Unidade Curricular:Código:
Bioquímica Clínica1202BCLI
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4Ciclo IntegradoCiências Farmacêuticas6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
A principal função da Química Clínica laboratorial é a de fornecer informação bioquímica necessária para o estudo do doente. Os testes bioquímicos são usados no diagnóstico, prognóstico, monitorização e despiste de doenças. Toda a informação recolhida terá valor quando obtida com o rigor necessário. Assim, pretende-se com esta disciplina que o aluno consiga compreender, executar e avaliar de forma adequada qualquer determinação bioquímica, de forma a permitir a avaliação correcta do estado do doente.
Conteúdos Programáticos:
Colheita de amostras biológicas. Testes bioquímicos em Análises Clínicas. Equilíbrio hídrico e electrolítico. Equilíbrio de ácido/base. Hidratos de Carbono. Proteínas plasmáticas. Enzimologia clínica. Lipidos e lipoproteínas. Metabolitos intermediários, iões maioritários e oligoelementos.
Função renal. Função hepática. Função Gastrointestinal. Hipotálamo e a glândula pituitária. Glândula adrenal. Glândula Tiróide. Gonadas
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A aprendizagem sobre a colheita de amostras biológicas, pH sanguíneo, glucose sanguínea, proteínas plasmáticas, enzimologia clínica, lípidos e lipoproteínas, função renal, função hepática, função gastrointestinal, hipotálamo e a glândula pituitária, glândula adrenal, glândula tiróide e gonadas é a base fundamental para conseguir interpretar os resultados das análises que têm por objetivo a avaliação da função desses orgãos. Associado ao estudo da função dos orgãos os alunos aprendem a executar e a interpretar as determinações analíticas laboratoriais.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
O ensino será realizada através de exposição da matéria, em sala de aula, dos conteúdos programáticos e a execução de vários trabalhos de laboratório prático relacionado com o programa. O esquema de avaliação será contínua. Inclui a avaliação da componente teórica (80%) e prática (20%). A avaliação da componente teórica irá resultar da média de dois testes. A avaliação prática é o resultado da avaliação do aluno no laboratório que inclui a entrega de quatro fichas de trabalho (40% da nota prática), de um relatório completo (50% da nota prática) e do desempenho do aluno (10% da nota prática).
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
A avaliação continua (em cada aula) e a por escrito permite verificar os conhecimentos e as competências adquiridas pelos alunos.
Bibliografia:
1. Statistical Methods in Laboratory Medicine, P. W. Strike, Butterworth Heinemann.
2. Clinical Chemistry, W. J. Marshall, Mosby.
3. Clinical Chemistry –Theory, Analysis and Correlation, L. Kaplan, A. Pesce, The C.V. Mosby Company.
4. Clinical Diagnosis and Management by Laboratory Methods, J. B. Henry, W.B. Saunders Company.
5. Tietz: Text Book of Clinical Chemistry, Ed. C.A. Burtis, E.R. Ashwood, W.B. Saunders Company.