Unidade Curricular: | Código: | ||
Bioquímica Fisiológica | 843BIFI | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
2 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
A unidade curricular visa o estudo dos principais processos metabólicos, assim como do relacionamento entre os órgãos envolvidos na manutenção do equilíbrio metabólico. É importante que os alunos assimilem os aspectos fundamentais da Bioquímica, e aprofundem os domínios particulares do metabolismo das principais biomoléculas e da bioquímica e fisiologia do sistema endócrino. Simultaneamente, pretendem-se introduzir algumas situações clínicas relacionadas com alterações nas vias metabólicas estudadas ou no sistema endócrino. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
1. Metabolismo dos Hidratos de Carbono (Glicólise; Gluconeogénese; Via das pentoses fosfato; Ciclo de Krebs; Cadeia de transporte de electrões e Fosforilação oxidativa; Metabolismo do glicogénio; Doenças) 2. Metabolismo dos Lípidos (Oxidação e síntese de ácidos gordos; Lipogénese; Mobilização dos depósitos lipídicos; Corpos cetónicos; Metabolismo do colesterol; Lipoproteínas plasmáticas; Doenças) 3. Metabolismo dos Aminoácidos (Reações de transaminação e desaminação de aminoácidos; Ciclo da ureia; Síntese e degradação de aminoácidos; Doenças) 4. Interrelações Metabólicas 5. Digestão e Absorção Gastrointestinal 6. Sistema Endócrino | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
Os conteúdos programáticos que integram a unidade curricular vão de encontro às necessidades que são estabelecidas nos objetivos. A unidade curricular visa o estudo dos principais processos metabólicos, assim como do relacionamento entre os órgãos envolvidos na manutenção do equilíbrio metabólico. Os alunos deverão ter capacidade de compreensão e aquisição de conhecimentos na área da Bioquímica estrutural e metabólica e do sistema endócrino. Pretende-se também que os alunos adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. As aulas práticas laboratoriais incluem a discussão detalhada, com resolução de exercícios, dos principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo e do sistema endócrino, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis. As aulas práticas laboratoriais incluem ainda a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos. Teórica (80%): 2 testes (50% cada); Prática Laboratorial (20%): 6 mini-testes (15% cada) e desempenho em laboratório (10%) | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, é importante que os alunos assimilem os aspectos fundamentais da Bioquímica, e aprofundem os domínios particulares do metabolismo das principais biomoléculas e da bioquímica e fisiologia do sistema endócrino. Sendo assim, nas aulas teóricas procede-se à exposição dos conceitos teóricos relevantes e orientação do estudo dos alunos por consulta da bibliografia recomendada. Numa segunda fase, pretendem-se introduzir algumas situações clínicas relacionadas com alterações nas vias metabólicas estudadas ou no sistema endócrino. Para isso, as aulas práticas incluem a discussão detalhada, com resolução de exercícios, sobre os principais temas, incluindo a análise de doenças de metabolismo e do sistema endócrino, seus sintomas e relação com a(s) causa(s), e tratamentos possíveis. Pretende-se também que os alunos adquiram e desenvolvam competências empíricas ao contactar com novas metodologias laboratoriais. Sendo assim, as aulas práticas laboratoriais incluem ainda a execução de trabalhos práticos de aplicação dos vários conceitos teóricos. | |||
Bibliografia: | |||
Berg, J.M., Tymoczko, J.L., Gatto, G.J., & Stryer, L. (2019). Biochemistry (9ª ed.). W.H. Freeman and Company. Cardoso, I.L., Leal, F., & Lemos, C. (2020). Biochemical Changes During The Human Lifespan. Cambridge Scholars Publishing. Cardoso, I.L., & Leal, F. (2013). Manual de Exercícios de Bioquímica. edições UFP. Cardoso, I.L., Moutinho, C., Sousa e Silva, C., Lemos, C., Leal, F., & Silva, P. (2014). Trabalhos Laboratoriais de Bioquímica (3ª ed.). edições UFP. Devlin, T.M. (2010). Textbook of Biochemistry with Clinical Correlations (7ª ed.). Wiley-Liss. Leal, F., & Cardoso, I.L. (2013). Casos Clínicos em Bioquímica. edições UFP. Leal, F., & Cardoso, I.L. (2018). Sistema Endócrino e Patologias Associadas. Lusodidacta. Mckee, T., & Mckee, J.R. (2016). Biochemistry: the Molecular Bases of Life (6ª ed.). McGraw-Hill. Nelson, D.L., & Cox, M.M. (2017). Lehninger Principles of Biochemistry (7ª ed.). W.H. Freeman and Company. |