o estudante executará o trabalho com base na pesquisa esclarecendo as dúvidas. Avaliação: contínua da execução autónoma dos trabalhos laboratoriais (30%) e realização de uma avaliação laboratorial (70%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação teórica por escrito permite validar as competências científicas e a sistematização dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. A avaliação laboratorial contínua e através da realização de um trabalho permitem avaliar as competências adquiridas ao nível das aptidões práticas e destreza laboratorial. No sentido de adquirir as competências e as aptidões necessárias, o estudante será incentivado a aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas e a procurar a sua aplicação prática. A todas as atividades com natureza avaliativa serão atribuídos créditos (ECTS) devidamente proporcionais ao número de créditos totais. Os ECTS previstos para o trabalho e estudo pessoal do aluno só lhe serão integralmente atribuídos, ou não, em função do desempenho demonstrado pelo aluno, nomeadamente no que respeita à aquisição de conhecimentos e competências previstas. Além das avaliações referidas, serão dadas aos alunos oportunidades de demonstrar que atingiram os objetivos propostos através de momentos de avaliação caso a docente o entenda ou o estudante o solicite. Estes elementos informativos poderão ser considerados se se verificar benefício para o estudante.
Bibliografia:
1) PRISTA, L.N., CORREIA ALVES, A., MORGADO, R., SOUSA LOBO, J. Tecnologia Farmacêutica III, 8ª Edi. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2013.
2) Farmacopeia Portuguesa 9; Edição Oficial; Instituto Nacional da Farmácia e do Medicamento, Lisboa, 2008.
3) CARMEN LOZANO et al., Manual de Tecnología Farmacéutica. Elsevier, Barcelona, 2012 ISBN: 978-84-8086-600-2
4) US Food and Drug Administration (FDA) Center for Drug Evaluation and Research (2004), Guidance for Industry Sterile Drug Products produced by aseptic. Current Good Manufacturing Practices.
5) Fox, S. C. Remington Education. Pharmaceutics. PhP (Pharmaceutical Press), 2014.
6) www.infarmed.pt