Unidade Curricular: | Código: | ||
Enfermagem de Saúde Comunitária I | 853ESC1 | ||
Ano: | Nível: | Curso: | Créditos: |
1 | Licenciatura | Enfermagem | 4 ects |
Período Lectivo: | Língua de Instrução: | Nº Horas: | |
Português/Inglês | 52 | ||
Objectivos de Aprendizagem: | |||
Analisar as principais políticas de saúde e fundamentos da organização dos CSP Compreender os modelos de intervenção comunitária, com enfâse nos programas de promoção da saúde e prevenção de âmbito nacional Demonstrar capacidades de intervenção educativa no âmbito da promoção da saúde e prevenção da doença Competências Reconhece a importância da promoção da saúde e prevenção da doença para ajudar as comunidades a obter ganhos em saúde Demonstra competências no planeamento e execução de atividades de educação para a saúde Demonstra capacidade de trabalho em grupo Atendendo ao Perfil de Competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais, destacamos: Competências A2 - critério de competência 5 a16; Competências B1, B2, B3, B4, B5, B6 - critério de competência 20, 23, 24, 25, 26, 30, 32, 33, 35 a 39, 41 a 55, 60, 62 a 68, 74, 75; Competências C1 - critério de competência 83, 85, 90, 96) | |||
Conteúdos Programáticos: | |||
Módulo 1 – A SAÚDE NO MUNDO E EM PORTUGAL 1 -Conceções de saúde/doença. 2 - Abordagem concetual e contextual da Saúde Pública: 3 - Políticas e Sistemas de Saúde: Módulo 2 – ENFERMAGEM COMUNITÁRIA 1 - Promoção da saúde: análise dos diferentes documentos desde a declaração de Alma-Ata até aos nossos dias, conceitos, teorias e modelos. 2 - Estratégias de intervenção comunitária: a educação para a saúde. 3 - Desenvolvimento dos conceitos de comunidade, saúde comunitária e enfermagem comunitária | |||
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular: | |||
O uma forma geral pretende-se a integração do aluno nas funções e atividades do enfermeiro na área dos Cuidados de Saúde Primários (CSP), iniciando pelas metodologias de intervenção na comunidade recorrendo às técnicas de Educação para a Saúde, assim, os conteúdos programáticos percorrem a contextualização do enfermeiro nos CSP e as suas funções como educador nas diferentes Unidades Funcionais deste serviço. Através do desenvolvimento do trabalho de grupo acompanhado em que se pretende a construção de uma educação para a saúde, os alunos devem ser capazes de contextualizar a temática, perceber as melhores técnicas de preparação de EPS e desenvolver competências de educador para a saúde. | |||
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída): | |||
O grande objetivo das metodologias a adotar é a responsabilização individual e de grupo, no processo de identificação dos conceitos subjacentes à situação e resolução de problemas Recorre-se à metodologia ativo-participativa, pesquisa bibliográfica, análise documental e técnicas de "role-play" sempre orientada pelo docente Avaliação por frequência: a) Uma prova escrita - ponderação 60%; b) Preparação de uma sessão de Educação para a saúde com suporte bibliográfico num resumo de 1500 palavras, de um cartaz e panfleto em grupo e com base num dos programas e projetos de âmbito nacional. Sendo a EPS (cartaz/panfleto) 10,0 valores; resumo 5,0 valores; apresentação 5,0 valores - Ponderação de 40%. A nota final resultará da média aritmética entre as provas escritas e o trabalho escrito Falta de comparência - classificação de 0 na respetiva prova Avaliação por exame: Prova escrita com duração de 120 minutos que inclui toda a matéria | |||
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular: | |||
Numa primeira fase, a necessidade de analisar e refletir sobre conceitos novos implica a utilização de metodologias expositiva e ativo-participativa. Numa segunda fase, e recorrendo à utilização de metodologias ativas de ensino-aprendizagem (como pesquisa orientada e técnicas de "role-play", diversificando os cenários de aprendizagem) e ao integrar o estudante como ativo no seu processo de formação, possibilita a aquisição das técnicas indispensáveis para articular a teoria e a prática. Conjuntamente a operacionalização em sala de aula das metodologias de educação para a saúde com recurso à metodologia de projeto, permite consolidar competências de educador para a saúde e adquirir competências de comunicação em grande e pequeno grupo. A pesquisa documental e bibliográfica sobre as temáticas da educação para a saúde no contexto dos Programas Nacionais de Saúde, mobiliza os estudantes para uma aprendizagem integral e integrada no contexto em que vão desenvolver a prática. | |||
Bibliografia: | |||
Castro, A. et al (2003). O ambiente e a saúde. Lisboa, Instituto Piaget Conselho de Enfermagem (CE) (2001). Padrões de qualidade dos cuidados de Enfermagem: enquadramento conceptual; enunciados descritivos Direcção-Geral da Saúde (DGS). (2015). Programa Nacional de Saúde Escolar. Lisboa, Portugal Direcção-Geral da Saúde (DGS) (2016). Plano Nacional de Saúde: Revisão e Extensão a 2020 Moreno, S. et al. (2000). Enfermagem Comunitária. Macgraw-Hill Musarella, M. et al.(1996). Alimentação, poluição e habitat. Lisboa, Instituto Piaget Ordem dos Enfermeiros (2012). Condições do Exercício Profissional em Enfermagem em Estabelecimentos Prisionais Redman, B. (2002). A Prática da Educação para a Saúde. Lisboa, 9ª ed, Lusociência Rogers, B. (2003). Enfermagem do trabalho – Conceitos e práticas. 3ª Edição, Lusociência Sakellarides, C. (2010). Políticas de saúde - Saúde e sociedade. Loures, Diário de Bordo, Lda |