Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisiopatologia Humana | 843FPHU | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Trata do conhecimento resposta patológica do organismo humano aos diversos mecanismos de agressão célula e da resposta patológica que caracteriza o estado de doença. Assim, procura-se proporcionar aos alunos uma melhor compreensão das relações dinâmicas com os aspectos clínicos e o desenvolvimento do raciocínio clínico dentro da área. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Introdução ao estudo da Fisiopatologia. Conceitos gerais Mecanismos de lesão celular Tipos de lesão celular: reacções adaptativas, degenerescências Lesões irreversíveis: necrose e apoptose Neoplasia Lesão vascular Inflamação aguda e crónica Regeneração, reparação Imunidade Mecanismos fisiopatológicos: respostas tipo I, II, III, IV e V Imunodeficiência congénita e adquirida Anafilaxia Fisiopatologia do sangue Fisiopatologia cardiovascula Fisiopatologia respiratória Fisiopatologia digestiva Fisiopatologia urinária Fisiopatologia endócrina Fisiopatologia SNC Fisiopatologia da osteoporose | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de FIsiopatologia Humana proporcionam aos estudantes de Ciências Farmacêuticas a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitem adquirir conhecimento sobre as patologias mais prevalentes. O conhecimento da fisiopatologia permite uma melhor compreensão do doença e constitui um substrato para a compreensão do tratamento dos síndromes mais frequentes, do ponto de vista do farmacêutico. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica: (i) exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula; (ii) orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos; (iii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes relacionadas com a matéria exposta e (iv) discussão de casos clínicos relevantes. Avaliação contínua que consiste na realização de dois testes escritos na componente teórica (80% na nota final), de um trabalho de grupo (10% na nota final) e o desempenho do aluno (10% na nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de FIsiopatologia Humana proporcionam aos estudantes de Ciências Farmacêuticas a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitem adquirir conhecimento sobre as patologias mais prevalentes. O conhecimento da fisiopatologia permite uma melhor compreensão do doença e constitui um substrato para a compreensão do tratamento dos síndromes mais frequentes, do ponto de vista do farmacêutico. | |||
Bibliografia: | |||
NOWAK TJ, HANDFORD AG. Patophysiology: Concepts and applications for health care professionals McGraw-Hill SILBERNAGL S, LANG F. Color atlas of patophysiology Thieme COTRAN RS, ROBBINS SL. Patologia estrutural e funcional Guanabara Koogan |