Unidade Curricular: | Código: | ||
Cuidados Farmacêuticos | 843CUFA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular visa fornecer as ferramentas necessárias para o aluno possa conhecer, compreender, implementar e avaliar os resultados dos diferentes programas de cuidados farmacêuticos existentes. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
"1 – Introdução aos cuidados farmacêuticos. Enquadramento Regulamentar e Profissional. 2 - Cuidados Farmacêuticos em cuidados de saúde primários, hospitalares e continuados. 3 - Serviços Farmacêuticos : Dispensa de Medicamentos, Serviço Informação Saúde, Promoção da Saúde e Prevenção da Doença, Programas de Ensino do uso correcto de dispositivos terapêuticos / de autovigilância. 4 – Revisão da Terapêutica em Doentes – Acompanhamento Farmacoterapêutico. 5 – Programas de Saúde na Farmácia Comunitária (Serviço CheckSaúde). Gestão da doença crónica e gestão da Terapêutica. " | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
"A aprendizagem sobre a organização e implementação dos cuidados farmacêuticos é essencial para adquirir as competências necessárias à atividade farmacêutica hospitalar e comunitária. Os alunos aprendem as bases legais e científicas dos principais métodos e programas de cuidados farmacêuticos, sua relevância e impacto no Sistema de Saúde e procedimentos de execução e avaliação dos mesmos. " | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
"Nas aulas teóricas serão apresentados de forma sucinta, organizativa e descritiva, os conceitos e teorias que estão na base dos conteúdos programáticos, estimulando a participação ativa dos alunos sempre que possível. Esta exposição será acompanhada com material audiovisual adequado. No sentido de adquirir as competências, o aluno será incentivado a aprofundar os conhecimentos e procurar a sua aplicação através de: (i) análise e aplicação dos conceitos teóricos em situações reais hipotéticas e (ii) discussão e reflexão sobre questões pertinentes do programa. Em sessões de orientação tutorial, o docente esclarecerá as dúvidas e orientará o estudo do aluno. A avaliação será contínua, sendo os conhecimentos adquiridos validados através da realização de 2 avaliações escritas em datas marcadas no início do semestre. A falta de comparência a uma avaliação implica a classificação de 0 para efeitos de cálculo da classificação final e a não atribuição dos ECTS. " | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
"As metodologias de ensino utilizadas baseiam-se sobretudo num modelo de desenvolvimento de competências, tendo em vista a aquisição de saberes e capacidades de valor acrescentado para o exercício de uma atividade profissional. No sentido de adquirir as competências e as aptidões previstas, o aluno será incentivado a aprofundar os conhecimentos adquiridos nas aulas teóricas (de caráter expositivo/participativo) e a procurar a sua aplicação prática em situações reais (de caráter demonstrativo/participativo). A constante interação entre o docente e o aluno nas aulas teórico-prática permitirá a adequação do aluno aos objetivos propostos. Para além disso, a utilização de um conjunto de materiais de estudo criado propositadamente, assim como as sessões de apoio para esclarecimento de dúvidas (sessões de orientação tutorial), permitem um elevado nível de ajustamento entre as metodologias utilizadas e os objetivos da unidade curricular. A avaliação realizada em contexto teórico da unidade curricular permite validar as competências científicas e a sistematização dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. A todas as atividades com natureza avaliativa serão atribuídos créditos (ECTS) devidamente proporcionais ao número de créditos totais. Os ECTS previstos para o trabalho e estudo pessoal do aluno só lhe serão integralmente atribuídos, ou não, em função do desempenho demonstrado pelo aluno, nomeadamente no que respeita à aquisição de conhecimentos e competências previstas. Além das avaliações referidas, serão dadas aos alunos oportunidades de demonstrar que atingiram os objetivos propostos através de momentos de avaliação caso a docente o entenda ou o aluno o solicite. Estes elementos informativos poderão ser considerados se se verificar benefício para o aluno. " | |||
Bibliografia: | |||
" 1. FIP. El Papel del Farmacéutico en el Sistema de Atencíon a la Salud: Atención Farmacéutica. Informe de la Reunión de la OMS Tokio, Japón, 31 de Agosto al 3 de Septiembre 1993. Buenas Práticas de Farmácia: Normas de Calidad de Servicios Farmacéuticos. Tóquio: FIP, 1993-1994. 2 . Koda-Kimble MA, Young LY. Applied therapeutics. The clinical use of drugs. 7ª edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins , 2001. 3. Santos HJ, Iglésias P, Fernández-Llimós F, Faus MJ, Rodrigues LM. Segundo Consenso de Granada sobre Problemas Relacionados com Medicamentos – Tradução Intercultural de Espanhol para Português (europeu). 2005 4.Cipolle RJ, Strand Linda M. , Morley PC. Pharmaceutical care practice – The clinician's Guide. segunda ediçao edition. 2004. " |