Unidade Curricular: | Código: | ||
Fisiologia Geral | 843FGER | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A disciplina de Fisiologia Humana estuda a função desempenhada no organismo humano pelos diferentes órgãos, aparelhos e sistemas que formam no seu conjunto o organismo e a forma como estes interagem na manutenção da homeostasia corporal. O objectivo principal da disciplina é que através dos conhecimentos teóricos e práticos ministrados nas aulas, o aluno adquira uma compreensão integrada da funcionalidade orgânica do corpo humano. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Sistema nervoso: Neurónios e células de glia. Actividade eléctrica dos axónios. Sinapses. Transmissão sináptica. Sistema sensorial: receptores. Adaptação sensorial. Plasticidade cortical. Sentidos somáticos. Sistema muscular: tipos de músculos. Músculo-esquelético. Teoria de deslizamento dos filamentos. Músculo liso e cardíaco. Sistema Cardiovascular: Circulação sanguínea. Actividade eléctrica do coração. Ciclo cardíaco e pressão arterial. Sistema Respiratório: Ventilação. Propriedades físicas dos pulmões. Volumes e capacidades respiratórias. Trocas de gases nos pulmões. Controlo. Sistema Digestivo: controlo nervoso e hormonal do sistema digestivo. Motilidade digestiva. Digestion and absortion. Órgãos anexos. Sistema Renal. Processo renal. Regulação. Sistema Reprodutor. Regulação neurohormonal. Sistema Endócrino. Glândulas endócrinas e hormonas. Mecanismo de actuação hormonal. Eixo hipotalâmico-hipofisário. Sistema imunitário e eixo neuro-endócrino. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Com este programa pretende-se que o aluno se familiarize com os conceitos básicos anatómicos e funcionais da fisiologia humana: órgão e sistemas. O aluno deve ser capaz, progressivamente, de ir sistematizando estes conceitos e reconhecendo as propriedades básicas de cada sistema, e como é que este se comporta para manter a homeostasia orgânica. Será capaz também, de compreender a variedade de respostas fisiológicas a agressões diárias e algumas fisiopatologias associadas. Em paralelo com a apresentação global destes conceitos, de um ponto de vista prático o aluno deverá ser capaz de os integrar no contexto de técnicas básicas de regulação fisiológica e avaliação da integridade dos sistemas apontando as variadas alterações. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e conteúdos programáticos estabelecidos no programa teórico da disciplina, e de forma articulada com a bibliografia adotada. A aprovação será certificada através da realização de dois testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; ponderação de 70% da nota final). A não aprovação remete o aluno para exame no final do semestre. Nas aulas práticas será utilizado um Software de experimentação virtual de fisiologia, que simula experiências que despertem nos alunos o seu sentido crítico bem como consolidar os conhecimentos adquiridos na componente teórica. A aprovação à componente prática será certificada através de 2 testes teórico-práticos. A aprovação à componente prática implica a obtenção de, pelo menos, 10/20 valores (ponderação de 30% na nota final). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Componente teórica: Visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos. Componente prática: Visam melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial. | |||
Bibliografia: | |||
1. Barrett, K & Brooks, H (2015). Ganong's Review of Medical Physiology. 25th ed, McGraw-Hill Education. 2. Hall JE (2015). Guyton and Hall Textbook of Medical Physiology. 13th ed, Saunders. 3. Fox S (2015). Human Physiology. 14th ed, McGraw-Hill Education. 4. Tortora, GJ & Derrickson BH. (2017). Principles of Anatomy and Physiology. 15th ed, John Wiley & Sons. 5. Zao P, Stabler T, Smith L, Griff E, Lokuta A (2018) PhysioEx 9.1 for Human Physiology: Laboratory Simulations in Physiology. Pearson Benjamin Cummings. |