Unidade Curricular:Código:
Microbiologia Clínica843MCLI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
A presente unidade curricular tem como objectivo descrever de forma integrada a etiologia, a patogénese e o diagnóstico das infecções que atingem diferentes locais anatómicos do Homem. Assim, pretende-se a aquisição e/ou melhoria de competências no que se refere às doenças infecciosas de origem bacteriana, fúngica, vírica e/ou parasitária com relevância clínica para o Homem, nomeadamente à sua etiologia, patogénese, diagnóstico (incluindo a adequada colheita e processamento de amostras clínicas para o seu diagnóstico laboratorial), prevenção e tratamento. Será dada particular relevância a infecções emergentes e aos grupos microbianos que exibem resistência a múltiplos antibióticos, abordando-se também as novas moléculas do armamentário terapêutico.
Conteúdos Programáticos:
AULAS TEÓRICAS
Estudo das principais infecções humanas, nomeadamente a sua etiologia (bacteriana, fúngica, vírica, parasitária), patogénese, diagnóstico, prevenção e tratamento:
Infecções do trato respiratório superior e regiões anexas
Infecções do trato respiratório inferior
Infecções do sistema nervoso central
Infecções sistémicas
Infecções do trato urinário
Infecções sexualmente transmissíveis
Infecções gastrintestinais
Infecções cutâneas, muco-cutâneas e subcutâneas
Infecções osteoarticulares
Infecções oculares
Infecções obstétricas e perinatais
AULAS LABORATORIAIS
I-Análise de amostras clínicas no contexto do diagnóstico laboratorial de infecções de diferentes etiologias (colheita, conservação, validação)
II-Diagnóstico laboratorial de infecções de variados tipos e etiologias
1.Processamento da amostra clínica
2.Identificação de agentes etiológicos (métodos clássicos e moleculares)
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos, centrados numa componente científica e laboratorial avançada no que se refere à etiologia, patogénese, diagnóstico e tratamento de infecções com relevância clínica para o Homem em diversos locais anatómicos, estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular, uma vez que permitem ao estudante uma ampla aquisição, integração e aplicação, de forma gradual e orientada, dos diversos conceitos, conhecimentos e metodologias fundamentais e específicos em Microbiologia Clínica. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelo estudante. Desta forma, o estudante deverá ser capaz de atingir os objectivos de aprendizagem definidos anteriormente.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica das aulas teóricas: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de conceitos, orientação do estudo autónomo do estudante por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre temas relevantes relacionados com o programa.
Forma de execução pedagógica das aulas laboratoriais: preparação, execução e discussão de resultados dos protocolos laboratoriais previstos que reforçam a aprendizagem teórica.
A avaliação segue o determinado na Normativa Académica de funcionamento das Licenciaturas e Mestrados Integrados da UFP.
Avaliação contínua [incluindo: i) duas provas de avaliação teórica escritas e trabalho individual do estudante, onde se enquadram resoluções de casos clínicos ou aprofundamento de conhecimentos através de pesquisa (componente teórica); ii) duas provas de avaliação prático-laboratoriais e desempenho do estudante em ambiente laboratorial (componente prático-laboratorial)].
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate, aplicação prática de conceitos e orientação do estudo autónomo e do trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular, uma vez que permitem uma aquisição, reflexão crítica, integração e aplicação graduais dos conhecimentos técnico-científicos. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada ao cumprimento dos objectivos pretendidos. A manipulação de amostras clínicas em ambiente laboratorial com a finalidade de identificar e caracterizar espécies de microrganismos (bactérias, fungos, vírus, parasitas) causadoras de infecção reforça os conhecimentos adquiridos sobre os tópicos da componente teórica, através da experimentação científica, e reforça a aquisição de competências. A constante interação entre o docente e o estudante nas aulas de exposição, nas aulas laboratoriais e em sessões tutoriais e períodos de atendimento individual (em que o acompanhamento do estudante é feito de acordo com as suas necessidades e características individuais), permitirão a adequação do estudante aos objectivos propostos. As provas de avaliação serão importantes para avaliar o conhecimento e competências técnico-científicas individuais, permitindo confirmar o cumprimento dos objectivos propostos. A resolução de casos clínicos, o aprofundamento de conhecimentos através de pesquisa ou a aplicação de conhecimentos adquiridos a situações já conhecidas, contribuirão para estimular a curiosidade científica, a reflexão e o espírito crítico, e a integração de conhecimentos, permitindo ainda melhorar a autonomia ao nível da pesquisa bibliográfica e gestão de referências e aperfeiçoar competências de comunicação científica.
Bibliografia:
(1) Tille, P. Bailey & Scott's Diagnostic Microbiology (13th edition). Mosby, 2014.
(2) Garcia, L. S. Clinical Microbiology Procedures Handbook (3rd edition). ASM Press, 2010.
(3) Barroso, H., Meliço-Silvestre, A., Taveira, N. Microbiologia Médica. Lidel, 2014.
(4) Jorgensen, J. H., Pfaller, M. A., Carroll, K. C., Funke, G., Landry, M. L., Richter, S. S., Warnock, D. W. Manual of Clinical Microbiology (11th edition). ASM Press, 2015.
(5) Sousa, J. C. – Antibióticos volume 1 – Edições Universidade Fernando Pessoa, 2016.
(6) Sousa, J. C. Manual de antibióticos antibacterianos. (2ª edição). Edições Universidade Fernando Pessoa, 2007.
(7) Artigos científicos actuais.