Unidade Curricular: | Código: | ||
História e Sociologia da Farmácia | 843HSF | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 2 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 26 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
i) Identificar as principais mudanças na técnica e saber farmacêutico ao longo do tempo; (ii) Identificar os contextos sociais e científicos de desenvolvimento da disciplina; (iii) Conhecer e identificar os nomes dos precursores deste ramo disciplinar e dos ramos vizinhos; (iv) Contextualizar historicamente as principais revoluções / ruturas no âmbito da Farmácia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução 1. A etnofarmácia: métodos tradicionais de cura 2. A Farmácia na Grécia Antiga: Hipócrates fez escola 3. A Farmácia na Roma Antiga: da herança grega a Galeno 4. A(s) Idade(s) Média(s): Mundo árabe e mundo cristão 5. Universidades e ensino; Regulamentação da Farmácia 6. Renascimento e saúde: migração de doenças e remédios 7. Os autores: portugueses e estrangeiros 8. O esplendor das Ciências: a racionalização do pensamento 9. A revolução instrumental 10. Iatroquímica e iatromecânica 11. A higiene e saúde públicas 12. Vacinação 13. Farmácia e terapêutica nos séculos XIX e XX 14. Medicina experimental e patologia celular 15. A industrialização e democratização do medicamento 16. A regulamentação da prática farmacêutica em Portugal | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos incidem sobre os grandes temas da história da Farmácia e das respetivas práticas sociais desde as civilizações pré clássicas à sociedade actual. Com recurso a bibliografia especializada pretende-se dar a conhecer as principais mudanças no âmbito da técnica e do saber farmacológico, contextualizando-as historicamente. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A metodologia de ensino assenta em aulas teóricas e expositivas. A avaliação é feita por dois testes escritos e a classificação final resulta da ponderação das classificações parciais dos dois testes e da participação individual do aluno. O insucesso na avaliação contínua remete automaticamente o aluno para exame final. Dois testes escritos. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular é de natureza teórica (dada a carga horária lectiva), desenvolvendo-se com aulas expositivas, complementadas pelo trabalho individual do aluno. Os testes continuam a ser o instrumento mais relevante para avaliação dos conhecimentos e das competências dos estudantes quando estão em causa quer conteúdos de natureza teórica quer a capacidade de análise e de interpretação de fontes bibliográficas. | |||
Bibliografia: | |||
CARWRIGHT, Frederick F. e BIDDISS, Michael – As Doenças e a História, Mem Martins: Europa-América, 2003. DENDLE, Peter e TOUWAIDE, Alain (2008) Health and Healing from the Medieval Garden, London: The Boydell Press. DIAS, José Pedro Sousa - Homens e medicamentos Uma introdução à História da Farmácia, da Farmacologia e da Terapêutica, Disponível em: http://www.ff.ul.pt/~jpsdias/docs/Homens-e-medicamentos-parteI.pdf LE GOFF, Jacques - As doenças têm história, Lisboa, Terramar, 1997. PITA, João Rui - História da Farmácia, Coimbra, Minerva, 1998. SILVA, Alberto Carlos Correia da - Farmácia: História e profissões, Lisboa, Ordem dos Farmacêuticos, 1998. SOURNIA, Jean-Charles - História da Medicina, Lisboa, Instituto Piaget, 1995. |