Unidade Curricular:Código:
Farmacologia I843FAR1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
São objectivos da unidade curricular de Farmacologia I a aquisição de conhecimentos de farmacologia e a adaptação destes conhecimentos à prática farmacêutica, em particular:
O1- Compreender as bases farmacológicas e distinguir um fármaco de um medicamento;
O2- Conhecer o ciclo do medicamento e as etapas para a colocação do fármaco no mercado;
O3- Compreender a farmacocinética básica e clínica;
O4- Compreender os mecanismos gerais de acção dos fármacos;
O5- Perceber os mecanismos pelos quais ocorrem interacções medicamentosos entre fármacos, ou entre fármacos e plantas ou alimentos;
O6- Saber identificar os fármacos que actuam em cada sistema e o seu grupo farmacoterapêutico;
O7- Identificar as reacções adversas e compreender o papel do farmacêutico na farmacovigilância;
O8- Adquirir competências para analisar experiências de laboratório em farmacologia;
O9- Ter capacidade de trabalho autónomo com pesquisa de informação usando fontes de informação de farmacologia.
Conteúdos Programáticos:
CP1: Noções gerais de farmacologia, fármaco versus medicamento.
CP2: Ciclo geral de fármacos no organismo. Farmacocinética básica (absorção, distribuição, metabolização e excreção) e farmacocinética clínica.
CP3: Farmacodinamia e mecanismos gerais de acção dos fármacos.
CP4: Fármacos com acção no sistema nervoso central: sedativos e hipnóticos, antidepressivos e psicoestimulantes e drogas de abuso.
CP5: Fármacos utilizados no controlo da dor: opióides, AINEs e paracetamol.
CP6: Fármacos com acção no sistema nervoso autónomo ou vegetativo.
CP7: Experimentação animal e regra dos 3Rs. Visualização de vídeos representativos de experiências farmacológicas.
CP8: Utilização de software informático simulador de experimentação laboratorial em modelos animais: Virtual Organ Bath Simulation®.
CP9: Investigação pré-clinica e ensaios clínicos.
CP10: Reacções adversas a medicamentos e farmacovigilância.
CP11: Fontes de informação sobre fármacos.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os conteúdos programáticos da unidade curricular de Farmacologia I proporcionam aos estudantes de Ciências Farmacêuticas a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções do Farmacêutico na área da Farmacologia.
Os conteúdos de farmacologia geral e ainda o estudo dos diversos grupos farmacoterapêuticos (conteúdos programáticos CP1 a CP6) permitiram atingir os objetivos O1, O2, O3, O4, O5 e O6. A exposição de matéria sobre ensaios clínicos e farmacovigilânica (conteúdos programáticos CP9 a CP11), permitem ao aluno atingir os objectivos O7 e O9. A simulação de experiências de farmacologia com software simulador e a visualização de vídeos com experiências básicas de farmacologia (conteúdos programáticos CP7 e CP8), permitem ao aluno atingir os objectivos O8 e O9, despertando o aluno para o espírito crítico para a experimentação laboratorial de farmacologia.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Metodologia de ensino
M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula.
M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos.
M3: Simulação de experiências em animais usando programas informáticos.
M4: Análise e discussão de artigos científicos versando experiências de farmacologia.
M5: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes.
M6: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno.
Avaliação
Os alunos serão avaliados com dois testes escritos (1 hora cada), com uma contribuição de 95% para a nota final. Além disso, será avaliado o desempenho em sala de aula, em particular a resolução de fichas formativas e na realização dos protocolos de farmacologia, com um peso de 5% para a nota final. Caso a média das duas provas escritas seja inferior a 9,5 o aluno estará automaticamente inscrito no exame.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A constante interacção entre o docente e o aluno nas aulas de exposição permitirá a adequação do aluno aos objectivos propostos. Para além disso a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas, permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. M1: Exposição e debate dos conceitos teóricos relevantes em sala de aula – Visa atingir O1 a O7. M2: Orientação do estudo autónomo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada e na resolução de exercícios propostos – Visa atingir O9. M3: Simulação de experiências em animais usando programas informáticos – Visa atingir O8. M4: Análise e discussão de artigos científicos versando experiências de farmacologia – Visa atingir O8 e O9. M5: Discussão de problemas e casos clínicos relevantes – Visa atingir todos os objectivos. M6: Utilização da plataforma de e-learning para armazenar e disponibilizar material didático ao aluno – Visa atingir todos os objectivos.
Bibliografia:
1. Rang and Dale's pharmacology, JM Ritter, RJ Flower, G Henderson, YK Loke, D MacEwan, HP Rang (Eds), 9th edition, Elsevier, 2019.
2. Terapêutica Medicamentosa e suas Bases Farmacológicas (Manual de Farmacologia e Farmacoterapia), S Guimarães, D Moura, P Soares da Silva (Eds), 6ª edição, Porto Editora, 2014.
3. Basic & Clinical Pharmacology, BG Katzung (Ed), 14th edition, McGraw-Hill Education, 2018.
4. Goodman & Gilman´s The Pharmacological Basis of Therapeutics, LL Bruton, R Hilal-Dandan, BC Knollmann (Eds), 13th edition, McGraw-Hill Education, 2018.