Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmácia Clínica Hospitalar | 843FCH | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
5 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
O objetivo desta unidade curricular é fornecer conhecimentos básicos e específicos sobre o funcionamento e a organização dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares. Serão abordados aspetos da intervenção do farmacêutico hospitalar e a importância da comunicação com outros profissionais de saúde para a utilização racional dos medicamentos em ambiente hospitalar. Desenvolver capacidades do exercício da profissão no âmbito dos cuidados farmacêuticos hospitalares, na farmácia clínica, na informação e seleção dos medicamentos hospitalares, na monitorização terapêutica, na farmacocinética clínica, no delineamento e preparação da nutrição artificial, na investigação e ensaios clínicos, na preparação de produtos citotóxicos e radiofarmacêuticos, na seleção e dispensa de dispositivos médicos e material de penso. Desta forma, os alunos estarão capacitados para conhecer as especificações necessárias e desenvolver as várias atividades que compreende a atividade de Farmacêutico Hospitalar. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
"1. Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos hospitalares: conceitos gerais 2. Organização e gestão do serviço farmacêutico hospitalar Competências e organização; Áreas funcionais 3. Informação de medicamentos 4. Seleção dos medicamentos e guias farmacoterapêuticos 5. Cuidados farmacêuticos hospitalares Monitorização do tratamento farmacológico; Protocolos terapêuticos 6. Farmacocinética clínica Serviço de Farmacocinética Clínica 7. Nutrição artificial Nutrição entérica; Nutrição parentérica; Farmacoterapia na nutrição artificial 8. Investigação e ensaios clínicos Legislação; Fases dos ensaios clínicos; Participação do farmacêutico hospitalar 9. Preparações radiofarmacêuticas Radionuclídeos e radiofármacos para diagnóstico e terapia; Métodos de obtenção de imagem; Manipulação de radiofármacos 10. Preparações citostáticas em ambiente hospitalar 11. Dispositivos médicos e material de penso: Legislação; Classificação dos dispositivos médicos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
"A aprendizagem sobre a organização e gestão dos Serviços Farmacêuticos Hospitalares é essencial para adquirir as competências necessárias à atividade farmacêutica hospitalar nas diversas áreas funcionais (e.g. seleção, aquisição, armazenamento, manipulação, distribuição dos medicamentos, dispositivos médicos e preparações farmacêuticas a nível hospitalar; nas atividades de farmácia clínica). Os alunos aprenderam a selecionar a informação para responder a questões relacionadas com os medicamentos e a comunicar com outros profissionais de saúde para o uso racional dos medicamentos. Será abordado o seu papel na participação de ensaios clínicos e na preparação de controlo de formulações, nomeadamente no módulo da nutrição artificial, citotóxicos e preparações radiofarmacêuticas. Os alunos serão incentivados a resolver hipotéticas situações que possam ocorrer nos Serviços Farmacêuticos, demonstrando as várias atividades suscetíveis de intervenção farmacêutica. " | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
"Nas aulas teóricas serão apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos e teorias que estão na base dos conteúdos programáticos, estimulando a participação ativa dos alunos sempre que possível. Esta exposição será acompanhada com material audiovisual adequado. No sentido de adquirir as competências, o aluno será incentivado a aprofundar os conhecimentos e procurar a sua aplicação através de: (i) análise e aplicação dos conceitos teóricos em situações reais hipotéticas e (ii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes do programa. Em sessões de orientação tutorial, a docente esclarecerá as dúvidas e orientará o estudo do aluno. A avaliação será contínua, sendo os conhecimentos adquiridos validados através da realização de 2 avaliações escritas em datas marcadas no início do semestre. A falta de comparência a uma avaliação implica a classificação de 0 para efeitos de cálculo da classificação final e a não atribuição dos ECTS. " | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
"As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se sobretudo num modelo de desenvolvimento de competências, tendo em vista a aquisição de saberes e capacidades de valor acrescentado para o exercício de uma atividade profissional. No sentido de adquirir as competências e as aptidões previstas, o aluno será incentivado a aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas (de caráter expositivo/participativo) e a procurar a sua aplicação prática em situações reais (de caráter demonstrativo/participativo). A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas teórico-prática permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas (sessões de orientação tutorial), permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A avaliação realizada em contexto teórico da unidade curricular permite validar as competências científicas e a sistematização dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. A todas as atividades com natureza avaliativa serão atribuídos créditos (ECTS) devidamente proporcionais ao número de créditos totais. Os ECTS previstos para o trabalho e estudo pessoal do aluno só lhe serão integralmente atribuídos, ou não, em função do desempenho demonstrado pelo aluno, nomeadamente no que respeita à aquisição de conhecimentos e competências previstas. Além das avaliações referidas, serão dadas aos alunos oportunidades de demonstrar que atingiram os objetivos propostos através de momentos de avaliação caso a docente o entenda ou o aluno o solicite. Estes elementos informativos poderão ser considerados se se verificar benefício para o aluno. " | |||
Bibliografia: | |||
"(1) Stephens M. (2009). Hospital Pharmacy. Pharmaceutical Press. (2) Carranza J.H. (2003). Manual de Farmacia Clínica y Atención Farmacéutica; Elsevier; Madrid. (3) Gomes M.J., Reis M.J. Reis A.M. (2001). Ciências Farmacêuticas: Uma Abordagem em Farmácia Hospitalar, Atheneu. (4) Ministério da Saúde, Manual de Farmácia Hospitalar. (5) Berrozpe J.D., Lanao J.M., Delfina J.M.P. Biofarmacia y Farmacocinética; Vol. I e II; Editorial Sintesis; Madrid. (6) Gottschlich M. (2001). The Science and Practice of Nutrition Support; ASPEN. | |||
Docente (* Responsável): | |||
Carla Martins Lopes (cmlopes@ufp.edu.pt) Pedro da Silva Soares (pmsoares@ufp.edu.pt) |