Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmacognosia | 1202FCOG | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O principal objetivo da Farmacognosia é o conhecimento dos fármacos de origem natural, em particular dos que são provenientes do Reino Vegetal. Pretende-se que o aluno, como futuro farmacêutico, adquira conhecimentos e competências que lhe permitam solucionar problemas essencialmente a nível da identificação e análise de produtos de origem vegetal com interesse para a terapêutica ou para a produção dos medicamentos. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Definição de Farmacognosia. Utilização de plantas em terapêutica. Produção de plantas medicinais. Vias metabólicas básicas e metabolitos secundários. Hidratos de carbono, metabolitos sintetisados “via acetato”, metabolitos sintetisados “via chiquimato”, óleos essenciais, saponósidos, heterósidos cardiotónicos, alcalóides e xantinas: definições, estruturas, biossíntese, métodos de extracção e identificação, acções fisiológicas e farmacológicas, fármacos de origem vegetal contendo estes compostos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos abordam os metabolitos secundários sintetizados pelas plantas, bem como as reações químicas de síntese e de hidrólise dos mesmos. Pelos efeitos terapêuticos manifestamente reconhecidos destes compostos, alguns como princípios ativos em medicamentos. Esta temática insere-se no âmbito dos principais objetivos de aprendizagem do discente, de forma a que este desenvolva autonomia e capacidade crítica no conhecimento da farmacognosia. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Teórica: dois testes escritos (50% cada);1 teste escrito (15%); prática: 1 relatório completo (5%). | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino são de carácter teórico com aulas em suporte digital, fundamentadas por uma bibliografia exaustiva e específica. Nessas aulas os alunos adquirem todos os conhecimentos necessários integrados no âmbito da disciplina. A componente prática é do tipo laboratorial, onde os trabalhos realizados estão relacionados com a componente teórica lecionada. Nesta componente, pretende-se que os discentes adquiram conhecimentos sobre manuseamento em laboratório, técnicas analíticas validadas para análise de plantas. | |||
Bibliografia: | |||
1. Costa, A. F. - Farmacognosia - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1994. 2. Bruneton, J. - Pharmacognosie, Phytochimie, Plantes Médicinales - TEC & DOC, Paris, 1999. 3. Proença da Cunha, A. – Farmacognosia e Fitoquímica - 3th ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010. 4. Vilar del Fresno, A. - Farmacognosia General - Sintesis, Madrid, 1999. |