Unidade Curricular:Código:
Biofarmácia e Farmacocinética843BFAR
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
Os alunos deverão conhecer as diferentes fases de desenvolvimento de um medicamento e conhecer as diferentes etapas (LADME) dentro do organismo. Deverão saber como calcular os principais parâmetros farmacocinéticos de fármacos e determinar e ajustar regimes posológicas de acordo com as intenções terapêuticas. Deverão reconhecer interacções farmacocinéticas e farmacodinâmicas. Deverão compreender e saber analisar estudos de bioequivalência. Deverão saber adaptar regimes posológicos a populações especiais.
Conteúdos Programáticos:
I. Conceitos fundamentais em farmacocinética. 1.Farmacocinética, farmacocinética clínica e toxicocinética. 2. Fases do ciclo geral dos medicamentos. 3. Etapas das fases biofarmacêutica e farmacocinética.4. Fases do desenvolvimento clínico de um medicamento. II. Ciclo geral do medicamento no organismo. 1. Princípios gerais subjacentes à cinética de absorção sistémica de fármacos. 2. Cinética da disposição, distribuição e eliminação de fármacos. III - Modelos farmacocinéticos e parâmetros farmacocinéticos.1. Farmacocinética linear, não linear e compartimental.2. Cinética de dose única e multipla: bólus, perfusão e extravascular. 3. Implicações no estabelecimento de pautas posológicas.4. Principais aspetos farmacodinâmicos e/ou farmacocinéticos do tratamento farmacológico.5. Modelização farmacocinética-farmacodinâmica. 6. Monitorização farmacoterapêutica. Interacções. 7. Biodisponibilidade e Bioequivalência 8. Individualização posológica. Uso de fármacos em populações especiais.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
"Os alunos deverão conhecer as diferentes fases de desenvolvimento de um medicamento e conhecer as diferentes etapas (LADME) dentro do organismo.
Deverão saber como calcular os principais parâmetros farmacocinéticos de fármacos e determinar e ajustar regimes posológicas de acordo com as intenções terapêuticas.
Deverão reconhecer interacções farmacocinéticas e farmacodinâmicas. Deverão compreender e saber analisar estudos de bioequivalência. Deverão saber adaptar regimes posológicos a populações especiais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Aulas teóricas expositivas. Aulas teorico-práticas com resolução de exercícios sobre determinação de parâmetros farmacocinéticos, modelação e estabelecimento regimes posológicos. Resolução de casos clínicos. Avaliação contínua com 2 testes escritos com perguntas teóricas e resolução de exercícios práticos, com ponderação de 50% cada um.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A transmissão teórica dos fundamentos de farmacocinética permitirá adquirir os conhecimentos necessários para cumprir os objectivos de aprendizagem da unidade curricular. A resolução de exercicios, inspirados na realidade clinica, bem como de casos clinicos, permitirá a aproximação à pratica clinica e à aplicação dos conhecimentos adquiridos.
Bibliografia:
(1) José Domenech Berrozpe; José Martínez Lanao; Concepción Peraire Guitart (eds.). Tratado General de Biofarmacia y Farmacocinética Vol I e II. Editorial Sìntesis, Madrid, 2013.
(2) Shargell L, Yu ABC. Applied Biopharmaceutics and Pharmacokinetics. 5ª ed. Mc Graw-Hill, New York, 2005
Clinical Pharmacokinetics and Pharmacodynamics: Concepts and Applications - Malcom Rowland, Thomas Tozer - wolters kluwer 2010
Guidelines da Agência Europeia do Medicamento
Docente (* Responsável):
Adriana Pimenta (apimenta@ufp.edu.pt)
Pedro Barata (pbarata@ufp.edu.pt)