Unidade Curricular:Código:
Fundamentos e Procedimentos em Enfermagem II853FPE2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
1LicenciaturaEnfermagem5 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Segundo SemestrePortuguês/Inglês65
Objectivos de Aprendizagem:
A unidade curricular de Fundamentos e Procedimentos em Enfermagem II tem como principal finalidade proporcionar aos estudantes da licenciatura de Enfermagem a aquisição de competências científicas, técnicas e interpessoais que permitam desenvolver intervenções de enfermagem adequadas a indivíduos, família e comunidade, em qualquer momento do ciclo de vida.
Conteúdos Programáticos:
1. Alimentação Entérica
2. Eliminação Vesical
3. Eliminação Intestinal
4. Equilíbrio Hidroelectrolítico
5. Administração de Terapêutica
6. Cuidados de Enfermagem a Feridas
7. Relação de Ajuda
8. Cuidados de enfermagem ao doente terminal
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de Cuidados. A simulação de casos práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa.
Numa segunda fase, a demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de Cuidados.
A simulação de casos práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho.
A avaliação é contínua e compreende:
Componente Teórica: Duas provas de avaliação escrita que incidem nos conteúdos programáticos lecionados.
Componente Prática: Duas provas de avaliação prática individual .
Classificação Final: CF = (CT + CP) : 2
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e interrogativa. Numa segunda fase, a demonstração de procedimentos possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis à prática de Cuidados. A simulação de casos práticos e a aplicação do processo de enfermagem permite consolidar competências para a utilização do Processo de Enfermagem como metodologia científica de trabalho.
Bibliografia:
Bibliografia Principal:
[1] POTTER, PERRY (2006).Fundamentos de Enfermagem -Conceitos e Procedimentos. Lusociência
[2] COLLIÉRE, M.F. (1999). Promover a Vida. Da prática das mulheres de virtude aos cuidados de enfermagem.Lisboa, 2ªTiragem.Edicões técnicas e sindicato dos Enfermeiros Portugueses
[3] Manual de Normas em Enfermagem, Procedimentos Técnicos (2011) em http://www.acss.min-saude.pt/Portals/O/Direccoes_e_Unidades/Manual%20Proc_Enfer
[4] DUQUE, H. E MENOITA, E. (2009). Úlceras de Pressão – uma abordagem estratégica. Coimbra, Formasau.
[5] HALLOUET, P. E EGGERS, J. (2006). Fichas de Cuidados de Enfermagem, Lisboa, Climepsi Editores.
[6] LAZURE, H. (1994). Viver a relação de Ajuda: uma abordagem teórica e prática de um critério de competência da Enfermagem. Lisboa, Ed. Lusodidacta
[7] GUYTON, Arthur C (1992). Tratado de Fisiologia Médica. Rio de Janeiro, 8ª ed, Guanabara Koogan
[8] HANSEN, J., KOEPPEN, B. (2003). Atlas de fisiologia humana de Netter. Porto Alegre, Artmed
Docente (* Responsável):
Manuela Guerra (mmguerra@ufp.edu.pt)
Teresa Moreira (tmoreira@ufp.edu.pt)