Unidade Curricular:Código:
Farmacognosia e Fitoterapia843FCFT
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas7 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês91
Objectivos de Aprendizagem:
Pretende-se que os alunos adquiram competências que lhes permitam i) reconhecer aspetos gerais dos fármacos de origem natural, em particular os provenientes do Reino Vegetal, com interesse para a terapêutica ou para a produção dos medicamentos, ii) validar produtos de saúde como medicamentos à base de plantas medicinais à luz da Legislação actual, iii) reconhecer aspectos gerais das principais espécies vegetais usadas em Fitoterapia, agrupando-as de acordo com os seus constituintes activos principais e/ou a sua aplicação na terapia de diferentes situações clínicas, iv) aconselhar o doente na utilização de medicamentos ou produtos à base de plantas medicinais, v) avaliar a sua qualidade, eficácia e segurança e vi) elaborar e/ou reconhecer a aplicação clínica de preparações contendo plantas medicinais.
Conteúdos Programáticos:
Aulas teóricas:
1. Conceitos gerais sobre Farmacognosia
2. Compostos fenólicos: àcidos fenólicos, cumarinas, flavonoides, quinonas.
3. Terpenóides e esteróides
4. Compostos aminados (alcaloides e metilxantinas)
5. Introdução à Fitoterapia
6. Aspectos legislativos sobre medicamentos à base de plantas medicinais
7. Fitoterapia Aplicada
8. Intervenção farmacêutica em Fitoterapia

Aulas laboratoriais:
Planeamento e execução de experiências científicas nas áreas da Farmacognosia e Fitoterapia. Identificação e análise de produtos de origem vegetal. Avaliação da qualidade, eficácia e segurança de preparações contendo plantas medicinais. Elaboração e/ou reconhecimento da aplicação clínica de preparações contendo plantas medicinais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos estão totalmente de acordo com os objetivos de aprendizagem da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Forma de execução pedagógica das aulas teóricas: exposição dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula, aplicação prática de alguns conceitos, orientação do estudo autónomo por consulta da bibliografia recomendada. Debate sobre questões actuais e pertinentes.
Forma de execução pedagógica das aulas prático-laboratoriais: preparação, execução e discussão dos protocolos prático-laboratoriais previstos que reforçam a aprendizagem teórica.
Avaliação:
Teórica (cujo coeficiente de ponderação é de 80% na nota final da UC)- Dois testes de avaliação sumativa, 2 h (50% cada da classificação final). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores.
Prática (cujo coeficiente de ponderação é de 20% na nota final da UC) - Um teste de avaliação sumativa, 1 h 30 m (60% da classificação final) + elaboração e apresentação de um trabalho (20 %) + execução dos protocolos laboratoriais (20%). O aluno deverá obter média igual ou superior a 9,5 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias de ensino (exposição teórica, debate e orientação do estudo autónomo e trabalho laboratorial) estão totalmente de acordo com os objetivos da unidade curricular. A carga horária de cada um dos conteúdos está também adequada à aquisição dos conhecimentos e competências pelos estudantes. A componente laboratorial reforça os conhecimentos e reforça a aquisição de competências.
Bibliografia:
Vinha, A.F., Sousa, C., Oliveira, M.B.P.P. (2020). Food waste and by-products recovery: nutraceutical and health potential of carotenoids as natural pigments. 1ª Ed., Lambert Academic Publishing. ISBN: 978620-2-67242-9.
Proença da Cunha, A. (2010) Farmacognosia e Fitoquímica. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. ISBN: 9789723111422
Cunha, A.P., Teixeira, F., Silva, A. & Roque, O.R. (2012) Plantas na terapêutica: farmacologia e ensaios clínicos. 2ª Ed. Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa. ISBN: 978-972-31-1224-5
European Scientific Cooperative on Phytotherapy (ESCOP). ESCOP Monographs. The Scientific Foundation for Herbal Medicinal Products. Publicado online em http://www.escop.com/
Souto, R., Pimenta, A. e Catarino, R. (2018). Manual Prático de Análise Química, 1ª Ed., Lusodidacta, Loures.
Farmacopeia Portuguesa (edições IV, V e VIII).
Docente (* Responsável):
Ana Cristina Vinha (acvinha@ufp.edu.pt)
Elisabete Machado (emachado@ufp.edu.pt)
Rita Catarino (ritacat@ufp.edu.pt)