Unidade Curricular:Código:
Língua Estrangeira -Francês-852LEF1
Ano:Nível:Curso:Créditos:
4LicenciaturaEnfermagem3 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês39
Objectivos de Aprendizagem:
Dominar a comunicação oral e escrita em Francês:
Adquirir uma prática oral e escrita da língua francesa, em situações pragmáticas do quotidiano.
Adquirir conhecimentos específicos da língua francesa relacionados com a área da saúde.
Fomentar o gosto pela leitura e produção de textos em Francês.
Desenvolver competências para a utilização da língua francesa de acordo com as especificidades da situação.
Com esta unidade curricular pretende-se que os alunos adquiram as principais competências linguísticas do enfermeiro de cuidados gerais.
Conteúdos Programáticos:
A disciplina pretende fornecer aos alunos uma prática da língua francesa em situações relacionadas com a área da saúde, tais como acolhimento e admissão dos pacientes, preparação para intervenções cirúrgicas (exames médicos e recolhas), partes do corpo humano, intervenções cirúrgicas, medicamentos e classes terapêuticas, vigilâncias pós-operatória, administração de medicamentos, cuidado de feridas e manutenção da integridade da pele, saídas do hospital, e casos concretos de problemas de saúde com necessidade de cuidados de enfermagem (AVC, diabetes, etc).
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Dominar o maior número de línguas estrangeiras é uma mais-valia nos tempos de globalização que vivemos, pelo que a missão do professor será a de incentivar o aluno a expressar-se em francês, quer oralmente quer por escrito; a sentir-se à vontade em situações pragmáticas do quotidiano e também da área da saúde; a saber traduzir textos de Francês para Português e vice-versa; a dominar, razoavelmente, a gramática francesa.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Teste escrito 1 – 25%
Teste escrito 2 – 25%
Apresentação oral – 50% (Temas da especialidade)
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
As apresentações teóricas-praticas a cargo do docente promovem a aquisição de informação atualizada sobre as temáticas estudadas. Também as apresentações dos alunos, feitas em grupo ou individualmente, exigem reflexão critica e ajudam a criar a consciência de que aprendemos ao longo da vida.
Bibliografia:
Chamberlain, A. & Steele, R. (2001). Guide Pratique de la Communication. Paris, Didier.
Mourlhon-Dallies & Jacqueline Tolas (2004). santé-médecine.com. Paris, CLe International.
Chevalier, J-C. et alii (s/d).Grammaire Larousse du Français Contemporain. Paris, Librairie Larousse.
Debboub, Laetitïa (2016) Soigner en français - Méthode d'apprentissage pour les infirmiers non francophones. Vuibert.
Docente (* Responsável):
Elsa Simões (esimoes@ufp.edu.pt)