Unidade Curricular:Código:
Projeto de Graduação852PGRD
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaEnfermagem6 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês78
Objectivos de Aprendizagem:
No final da UC o aluno deverá atingir os seguintes objetivos:
- Compreender o contributo da investigação para a construção do conhecimento em enfermagem
- Interpretar resultados de investigação em enfermagem
- Identificar a natureza dos problemas versus opção metodológica
- Demonstrar a aquisição de estratégias metodológicas de investigação em enfermagem.
- Aplicar as diferentes etapas de um trabalho de investigação
- Desenvolver a construção de um trabalho de investigação
- Desenvolver competências na análise de artigos
- Compreender a importância da comunicação dos resultados de investigação
- Desenvolver competências na comunicação de resultados de investigação
- Aplicar ferramentas de gestão bibliográfica
Conteúdos Programáticos:
- Desenvolvimento de um trabalho de investigação.
- Etapas de um trabalho de investigação.
- O Projeto e o Relatório.
- Divulgação de resultados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A unidade curricular pretende demonstrar a importância da investigação para o desenvolvimento da enfermagem e a sua relação entre a teoria e a prática, permitindo aplicação das diferentes etapas da investigação científica no âmbito da enfermagem, integrando todo o conhecimento e competências adquiridas ao longo do plano de estudos. Permitindo ao estudante compreender a importância da Investigação no desenvolvimento da disciplina de Enfermagem, assim como, entender o rigor do processo, e a operacionalização da iniciação ao processo de investigação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A unidade curricular está estruturada com base em sessões de orientação tutorial individual e em grupo que possibilitem ao estudante o desenvolvimento das diferentes etapas de um trabalho de investigação.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As metodologias apresentadas operacionalizam os objetivos propostos. As orientações tutoriais permitem o acompanhamento do estudante no desenvolvendo autónomo de um trabalho de investigação em enfermagem.
Bibliografia:
Bogdan, R. & Biklen, S. (2003). Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto: Porto Editora.
-Brink, P. & Wood, M. (2001). Basic Steps in planning nursing research. From question to proposal. 5th Ed. Jones & Bartelett Publishers. Boston
-Fortin, M-F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusociência.
-Marconi, M., & Lakatos, E.(2002). Técnicas de pesquisa.5ªed. São Paulo: Atlas
-Polit, D. & Hungler, B. (2004). Fundamentos de pesquisa em enfermagem.5ª Ed. Porto Alegre: Artes Médicas.
-Quivy, R. & ChampenhouldT, L. (2003). Manual de investigação em ciências sociais. Lisboa: Gradiva.
-Sadoughi, F., Azadi, T., & Azadi, T. (2017). Barriers to using electronic evidence based literature in nursing practice: a systematised review. Health Information & Libraries Journal, 34(3), 187-199.
-Vilelas, J. (2009). Investigação : o processo de construção do conhecimento. Lisboa: Edições Sílabo.
Docente (* Responsável):
Carla Fernandes (csfernandes@ufp.edu.pt)