Unidade Curricular: | Código: | ||
Farmacologia I | 843FAR1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
São objectivos da unidade curricular de Farmacologia I a aquisição de conhecimentos de farmacologia e a adaptação destes conhecimentos à prática farmacêutica, em particular: O1- Compreender as bases farmacológicas e distinguir um fármaco de um medicamento; O2- Conhecer o ciclo do medicamento e as etapas para a colocação do fármaco no mercado; O3- Compreender a farmacocinética básica e clínica; O4- Compreender os mecanismos gerais de acção dos fármacos; O5- Perceber os mecanismos pelos quais ocorrem interacções medicamentosos entre fármacos, ou entre fármacos e plantas ou alimentos; O6- Saber identificar os fármacos que actuam em cada sistema e o seu grupo farmacoterapêutico; O7- Identificar as reacções adversas e compreender o papel do farmacêutico na farmacovigilância; O8- Adquirir competências para analisar experiências de laboratório em farmacologia; O9- Ter capacidade de trabalho autónomo com pesquisa de informação usando fontes de informação de farmacologia. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
CP1: Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento. CP2: Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica. CP3: Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos. CP4: Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antidepressivos e psicoestimulantes e drogas de abuso. CP5: Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, AINEs e paracetamol. CP6: Fármacos com acção no sistema nervoso autónomo ou vegetativo. CP7: Experimentação animal e regra dos 3Rs. Visualização de vídeos representativos de experiências farmacológicas. CP8: Utilização de software informático simulador de experimentação laboratorial em modelos animais: Virtual Organ Bath Simulation®. CP9: Investigação pré-clinica e ensaios clínicos. CP10: Reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância. CP11: Fontes de informação sobre fármacos. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Farmacologia I proporcionam aos estudantes de Ciências Farmacêuticas a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções do Farmacêutico na área da Farmacologia. Os conteúdos de farmacologia geral e ainda o estudo dos diversos grupos farmacoterapêuticos (conteúdos programáticos CP1 a CP6) permitiram atingir os objetivos O1, O2, O3, O4, O5 e O6. A exposição de matéria sobre ensaios clínicos e farmacovigilânica (conteúdos programáticos CP9 a CP11), permitem ao aluno atingir os objectivos O7 e O9. A simulação de experiências de farmacologia com software simulador e a visualização de vídeos com experiências básicas de farmacologia (conteúdos programáticos CP7 e CP8), permitem ao aluno atingir os objectivos O8 e O9, despertando o aluno para o espírito crítico para a experimentação laboratorial de farmacologia. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Metodologia de ensino M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos. M3: Simulação de experiências em animais usando programas informáticos. M4: Análise e discussão de artigos científicos versando experiências de farmacologia. M5: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes. M6: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno. Avaliação Os alunos serão avaliados com dois testes escritos (1 hora cada), com uma contribuição de 95% para a nota final. Além disso, será avaliado o desempenho em sala de aula, em particular a resolução de fichas formativas e na realização dos protocolos de farmacologia, com um peso de 5% para a nota final. Caso a média das duas provas escritas seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente inscrito no exame. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1 a O7. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos – Visa atingir O9. M3: Simulação de experiências em animais usando programas informáticos – Visa atingir O8. M4: Análise e discussão de artigos científicos versando experiências de farmacologia – Visa atingir O8 e O9. M5: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes – Visa atingir todos os objectivos. M6: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno – Visa atingir todos os objectivos. | |||
Bibliografia: | |||
1. Rang and Dale's pharmacology, JM Ritter, RJ Flower, G Henderson, YK Loke, D MacEwan, HP Rang (Eds), 9th edition, Elsevier, 2019. 2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014. 3. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung (Ed), 14th edition, McGraw-Hill Education, 2018. 4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, R Hilal-Dandan, BC Knollmann (Eds), 13th edition, McGraw-Hill Education, 2018. |