Unidade Curricular:Código:
Enfermagem Cirúrgica II - Ensino Clínico853ECR2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEnfermagem12 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês156
Objectivos de Aprendizagem:
•Demonstrar capacidade de integração /relacionamento com a equipa;
•Demonstrar integração dos conhecimentos teóricos na prática clínica;
•Prestar cuidados em toda a fase cirúrgica, tendo em conta o processo de enfermagem;
•Compreender os princípios de cicatrização da ferida cirúrgica;
•Conhecer os tipos de anestesias utilizados;
•Compreender as responsabilidades éticas e legais;
•Integrar os conhecimentos de ética e de deontologia profissional na prática dos cuidados.
•Garantir a segurança da administração de substâncias terapêuticas;
•Estabelecer com o doente/família relação terapêutica;
•Compreender as funções e responsabilidades dos enfermeiros em todo o período perioperatório;
Seminários:
• Refletir sobre as experiências vividas em estágio;
•Avaliar a evolução da sua aprendizagem no ensino clínico;
•Desenvolver a capacidade de elaboração do Processo de Enfermagem, através da realização de Estudos de Caso;
•Fazer análise crítica do trabalho desenvolvido no estágio;
Conteúdos Programáticos:
Os conteúdos programáticos para o Ensino Clínico, são os que foram abordados ao longo da fase teórica da Unidade Curricular. O aluno deverá ao longo do seu percurso formativo na componente prática, mobilizar e ter presentes os conhecimentos que adquiriu e que tem de adquirir perante as situações reais que se lhe deparam. No decurso do estágio, que se realiza preferencialmente em Serviços de Cirurgia Geral e Especialidades Cirúrgicas, são mobilizáveis os diversos conteúdos que constam da Unidade Curricular de Enfermagem Cirúrgica I e Patologia Médico-Cirúrgica, mas também de todas as outras Unidades Curriculares do Curso, bem como outros que sejam abordados, nomeadamente no decurso dos Seminários.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Os Ensinos Clínicos são situações de grande densidade formativa, que se sustentam nos objetivos que anteriormente se enunciaram, sem contudo descurar a necessidade de outros mais específicos. Pretendem promover o encontro entre os profissionais e o aluno num contexto de trabalho, destinando-se a complementar a formação teórico-prática e à consciencialização gradual dos diferentes papéis do enfermeiro e das competências requeridas. Considerando os conteúdos programáticos da Unidades Curricular de Enfermagem Cirúrgica I e Patologia Médico-Cirúrgica, e em função das caraterísticas dos Serviços onde são realizados os Estágios, espera-se que o Aluno compreenda a coerência dos conhecimentos teóricos, teóricos práticos e práticos adquiridos e consiga integra-los na prática clínica, desenvolvendo competências na aplicação do Processo de Enfermagem, na relação e na comunicação terapêuticas e nas metodologias de registo dos cuidados.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A coordenação e avaliação dos alunos são da responsabilidade da Equipa Pedagógica da instituição de ensino, coadjuvada pelos Enfermeiros Orientadores dos Serviços de Saúde. Serão agendadas reuniões da equipa pedagógica e alunos, para o acompanhamento da aprendizagem, o que não invalida outros encontros extraordinários de avaliação, sempre que a mesma equipa considerar necessário.
A avaliação é feita tendo por base uma grelha de avaliação, construída a partir do documento “Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais” (O E), o Relatório de Estágio e a participação nos Seminários. Será de acordo com os objetivos delineados e terá caráter formativo e sumativo. Basear-se-á num trabalho escrito (estudo de caso e um relatório) com a ponderação de 30% e na aplicação do instrumento de avaliação qualitativa do Ensino Clínico com a ponderação de 70%. O Aluno tem aproveitamento com nota igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Com esta unidade curricular pretende-se proporcionar ao estudante a possibilidade de adquirir conhecimentos no âmbito da enfermagem Medico de forma a integrá-los na prática clinica, de refletir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio e demonstrar uma atitude crítico-reflexiva. Serão privilegiadas as metodologias interativas, adaptadas a cada aluno ou em função das circunstâncias presentes em cada momento. Podem ser do tipo não-diretivo (valoriza, atende o mundo do estudante e as suas iniciativas, sabe ouvir o estudante, encoraja, ajuda-o a clarificar as suas ideias e os seus sentimentos e pede-lhe outras informações quando elas são necessárias) de tipo diretivo (concentra as suas preocupações em dar orientações, em estabelecer critérios e condicionar as atitudes do estudante) e de tipo colaborativo (utiliza estratégias de colaboração e verbaliza o que o estudante lhe vai dizendo, fazendo sínteses das sugestões e dos problemas e ajudando a resolvê-los.
Bibliografia:
CRAIG, J. V. & SMYTH, R. L. (2004) – Prática Baseada na Evidência: Manual para Enfermeiros. Loures: Lusociência.
CUNHA, E. L. (2008) - Enfermagem em Ortopedia. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Ld.ª
MANLEY, K; BELLMAN, L. (2012) - Enfermagem Cirúrgica – Prática Avançada. Loures. Lusociência
MONAHAN F.; SANDS J.; NEIGHBORS M.; MAREK J.; GREENN C. (2010)- Enfermagem Médico- Cirúrgica: Perspetivas de Saúde e Doença; 8ª Edição, Editora lusodidata, .Loures.
NETTINA, S. (2007)-Prática de Enfermagem. Rio de Janeiro: 8.ª ed., Guanabara Koogan,
PHIPPS, W J. et al (2010) - Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspectivas de Saúde e Doença. 8ª. Ed. Loures: Lusodidacta.
POTTER, P. (2006) - Fundamentos de Enfermagem -Conceitos e Procedimentos. Lusociência.
ROCHA, M.J. et al (2006) - Feridas Uma arte secular – Avanço Tecnológicos no Tratamento de Feridas. 2ª Edição. Coimbra: Minerva.
ROTHROCK, J.; ALEXANDER C. (2008) - Cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico. 13ª ed. Loures: Lusodidata
Docente (* Responsável):
Esmeralda Barreira (merb@ufp.edu.pt)
Margarida Ferreira (mmferreira@ufp.edu.pt)
Susana Gregório (susanag@ufp.edu.pt)