Unidade Curricular:Código:
Métodos e Técnicas de Investigação853MTIV
Ano:Nível:Curso:Créditos:
2LicenciaturaEnfermagem3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês39
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Métodos e Técnicas de Investigação tem como principal finalidade proporcionar aos estudantes da licenciatura de Enfermagem a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam compreender e desenvolver processos de investigação durante o seu desempenho enquanto alunos e, futuramente, enquanto profissionais de saúde.
Assim, o estudante deverá atingir os seguintes objetivos:
• Promover a familiarização com o processo de investigação científica.
• Analisar os paradigmas da investigação.
• Apresentar e discutir as várias fases da investigação científica permitindo a aquisição de competências necessárias à elaboração de um plano de trabalho conducente à realização do Projeto de Graduação.
• Promover a facilidade de apresentação de resultados de investigação científica, quer aos pares quer em termos de divulgação.
• Promover a capacidade de reconhecimento e utilização de vários graus de cientificidade do texto escrito.
Conteúdos Programáticos:
1 Introdução à Investigação
1.1 O que é a Investigação
1.2 Métodos de Aquisição de Conhecimento
1.3 Investigação em Enfermagem
1.3.1 História da Investigação em Enfermagem
2 Métodos de Investigação Científica
2.1 Abordagem Quantitativa
2.1.1 Investigação Descritiva
2.1.2 Investigação Analítica ou Correlacional
2.1.3 Investigação Experimental
2.2 Abordagem Qualitativa
2.2.1 Método Fenomenológico
2.2.2 Método da Teoria Fundamentada
2.2.3 Método Etnográfico
2.2.4 Método da Investigação Histórica
2.2.5 Método de Investigação Ação
3 Fase Conceptual
3.1 Escolher um problema de investigação
3.2 Formulação de um problema de investigação
3.3. Revisão da Literatura
3.4 Os objetivos, hipóteses e questões de investigação
4 Fase Metodológica
4.1 Exigências éticas na Investigação
4.2 Seleção do desenho de investigação
4.3 Métodos de amostragem
4.4 Seleção dos instrumentos de colheita de dados
4.5 Construção do instrumento de colheita de dados
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
A realização de dois momentos de avaliação permite validar o desenvolvimento e a construção de conhecimentos, habilidades e atitudes desejadas tendo em conta as competências do exercício profissional da Enfermagem através da investigação.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Interrogativo, expositivo e demonstrativo
Exposição oral de conteúdos programáticos.
Metodologia ativa/participativa com apoio de meios audiovisuais.
Trabalho de pesquisa bibliográfica, em grupo, com apoio do docente.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de exemplos possibilita a aquisição de conhecimentos indispensáveis ao processo de investigação. A exemplificação de casos práticos e a aplicação do processo de investigação permite consolidar competências para a utilização futura do processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho.
Bibliografia:
Bardin L. (2015). Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70.
Basto, M.L.B. (1994). Investigação em enfermagem: evolução histórica. Revista Nepho’s, 1 (2), 31-34.
Bessa, M.A. (1994). Investigação em Enfermagem. Revista Portuguesa de Medicina Intensiva, 9-14.
Caldeira, P. Z. (2008). Regras e concepção para a escrita científica. Lisboa: Climepsi.
Carvalho, J.E. (2009). Metodologia do trabalho científico. Lisboa: Escolar.
Fortin, M.F. (2003). O processo de investigação: da concepção à realização (3ªed.) Loures: Lusodidacta.
Fortin, M.F. (2009). Fundamentos e etapas do processo de investigação. Loures: Lusodidacta.
Docente (* Responsável):
Germano Couto (gcouto@ufp.edu.pt)