Unidade Curricular:Código:
Farmacognosia1202FCOG
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas4 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês52
Objectivos de Aprendizagem:
O principal objetivo da Farmacognosia é o conhecimento dos fármacos de origem natural, em particular dos que são provenientes do Reino Vegetal. Pretende-se que o aluno, como futuro farmacêutico, adquira conhecimentos e competências que lhe permitam solucionar problemas essencialmente a nível da identificação e análise de produtos de origem vegetal com interesse para a terapêutica ou para a produção dos medicamentos.
Conteúdos Programáticos:
Definição de Farmacognosia. Utilização de plantas em terapêutica. Produção de plantas medicinais.
Vias metabólicas básicas e metabolitos secundários.
Hidratos de carbono, metabolitos sintetisados “via acetato”, metabolitos sintetisados “via chiquimato”, óleos essenciais, saponósidos, heterósidos cardiotónicos, alcalóides e xantinas: definições, estruturas, biossíntese, métodos de extracção e identificação, acções fisiológicas e farmacológicas, fármacos de origem vegetal contendo estes compostos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos abordam os metabolitos secundários sintetizados pelas plantas, bem como as reações químicas de síntese e de hidrólise dos mesmos. Pelos efeitos terapêuticos manifestamente reconhecidos destes compostos, alguns como princípios ativos em medicamentos. Esta temática insere-se no âmbito dos principais objetivos de aprendizagem do discente, de forma a que este desenvolva autonomia e capacidade crítica no conhecimento da farmacognosia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teórica: dois testes escritos (50% cada);1 teste escrito (15%); prática: 1 relatório completo (5%).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino são de carácter teórico com aulas em suporte digital, fundamentadas por uma bibliografia exaustiva e específica. Nessas aulas os alunos adquirem todos os conhecimentos necessários integrados no âmbito da disciplina. A componente prática é do tipo laboratorial, onde os trabalhos realizados estão relacionados com a componente teórica lecionada. Nesta componente, pretende-se que os discentes adquiram conhecimentos sobre manuseamento em laboratório, técnicas analíticas validadas para análise de plantas.
Bibliografia:
1. Costa, A. F. - Farmacognosia - Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 1994.
2. Bruneton, J. - Pharmacognosie, Phytochimie, Plantes Médicinales - TEC & DOC, Paris, 1999.
3. Proença da Cunha, A. – Farmacognosia e Fitoquímica - 3th ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa, 2010.
4. Vilar del Fresno, A. - Farmacognosia General - Sintesis, Madrid, 1999.