Unidade Curricular: | Código: | ||
Biofísica | 843BFIS | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Primeiro Semestre | Português/Inglês | 52 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Promoção do conhecimento de conceitos básicos da física e a sua utilização no entendimento de diversas funções biológicas. Adicionalmente, pretendem estudar-se as diversas aplicações da física às várias operações farmacêuticas nas suas diferentes vertentes, nomeadamente da análise química e instrumental, e da tecnologia farmacêutica. Nesse sentido, deverão os alunos desenvolver uma mentalidade observadora e crítica em relação a diferentes técnicas de caracterização física por forma a valorizar a sua correcta utilização e entendimento, noutros blocos de aprendizagem e no futuro exercício profissional. Por último, pretende-se que os alunos desenvolvam competências que lhes permitam a aprendizagem ao longo da vida, com elevado grau de autonomia e oportunidade. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Propriedades da Matéria O estado líquido Estrutura física dos líquidos. Descrição de um diagrama de fases de um componente. Viscosidade: Resistência ao movimento nos fluidos Interesse do estudo da viscosidade em farmácia Fluídos Newtonianos e não Newtonianos Fluidos dilatantes, plásticos e pseudoplásticos Equação de Poiseuille Aplicação da lei de conservação do débito à circulação sanguínea Determinação da viscosidade pelo método do tubo capilar e pelo método das esferas cadentes. Capilaridade. Determinação da TS pelo método do capilar Aplicações no domínio biológico: Tensioactivos pulmonares e Maturidade pulmonar fetal O estado sólido Definições Classificação dos sistemas cristalinos Polimorfismo. Relevância em Ciências Farmacêuticas Caracterização do estado sólido em Ciências Farmacêuticas Óptica Radiações electromagnéticas Propriedades da luz. Regiões espectrais e comp. de onda Leis da reflexão e refracção. A refracção e a lei de Snell | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
A unidade curricular está dividida em vários capítulos abordando diferentes aspectos de interesse para as Ciências Farmacêuticas. Em cada capítulo são apresentados exemplos da aplicação das leis da física para melhor entendimento de diversas funções biológicas e do funcionamento do organismo humano. Adicionalmente, são também apresentados exemplos de aplicação às diferentes operações da profissão farmacêutica nas suas diferentes vertentes, nomeadamente da análise química e instrumental, e da tecnologia farmacêutica. Nesse sentido, serão ministrados conhecimentos teóricos e, essencialmente de aplicação prática, sobre os estados da matéria e sua caracterização física, mecânica dos fluídos e reologia, tensão superficial, óptica e refractometria. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
A unidade curricular compreende duas componentes, teórica (T, 1,5h contacto/semana) e Teórico - prática (TP, 1hcontacto/semana). Nas aulas T, os tópicos do sumário são desenvolvidos em aulas de contacto, atempadamente calendarizadas, recorrendo a equipamento audiovisual adequado e enfatizando os aspectos que exigem a integração de conceitos. Adicionalmente são desenvolvidas deduções e demonstrações no quadro. No final da exposição de cada tema são colocadas questões para discussão/revisão. A avaliação é efectuada através da realização de 2 testes escritos. As aulas de contacto TP envolvem a consolidação dos conhecimentos adquiridos na componente T e a realização de exercícios de aplicação. A avaliação é efectuada através da realização de 2 testes escritos. A aprovação à unidade curricular implica aprovação global a ambas as componentes, cuja ponderação é de 70% para a T e 30% para a TP. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A aplicação das metodologias de ensino adoptadas para a componente teórica visam a aquisição e consolidação de conhecimento no domínio técnico-científico da unidade curricular, a melhoria da capacidade de aplicação dos conceitos à resolução de problemas práticos nas Ciências Farmacêuticas e a orientação do aluno para a aprendizagem autónoma. A aplicação das metodologias de ensino adoptadas para a componente TP visam melhorar especificamente a capacidade resolução de problemas e identificaçõa dos conceitos em cenário real. Adicionalmente pretende-se também a interpretação e análise crítica de resultados e estimular os hábitos de pesquisa e de aprendizagem autónoma. | |||
Bibliografia: | |||
- Física para ciencias de la vida, Jou; Llebot; Pérez; McGraw-Hill; 2009; ISBN: 978-84-481-6803-2 - Physical Chemistry for the chemical and biological sciences; R. Chang; 3ª ed., University Science Books, 2000; ISBN-13: 978-1891389061 - Principles of Physics; Bueche; Jerde; 6ª ed., McGraw-Hill; 1995; ISBN-13: 978-0070088177 - Biofísica para Ciências da Saúde; Lígia Rebelo Gomes; Universidade Fernando Pessoa, 2012; isbn: 9789896430962 - Biophysics, A students Guide to the Physics of the Life Sciences and Medicine; William C. Parke, Springer., 2020; ISBN 978-3-030-44146-3 |