Unidade Curricular: | Código: | ||
Biofarmácia e Farmacocinética | 843BFAR | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
4 | Ciclo Integrado | Ciências Farmacêuticas | 5 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Segundo Semestre | Português/Inglês | 65 | |
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Os alunos deverão conhecer as diferentes fases de desenvolvimento de um medicamento e conhecer as diferentes etapas (LADME) dentro do organismo. Deverão saber como calcular os principais parâmetros farmacocinéticos de fármacos e determinar e ajustar regimes posológicas de acordo com as intenções terapêuticas. Deverão reconhecer interacções farmacocinéticas e farmacodinâmicas. Deverão compreender e saber analisar estudos de bioequivalência. Deverão saber adaptar regimes posológicos a populações especiais. | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
I. Conceitos fundamentais em farmacocinética. 1.Farmacocinética, farmacocinética clínica e toxicocinética. 2. Fases do ciclo geral dos medicamentos. 3. Etapas das fases biofarmacêutica e farmacocinética.4. Fases do desenvolvimento clínico de um medicamento. II. Ciclo geral do medicamento no organismo. 1. Princípios gerais subjacentes à cinética de absorção sistémica de fármacos. 2. Cinética da disposição, distribuição e eliminação de fármacos. III - Modelos farmacocinéticos e parâmetros farmacocinéticos.1. Farmacocinética linear, não linear e compartimental.2. Cinética de dose única e multipla: bólus, perfusão e extravascular. 3. Implicações no estabelecimento de pautas posológicas.4. Principais aspetos farmacodinâmicos e/ou farmacocinéticos do tratamento farmacológico.5. Modelização farmacocinética-farmacodinâmica. 6. Monitorização farmacoterapêutica. Interacções. 7. Biodisponibilidade e Bioequivalência 8. Individualização posológica. Uso de fármacos em populações especiais. | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
"Os alunos deverão conhecer as diferentes fases de desenvolvimento de um medicamento e conhecer as diferentes etapas (LADME) dentro do organismo. Deverão saber como calcular os principais parâmetros farmacocinéticos de fármacos e determinar e ajustar regimes posológicas de acordo com as intenções terapêuticas. Deverão reconhecer interacções farmacocinéticas e farmacodinâmicas. Deverão compreender e saber analisar estudos de bioequivalência. Deverão saber adaptar regimes posológicos a populações especiais. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
Aulas teóricas expositivas. Aulas teorico-práticas com resolução de exercícios sobre determinação de parâmetros farmacocinéticos, modelação e estabelecimento regimes posológicos. Resolução de casos clínicos. Avaliação contínua com 2 testes escritos com perguntas teóricas e resolução de exercícios práticos, com ponderação de 50% cada um. | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
A transmissão teórica dos fundamentos de farmacocinética permitirá adquirir os conhecimentos necessários para cumprir os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. A resolução de exercicios, inspirados na realidade clinica, bem como de casos clinicos, permitirá a aproximação à pratica clinica e à aplicação dos conhecimentos adquiridos. | |||
Bibliografia: | |||
(1) José Domenech Berrozpe; José Martínez Lanao; Concepción Peraire Guitart (eds.). Tratado General de Biofarmacia y Farmacocinética Vol I e II. Editorial Sìntesis, Madrid, 2013. (2) Shargell L, Yu ABC. Applied Biopharmaceutics and Pharmacokinetics. 5ª ed. Mc Graw-Hill, New York, 2005 Clinical Pharmacokinetics and Pharmacodynamics: Concepts and Applications - Malcom Rowland, Thomas Tozer - wolters kluwer 2010 Guidelines da Agência Europeia do Medicamento |