Unidade Curricular: | Código: | ||
Nutrição e Dietética | 843NDIE | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
3 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
De acordo com os descritores de Dublin pretende-se que o aluno seja capaz de: - identificar os constituintes dos alimentos, nutricionais e não nutricionais e suas funções; - compreender e comentar a importância da alimentação/nutrição como parte integrante da promoção de saúde e prevenção da doença e; - reconhecer as diferentes necessidades e restrições nutricionais/alimentares em função da fase no ciclo de vida e na doença. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Alimentação e Nutrição 1. Necessidades energéticas no adulto. Impacto das escolhas alimentares na saciedade e saciação. Regulação do apetite. 2. Alimentação na infância e adolescência. Necessidades energéticas e nutricionais. Diferentes tipos de fórmulas de alimentação infantil. 3. Alimentação na grávida e aleitante. Necessidades energéticas e nutricionais. 4. Alimentação na pessoa idosa. Necessidades energéticas e nutricionais. A importância da hidratação. Dietética 5. Obesidade. Epidemiologia. Causas e Consequências. Intervenção dietética. 6. Alimentação e fatores de risco de doença cardiovascular: diabetes, hipertensão arterial e dislipidemias. 7. Cuidados com a alimentação nas alterações gastro-intestinais. 8. Alimentação, nutrição e alterações osteortaticulares. 9. Alimentação, nutrição e doença celíaca. 10. Alimentação no doente com fenilcetonúria. 11. Alimentação, nutrição e cancro. Prevenção e fitoquímicos. 12. Suplementos Alimentares. Interação alimento-medicamento. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A Nutrição é fundamental para o atingir e manutenção da Saúde, tornando-se, por isso, numa das bases em que a prestação de cuidados de saúde assenta. A dietética, uma área específica da nutrição/alimentação, intervém não só a nível curativo, em patologia susceptíveis de melhoria através de aconselhamento alimentar, mas também a nível preventivo, no sentido de se intervir o mais precocemente possível nos factores de risco alimentares (mais facilmente modificáveis), de forma a evitar o surgimento de determinadas patologias na população. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular tem uma carga horária semanal correspondente a uma aula teórica (T) e uma aula teórico-prática (TP). No que respeita ao desenvolvimento das matérias, e de forma transversal às unidades lectivas: - nas aulas T serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos, que serão retomados posteriormente na aula TP; - as aulas TP terão essencialmente características de seminário, onde serão retomados, analisados e discutidos com os alunos, os aspectos que foram objecto de informação na aula T. Os alunos realizarão trabalho de pesquisa e cruzamento de informação, a partir de situações de trabalho em grupo, eventuais visitas de estudo e outras formas de aprendizagem participada, que a docente considerar conveniente no momento. A avaliação será composta por 2 momentos de avaliação escrita: componente teórica (80%) e componente teórico-prática (20%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Nas aulas teóricas serão tratados todos os aspectos que constituem os conteúdos programáticos gerais da Nutrição e Dietoterapia na Saúde e na Doença. As aulas teórico-práticas terão essencialmente características de seminário, onde serão analisados e discutidos com os alunos, os conteúdos programáticos gerais de avaliação da composição corporal e do consumo alimentar e ainda, a Nutrição e Dietoterapia ao longo do ciclo de vida. | |||
Bibliografia: | |||
- Insel P., Turner R.E., Ross D. 2007. Nutrition. 3th edition. Jones and Bartlett Publishers. - Silva MR. 2015. Avaliação nutricional e composição corporal. 3ª edição. Edições Universidade Fernando Pessoa. Porto. - Silva MR. 2015. Alimentação na ginástica: de Pais para Filhos. Federação de Ginástica de Portugal/Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Lisboa. - Silva MR, Paiva T. 2015. Sono, Nutrição, Ritmo Circadiano, Jet Lag e Desempenho Desportivo. Federação de Ginástica de Portugal/Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. Lisboa. - Silva, Maria-Raquel G; Bellotto, Maria Luisa. 2015. Nutritional Requirements for Maternal and Newborn Health. Current Women’s Health Reviews: 11: 41-50. DOI:10.2174/157340481101150914201357. |