Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmacognosia e Fitoterapia | 843FCFT | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 7 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 91 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Pretende-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam i) reconhecer aspetos gerais dos fármacos de origem natural, em particular os provenientes do Reino Vegetal, com interesse para a terapêutica ou para a produção dos medicamentos, ii) validar produtos de saúde como medicamentos à base de plantas medicinais à luz da Legislação actual, iii) reconhecer aspectos gerais das principais espécies vegetais usadas em Fitoterapia, agrupando-as de acordo com os seus constituintes activos principais e/ou a sua aplicação na terapia de diferentes situações clínicas, iv) aconselhar o doente na utilização de medicamentos ou produtos à base de plantas medicinais, v) avaliar a sua qualidade, eficácia e segurança e vi) elaborar e/ou reconhecer a aplicação clínica de preparações contendo plantas medicinais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Aulas teóricas: 1. Conceitos gerais sobre Farmacognosia 2. Compostos fenólicos: àcidos fenólicos, cumarinas, flavonoides, quinonas. 3. Terpenóides e esteróides 4. Compostos aminados (alcaloides e metilxantinas) 5. Introdução à Fitoterapia 6. Aspectos legislativos sobre medicamentos à base de plantas medicinais 7. Fitoterapia Aplicada 8. Intervenção farmacêutica em Fitoterapia Aulas laboratoriais: Planeamento e execução de experiências científicas nas áreas da Farmacognosia e Fitoterapia. Identificação e análise de produtos de origem vegetal. Avaliação da qualidade, eficácia e segurança de preparações contendo plantas medicinais. Elaboração e/ou reconhecimento da aplicação clínica de preparações contendo plantas medicinais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Forma de execução pedagógica das aulas teóricas: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de alguns conceitos, orientação do estudo autónomo por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre questões actuais e pertinentes. Forma de execução pedagógica das aulas prático-laboratoriais: preparação, execução e discussão dos protocolos prático-laboratoriais previstos que reforçam a aprendizagem teórica. Avaliação: Teórica (cujo coeficiente de ponderação é de 80% na nota final da UC)- Dois testes de avaliação sumativa, 2 h (50% cada da classificação final). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores. Prática (cujo coeficiente de ponderação é de 20% na nota final da UC) - Um teste de avaliação sumativa, 1 h 30 m (60% da classificação final) + elaboração e apresentação de um trabalho (20 %) + execução dos protocolos laboratoriais (20%). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. A componente laboratorial reforça os conhecimentos e reforça a aquisição de competências. | |||
Bibliografia: | |||
Vinha, A.F., Sousa, C., Oliveira, M.B.P.P. (2020). Food waste and by-products recovery: nutraceutical and health potential of carotenoids as natural pigments. 1ª Ed., Lambert Academic Publishing. ISBN: 978620-2-67242-9. Proença da Cunha, A. (2010) Farmacognosia e Fitoquímica. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. ISBN: 9789723111422 Cunha, A.P., Teixeira, F., Silva, A. & Roque, O.R. (2012) Plantas na terapêutica: farmacologia e ensaios clínicos. 2ª Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. ISBN: 978-972-31-1224-5 European Scientific Cooperative on Phytotherapy (ESCOP). ESCOP Monographs. The Scientific Foundation for Herbal Medicinal Products. Publicado online em http://www.escop.com/ Souto, R., Pimenta, A. e Catarino, R. (2018). Manual Prático de Análise Química, 1ª Ed., Lusodidacta, Loures. Farmacopeia Portuguesa (edições IV, V e VIII). |