Unidade Curricular: | Código: | ||
Química Geral e Inorgânica | 843QGEI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O principal objetivo desta unidade curricular é fornecer os conceitos fundamentais da química e por esta via os conhecimentos indispensáveis à compreensão de disciplinas mais avançadas no campo das ciências farmacêuticas. As competências a atingir são: O1- Conhecimento das regras básicas de segurança, do material de laboratório e sua utilização O2- Conhecimento dos conceitos necessários para a execução de um protocolo O3- Manipulação correta de algarismos significativos, notação científica e conversão de unidades; O4- Escrever o nome científico de um composto a partir da sua fórmula química e vice-versa O5- Saber acertar equações O6- Ser capaz de realizar cálculos de concentração envolvendo estequiometria O7- Reconhecer os vários tipos de reações O8- Compreensão de conceitos relativos a ligação química e forças intermoleculares O9- Identificar complexos e elementos ativos farmacologicamente O10- Reconhecer compostos inorgânicos com interesse Farmacêutico | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1 - Segurança em laboratório: regras gerais. CP2- Operações laboratoriais correntes: preparação e armazenagem de soluções. Utilização de material de vidro. Medições e diluições. CP3- Erros e algarismos significativos. Sistema internacional de unidades. CP4- Átomos, iões e moléculas. Nomenclatura de compostos inorgânicos. CP5- Reações químicas e equações químicas. CP6- Reações de precipitação, de ácido-base, de oxidação redução e de complexação. CP7- Concentração de soluções (molaridade, fração molar, percentagem em volume, percentagem em massa, molalidade). CP8- Volumetrias ácido-base e oxidação-redução. CP9- Ligação química: conceitos básicos. CP10- Complexos e elementos ativos: iões metálicos e agentes quelantes na medicina. CP11- Ligandos ativos: compostos inorgânicos com interesse farmacêutico. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular (CP1-CP11) vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos (O1-O10). Procura-se proporcionar um balanço sólido entre os princípios teóricos e a aplicação prática das competências na área da química, focando a resolução e discussão de problemas, de forma a permitir que os alunos desenvolvam uma visão mais clara e crítica. Pretende-se ainda capacitar os alunos para o correto manuseamento de material de uso corrente em laboratório e para a execução conveniente de operações básicas. CP1- visa atingir O1 CP2- visa atingir O1 e O2 CP3- visa atingir O2 e O3 CP4- visa atingir O4 CP5- visa atingir O5 e O7 CP6- visa atingir O5 e O7 CP7- visa atingir O6 CP8- visa atingir O5 a O7 CP9- visa atingir O8 CP10- visa atingir O9 CP11- visa atingir O10 | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
As metodologias a utilizar são os métodos expositivo, dedutivo e indutivo. É utilizada também a metodologia por simulação pedagógica, isto é, o processo de ensino/aprendizagem é realizado em condições próximas da realidade laboratorial. M1- Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno. M2- Resolução de exercícios de aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas. M3- Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos. M4- Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental. Avaliação Teórica (80 %): Dois testes de avaliação sumativa (50 % cada da classificação final). Prática Laboratorial (20 %): Um teste de avaliação sumativa (60 %) + execução dos protocolos experimentais e preenchimento das respetivas fichas (30 %) + Desempenho laboratorial (10 %). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
M1 - Utilização da plataforma de e-learning para armazenar material didático que será disponibilizado ao aluno: todos os objetivos. M2 - Resolução de exercícios de aplicação dos conceitos ministrados nas aulas teóricas: objetivos O3 a O8. M3 - Realização de trabalhos experimentais que permitirão despertar o espírito crítico dos alunos e aplicar os conceitos teóricos apreendidos: objetivos O1 a O7 e O9 a O10. M4 - Protocolos experimentais e respetivos anexos com as fichas a serem preenchidas pelos alunos após cada atividade experimental: objetivos O1 a O6, O9 e O10. | |||
Bibliografia: | |||
1] Chang, R.; Overby, J. - Chemistry - 13ª Ed., McGraw-Hill, 2019. [2] Kaim, W.; Scwederski, B. - Bioinorganic Chemistry: Inorganic Elements in the Chemistry of life, An Introduction and Guide - John Wiley & Sons, 2ª Ed., 2013. [3] Guimarães, S.; Moura, D.; Silva, P.S. - Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas - Porto Editora, 6ª Ed., 2014. [4] Renata, S.; Pimenta, A.; Catarino, R. - Manual Prático de Análise Química - Lusodidacta, 2018. |