Unidade Curricular:Código:
Enfermagem Cirúrgica II - Ensino Clínico852ECR2
Ano:Nível:Curso:Créditos:
3LicenciaturaEnfermagem12 ects
Período Lectivo:Língua de Instrução:Nº Horas:
Primeiro SemestrePortuguês/Inglês156
Objectivos de Aprendizagem:
•Demonstrar integração dos conhecimentos;
•Agir em conformidade com valores éticos e deontológicos;
•Utilizar o PE na organização dos cuidados;
•Comunicar a informação relevante de forma a assegurar a continuidade dos cuidados;
•Aplicar o pensamento crítico e reflexivo;
•Estabelecer com o doente/família relação terapêutica;
•Compreender as funções dos enfermeiros em todo o período peri operatório;
Competências:
•Exerce de acordo com quadro ético, deontológico e jurídico ( 5, 7, 8, 9, 10, 12, 13, 15)
•Atua de acordo com os fundamentos da prestação e gestão de cuidados (20, 21, 23, 25, 26, 29,30)
•Contribui para a PS ( 34, 35, 37, 38, 40, 41)
•Utiliza a metodologia do PE; (44, 45, 46, 48, 49, 52, 53, 54, 55, 58)
•Estabelece uma comunicação e relações interpessoais eficazes; (61, 62, 63, 64)
•Promove um ambiente seguro; ( 68, 69, 70, 71,)
•Promove cuidados de Saúde interprofissionais; (74, 75, 77, 78)
•Atua contribuindo para a valorização da profissão; (83, 85)
Conteúdos Programáticos:
Os conteúdos programáticos para o Ensino Clínico, são os que foram abordados ao longo da fase teórica da Unidade Curricular. O aluno deverá ao longo do seu percurso formativo na componente prática, mobilizar e ter presentes os conhecimentos que adquiriu e que tem de adquirir perante as situações reais que se lhe deparam. No decurso do estágio, que se realiza preferencialmente em Serviços de Cirurgia e especialidades cirúrgicas, são mobilizáveis os diversos conteúdos que constam da Unidade Curricular de Enfermagem Cirúrgica I e também os conhecimentos de todas as outras Unidades Curriculares do Curso, bem como outros que sejam abordados no decurso dos Seminários.
Demonstração da Coerência dos Conteúdos Programáticos com os Objectivos da Unidade Curricular:
Pretende-se que os conteúdos desenvolvidos ao longo do Ensino Clinico, estejam em consonância com os objetivos anteriormente formulados, permitindo capacitar os alunos com os conhecimentos teórico-práticos, integrando os conhecimentos apreendidos na UC teórica na pratica clinica.
Os conteúdos que integram este estagio, têm a abrangência suficiente para que todos os princípios norteadores da profissão e da prática da Enfermagem estejam contemplados. Todos os conteúdos, são fundamentais para que os alunos adquiram os conhecimentos necessários á compreensão de todo o processo que irá permitir ao estudante desenvolver a capacidade de observação, de analise, de critica e de saber fazer, face aos contextos práticos no âmbito da Enfermagem Cirúrgica, sendo capazes de planear, executar e avaliar cuidados de enfermagem ao doente do foro Cirúrgico.
Metodologias de Ensino (Avaliação Incluída):
A coordenação e avaliação dos alunos são da responsabilidade da Equipa Pedagógica da instituição de ensino, coadjuvada pelos Enfermeiros Orientadores dos Serviços de Saúde. Serão agendadas reuniões da equipa pedagógica e alunos, para o acompanhamento da aprendizagem, o que não invalida outros encontros extraordinários, sempre que a equipa considerar necessário.
A avaliação tem por base uma grelha de avaliação, construída a partir do documento “Regulamento do perfil de competências do Enfermeiro de Cuidados Gerais” (O E), o Relatório de Estágio e a participação nos Seminários. Será de acordo com os objetivos delineados e terá caráter formativo e sumativo. A assiduidade é obrigatória às UCs de EC e seminário em pelo menos 90% da carga horária da UC.
A avaliação é composta por duas componentes: avaliação Intercalar e Final (70%) e eaboração, apresentação e discussão de trabalho (30%). O Aluno tem aproveitamento com nota igual ou superior a 10 valores.
Demonstração da Coerência das Metodologias de Ensino com os Objectivos de Aprendizagem da Unidade Curricular:
Com esta unidade curricular pretende-se proporcionar ao estudante a possibilidade de adquirir conhecimentos no âmbito da enfermagem Cirurgica de forma a integrá-los na prática clinica, de refletir sobre as experiências individuais vividas em contexto de estágio e demonstrar uma atitude crítico-reflexiva. Serão privilegiadas as metodologias interativas, adaptadas a cada aluno ou em função das circunstâncias presentes em cada momento. Podem ser do tipo não-diretivo (valoriza, atende o mundo do estudante e as suas iniciativas, sabe ouvir o estudante, encoraja, ajuda-o a clarificar as suas ideias e os seus sentimentos e pede-lhe outras informações quando elas são necessárias) de tipo diretivo (concentra as suas preocupações em dar orientações, em estabelecer critérios e condicionar as atitudes do estudante) e de tipo colaborativo (utiliza estratégias de colaboração e verbaliza o que o estudante lhe vai dizendo, fazendo sínteses das sugestões e dos problemas e ajudando a resolvê-los.
Bibliografia:
NETTINA, S. (2007). de Enfermagem. Rio de Janeiro: 8.ª ed., Guanabara Koogan,
CUNHA, E. L. (2008) - Enfermagem em Ortopedia. Lisboa: Lidel – Edições Técnicas, Ldª.
MONAHAN F.; SANDS J.; NEIGHBORS M.; MAREK J.; GREENN C. Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspetivas de Saúde e Doença; 8ª Edição, Editora lusodidacta, Loures, 2010
PHIPPS, J. et al (2010) - Enfermagem Médico-Cirúrgica: Perspectivas de Saúde e Doença. 8ª. Ed. Loures: Lusodidacta.
PORTUGAL. Ministério da saúde (2011). Manual de Normas de Enfermagem: Procedimentos Técnicos. 3ª ed. Lisboa.
OTHROCK, J. & Alexander C. (2008) - Cuidados de enfermagem ao paciente cirúrgico. 13ª ed. Loures: Lusodidacta
POTTER, P. (2006) - Fundamentos de Enfermagem -Conceitos e Procedimentos. Lusociência ROCHA, M.J. et al (2006) - Feridas Uma arte secular – Avanço Tecnológicos no Tratamento de Feridas. 2ª Edição. Coimbra: Minerva
Docente (* Responsável):
Margarida Ferreira (mmferreira@ufp.edu.pt)