Unidade Curricular: | Código: | ||
Biologia Vegetal e Animal | 843BIVA | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão ser capazes de identificar e descrever os diferentes constituintes das células animais e vegetais. Conseguir perceber a influência de certos factores externos, bem como da influência das diferentes hormonas vegetais no desenvolvimento da planta. Serão ainda abordadas as caraterísticas dos fungos, algas e líquens, bem como a sua importância a nível alimentar, industrial e patológica. Pretende-se ainda alertar os alunos para alguns dos problemas ambientais e como isso afetará o planeta, dando a conhecer alterações que conduzirão a uma forma de vida mais sustentável. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Teórica 1. Classificação dos seres vivos 2. Células animais vs células vegetais 3. Tecidos vegetais 3.1. Meristemas 3.2. Tecidos de preenchimento 3.3. Tecidos de sustentação; 3.4. Tecidos condutores; 3.5. Estruturas secretoras 4. Morfologia e anatomia dos órgãos vegetais 4.1. Raíz, 4.2. Caule; 4.3. Folha 4.4 Estruturas reprodutivas 5. Movimento de água e solutos nas plantas 6. Regulação do crescimento e desenvolvimento das plantas: hormonas vegetais 7. Metabolismos secundário 8. Fungos algas e líquens 8.1. Importância alimentar, industrial e patológica 9. Ecologia e sustentabilidade PRÁTICA 1. Taxonomia 2. Fotossíntese e respiração celular 3. Pigmentos fotossintéticos 4. Vasos de condução/transporte nas plantas 5. Morfologia dos órgãos vegetais 6. Fungos, algas e líquens | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Componente teórica: Visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos. Componente prática: Visam melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Componente teórica (CT): Exposição, de forma descritiva e integrada, dos conceitos, teorias e mecanismos subjacentes aos conteúdos programáticos e de forma articulada com a bibliografia adotada. Aprovação À T: realização de dois testes escritos (classificação média de, pelo menos, 10/20 valores; 70% da nota final da UC). Componente prática (CP): Execução e interpretação de protocolos laboratoriais. Observação de preparações permanentes, seguida de desenhos e discussão sobre a sua localização constituição e função. Aprovação à CP: 2 testes escritos (correspondendo a 80% da nota da CP), relatórios referentes às atividades práticas e apresentação oral de um trabalho de grupo - 20% da nota da CP. A CP tem uma ponderação de 30% na nota final. A média ponderada da CT com a CP só pode ser feita com nota mínima de 10 valores a cada componente. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Componente teórica: Visam a aquisição do conhecimento técnico-científico geral e específico desta UC, bom nível de comunicação escrita e uma boa capacidade de relacionamento de conceitos. Componente prática: Visam melhorar a compreensão e aprofundar o conhecimento técnico-científico do aluno sobre tópicos específicos do programa, bem como melhorar a capacidade de operacionalidade, quer nos processos de organização e execução do trabalho quer do raciocínio laboratorial. | |||
Bibliografia: | |||
Alberts B, Johnson A, Lewis J, et al. (2002) Molecular Biology of the Cell 4th EDGarland Science; 2002 Azevedo C., Sunkel C.E. (2012) Biologia Celular e Molecular. 5ª Ed. Lidel Lidon FJC, Gomes HP, Abrantes ACS. (2001) Anatomia e Morfologia Externa das Plantas Superiores. Lidel. Lincoln T. (2002) Plant physiology. 3ª Ed Sunderland. Sinauer Associates. Meyer B, Anderson D, Bohning R, Fratianne D (1973) Introdução à Fisiologia Vegetal. Fundação Calouste Gulbenkian. Raven P.; Evert RF, Eichorn SR. (1999) Biology of plants. 6ªh Ed Freeman and Company Taiz L, Zeiger E (2002) Plant Physiology. Sinauer Associates, Lda |